Whatsapp icon Whatsapp

Idade Antiga

A Idade Antiga é um período da história iniciado quando o ser humano desenvolveu a primeira forma de escrita na Suméria, por volta de 3500 a.C. Esse tempo faz parte de uma periodização, desenvolvida por historiadores modernos, que estabeleceu o seu fim em 476 d.C., quando o Império Romano do Ocidente teve fim.

Acesse também: A questão da reforma agrária na Roma Antiga

Entendendo a Idade Antiga

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Idade Antiga entende-se o período da história humana que se deu com o surgimento da primeira forma de escrita até a desagregação do Império Romano do Ocidente. Esses marcos foram estipulados pelos historiadores e devem ser entendidos como momentos de referência que levaram a transformações no longo prazo e não de imediato.

O desenvolvimento da escrita cuneiforme é o marco utilizado pelos historiadores para delimitar o início da Idade Antiga.
O desenvolvimento da escrita cuneiforme é o marco utilizado pelos historiadores para delimitar o início da Idade Antiga.

O primeiro acontecimento de referência aconteceu por volta de 3500 a.C. e deu-se na Suméria com a invenção da escrita cuneiforme. O período histórico anterior à Idade Antiga é a Pré-História, e o desenvolvimento da escrita é o marco utilizado para estipular o seu fim. A Idade Antiga durou até 476 d.C., quando o último imperador romano foi destronado.

É bom lembrar que essa periodização não pode ser vista de maneira engessada porque é constituída apenas por balizas usadas para finalidades didáticas. Assim, o desenvolvimento da escrita pelos sumérios não significou que toda a humanidade aprendeu a escrever, apenas delimitou um momento em que o estilo de vida de alguns grupos humanos começou a tornar-se mais sofisticado.

Quando falamos de história antiga, estamos falando, por essência, de um período que teve grande foco nas civilizações orientais e nas civilizações clássicas. Entre as civilizações orientais de destaque, estão os egípcios, os povos mesopotâmicos, os hebreus, os fenícios, os persas etc. No caso das civilizações clássicas, estamos falando dos gregos e dos romanos.

Os romanos foram uma das grandes civilizações clássicas que existiram na Antiguidade.[1]
Os romanos foram uma das grandes civilizações clássicas que existiram na Antiguidade.[1]

A Antiguidade, portanto, é o período das grandes civilizações, e os historiadores dedicam-se arduamente ao estudo delas, porque sabemos que reconstituir o modo de vida de povos que viveram milhares de anos atrás é algo extremamente complexo.

Fora das civilizações do Oriente Médio e da Europa, os pesquisadores também consideram o estudo de algumas civilizações asiáticas, como a China. No caso da América, muitos ainda consideram que as civilizações pré-colombianas também se encaixavam dentro do modo de vida dos povos da Antiguidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando falamos de Antiguidade, dedicamo-nos a entender os modos de vida de diferentes civilizações, o que inclui as origens de cada grande civilização, os seus modos de vida, os avanços realizados por elas. Além disso, dedicamo-nos ao estudo das religiões desses povos, seus mitos de origens, suas leis, sua economia etc.

Esse foi o período em que as grandes cidades surgiram, mas também foi um momento de conflitos e guerras de expansão. Vamos, a seguir, conhecer um pouco de algumas das civilizações que existiram nessa parte da história.

Acesse também: Jerusalém - a história de uma das cidades mais importantes da Antiguidade

Egito Antigo

O Egito Antigo foi uma civilização que se desenvolveu no nordeste da África, na região do Egito moderno. O desenvolvimento dessa civilização estava diretamente ligado com a existência do rio Nilo, que garantia terras férteis e possibilitava o aprimoramento humano naquela região. Considera-se que a história do Egito Antigo iniciou-se quando aconteceu a unificação dos nomos, pequenas comunidades que existiam ao redor do Nilo.

