Whatsapp icon Whatsapp

Surgimento de Constantinopla

Antiga capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla (atual Istambul, capital da Turquia)
Antiga capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla (atual Istambul, capital da Turquia)

A partir do século II d. C., o Império Romano começou a esboçar sua fragilidade decorrente das guerras civis, das disputas internas pelo poder político e das invasões externas de estrangeiros. No presente texto analisaremos os fatores que suscitaram o surgimento da cidade de Constantinopla no século IV d. C.

 No ano de 330, Constantinopla foi construída pelo imperador Constantino. A cidade (atual cidade turca de Istambul) se encontra localizada no estreito de Bósforo, entre o Oriente e o Ocidente, na confluência de importantes rotas comerciais.

Inicialmente, a construção de Constantinopla (pelo imperador Constantino, no ano de 330) e, posteriormente, a divisão do Império em duas partes (executada pelo imperador Teodósio, em 395) tinham como principal objetivo evitar, controlar e manter a preponderância do Império Romano.

A construção de Constantinopla foi realizada no local onde existira a cidade grega de Bizâncio. Constantino, na época, comprometeu-se com o desenvolvimento cultural, artístico e social da cidade. O imperador deslocou pinturas e esculturas de diferentes regiões do mundo para a cidade. Arquivos e documentos da Antiguidade Clássica (Grécia) foram preservados e incorporados às bibliotecas, passando a fazer parte dos seus acervos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Constantinopla, por se localizar em estratégica rota comercial, ficou conhecida como uma cidade cosmopolita, com influências culturais tanto do Ocidente quanto do Oriente. No século VI d. C., a cidade viveu seu apogeu e sua população chegou a aproximadamente 1 milhão de pessoas.

No ano de 395, tentando controlar a crise, o imperador romano Teodósio dividiu o império em duas partes: o Império Romano do Ocidente, com a capital em Milão; e o Império Romano do Oriente, cuja capital era Constantinopla. Além disso, Teodósio entregou o Império dividido para seus dois filhos: Honório e Arcádio.

Assim, o Império Romano do Ocidente foi governado inicialmente por seu filho Honório; enquanto Arcádio governou o Império Romano do Oriente, cuja capital, Constantinopla, foi erguida para contemplar a nova capital do Império Romano, isto é, para ser a Nova Roma.

Publicado por Leandro Carvalho

Artigos Relacionados

A invasão dos Hérulos decretou o fim do Império Romano, em 476.
Crise do Império Romano
Roma Antiga, Império Romano, Crise do Império Romano, Crise do Escravismo, Cristianização de Roma, retração comercial, sistema de arrendamento, invasões bárbaras, tetrarquia, Diocleciano, Constantino, divisão do Império Romano, hérulos, fim do império romano, Idade Média.
Cristãos perseguidos pelas autoridades romanas.
Cristianismo Primitivo
Cristianismo, Cristianismo Primitivo, Idade Antiga, Jesus, Judaísmo, universalismo, escravismo, crise do império romano, profetas cristãos, discípulos cristãos, oficialização do cristianismo, criação da Igreja.
Guerras Púnicas
Acesse o site e saiba mais sobre as Guerras Púnicas. Acompanhe o desenvolvimento desse conflito e sua importância para a expansão territorial de Roma.
Constantino I foi o fundador do Império Bizantino
Império Bizantino
Saiba o que foi o Império Bizantino, que durou do século IV ao século XV, e entenda a sua importância para o período da Idade Média e início da Idade Moderna.
Império Romano
Veja como o Império Romano expandiu seu território pela Europa até o Oriente Médio. Acompanhe o desenrolar das sucessivas crises que lavaram o império ocidental ao fim.
Júlio César, Pompeu e Crasso: os generais responsáveis pela formação do Primeiro Triunvirato.
Primeiro Triunvirato
Os três primeiros generais que se uniram para tomar o poder em Roma.
Escultura em relevo do imperador Teodósio assistindo a uma disputa no Hipódromo de Constantinopla
Revolta de Nika
Saiba o que foi e os motivos que levaram à ocorrência da Revolta de Nika em Constantinopla.
As revoltas plebéias transformaram as instituições políticas romanas.
Revoltas Plebéias
Roma, Roma Antiga, Antigüidade Ocidental, República Romana, Revoltas Plebéias, Lei das Doze Tábuas, Monte Sagrado, Lei Licínia Sextia, magistratura romana, tribunos da plebe.
video icon
Português
Gregório de Matos
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de Gregório de Matos, tido como o maior poeta do barroco brasileiro. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."