Em, aproximadamente, 3500 a.C., os nomos formaram dois reinos chamados Baixo Egito e Alto Egito, e, em 3200 a.C., esses reinos foram unificados por Menés, o primeiro faraó da história egípcia. O Egito tinha sociedade estratificada, era uma monarquia teocrática, e ficou marcado na história pela sua prática funerária de mumificar os seus mortos e por ter realizado grandes construções, como as pirâmides. Caso queira saber mais sobre essa civilização tão curiosa, leia: Egito Antigo.

Mesopotâmia

A Mesopotâmia é nomeada por muitos como o berço da civilização, uma vez que parte das primeiras cidades formadas pelo homem surgiu lá. As civilizações mesopotâmicas desenvolveram-se entre os rios Tigre e Eufrates, e, por isso, ficaram conhecidas como “terra entre rios”. A Mesopotâmia foi habitada por uma série de povos, como os sumérios, os assírios, os babilônicos, os caldeus, entre outros.

A primeira forma de escrita desenvolvida pela humanidade foi criada na Mesopotâmia. A escrita cuneiforme, como ficou conhecida, era realizada em blocos de argila e foi pensada pelos sumérios. Os babilônicos também se destacaram por fazerem um código penal que ficou muito conhecido: o Código de Hamurábi. Se quiser aprofundar-se nas características dos povos que nasceram na região do Oriente Médio, leia: Civilização mesopotâmica.

Grécia Antiga

Os gregos, juntamente aos romanos, fizeram parte das grandes civilizações clássicas. Eles ficaram famosos por realizar grandes contribuições para a humanidade em diferentes áreas do conhecimento, como filosofia, matemática e história. O povo grego foi resultado da junção de diferentes povos: eólios, jônios e dórios.

Os gregos ficaram muito conhecidos por possuirem um modelo de cidade conhecido como pólis, sendo que as duas principais cidades foram Atenas e Esparta, ambas detentoras de muitas terras, sendo Atenas, na Ática, e Esparta, na Lacônia e Messênia. Seus modelos eram opostos, sendo Atenas uma cidade com o modelo democrático, e Esparta, com o modelo aristocrático.

A história grega é vasta e rica, sendo dividida em cinco períodos pelos historiadores como forma de organização do desenvolvimento desse povo ao longo do tempo. Os gregos eram ótimos navegadores e envolveram-se em muitos dos capítulos mais importantes da Antiguidade, como as Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso. Para saber mais sobre os povos que mais legaram ao mundo ocidental seus modos de constituição, leia: Civilização grega.

Roma Antiga

Símbolo da civilização romana. A sigla significa Senatus Populesque Romanus, termo em latim que é traduzido como “O Senado e o Povo Romano”.
Símbolo da civilização romana. A sigla significa Senatus Populesque Romanus, termo em latim que é traduzido como “O Senado e o Povo Romano”.

Roma formou a civilização com o maior império, territorialmente falando, de toda a Antiguidade. A civilização romana surgiu como uma pequena cidade no Lácio, região central da Itália moderna. Ao longo do tempo, os romanos foram expandindo seus territórios e formaram uma civilização extremamente complexa e sofisticada.

A história romana foi dividida nos períodos monárquico, republicano e imperial, e foi no período republicano que os romanos iniciaram a expansão de suas fronteiras. Roma possuía uma sociedade bem dividida, sendo que plebeus e patrícios eram os principais atores sociais. A luta dos plebeus por direitos e melhores condições de vida atravessou toda a história romana.

A crise de Roma em sua fase imperial foi entendida pelos historiadores como o marco que levou a humanidade (no continente europeu) para o período da Idade Média. Os problemas do Império Romano iniciaram-se no século III com uma grave crise econômica que o afetou fortemente.

O golpe de misericórdia no Império Romano do Ocidente foram as invasões dos povos germânicos, que vinham do norte da Europa e procuravam estabelecer-se nas terras romanas. Quando o último imperador romano foi destronado, em 476, a Idade Antiga, cronologicamente, foi encerrada. Para saber mais sobre o império que marcou a história política e militar da Antiguidade, leia: Roma Antiga.

Outras civilizações

Estelas feitas pelos hititas, civilização que se desenvolveu na região da Anatólia, atual Turquia.[2]
Estelas feitas pelos hititas, civilização que se desenvolveu na região da Anatólia, atual Turquia.[2]

Essas quatro foram as principais civilizações da Antiguidade, mas o estudo desse período não se resume a elas, porque uma infinidade de outras civilizações existiram nele. Algumas delas foram os:

Se levarmos em consideração a América e a opinião de alguns historiadores que entendem as civilizações pré-colombianas como povos com modo de vida antigos, então podemos incluir os:

Créditos das imagens

[1] Laszlo Szirtesi e Shutterstock

[2] EvrenKalinbacak e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Seções de Idade Antiga

Egito Antigo
Clique aqui e conheça os principais elementos da história do Egito Antigo, uma das civilizações mais antigas do mundo.
Grécia Antiga
Clique aqui e saiba detalhes sobre a Grécia Antiga, uma das principais civilizações da história humana.
Roma Antiga
Clique no link e saiba mais sobre Roma Antiga, uma das mais importantes civilizações da Antiguidade. Veja detalhes das três fases da história romana.

Artigos de Idade Antiga

A culinária na Antiguidade Oriental
As preferências e pratos desenvolvidos pelas antigas civilizações orientais.
A Epopeia de Gilgamesh e o dilúvio
Conheça a Epopeia de Gilgamesh e a origem do dilúvio bíblico.
A importância de Eneida de Virgílio para a educação romana
Entenda a importância de Eneida de Virgílio para a educação romana e o impacto que ela exerceu na cultura ocidental como um todo.
A medicina na Grécia Antiga
Saiba mais sobre a medicina na Grécia Antiga e a importância de figuras como a de Hipócrates de Cós.
Acádios
Saiba quem foram os acádios, suas características e atuação na região da Mesopotâmia.
África: Continente com ou sem “História”?
A negação do passado intelectual na História da África.
Alexandre Magno
Saiba quem foi Alexandre Magno e que importância tem sua figura para a história do mundo antigo.
Apolo
Acesse o link e saiba mais detalhes sobre Apolo, um dos principais deuses da mitologia grega. Conheça os amores frustrados desse deus.
Assírios
Aprenda mais sobre os assírios, povo mesopotâmico que formou um grande império e ficou conhecido pelo seu poderoso exército.
Babilônios
Babilônia, Império Babilônico, civilização babilônica, Mesopotâmia, civilizações mesopotâmicas, amoritas, Hamurábi, Código de Hamurábi, Nabucodonosor, Jardins Suspensos da Babilônia, dominação dos hebreus, Cativeiro da Babilônia, dominação persa.
Bíblia
Uma compilação de livros sagrados de natureza religiosa e histórica.
Caldeus
Clique aqui, descubra quem foram os caldeus, conheça a origem e a história desse povo e saiba quais são suas principais características.
Celtas
Clique aqui e descubra detalhes interessantes a respeito dos celtas. Entenda quem eles foram, suas origens, a localização em que viveram e muito mais!
Civilização Hitita
Entenda como surgiu a Civilização Hitita, que formou um império por volta de 1700 a.C. na região da atual Turquia.
Civilização Persa
Persas, civilização persa, mundo persa, história antiga, civilizações orientais, Antigüidade Oriental, Zoroastrismo, Ciro I, Cambises, Dario I, Ormuz-Mazda, Arimã, satrapias, sátrapas.
Código de Hamurabi
Acesse o site e saiba a origem, as características e a importância do Código de Hamurabi. Acompanhe como se deu sua redescoberta por franceses em 1901.
Dez pragas do Egito
Clique aqui para conhecer melhor a narrativa bíblica sobre as 10 pragas do Egito. Veja quais foram esses males e o que os historiadores sabem sobre eles.
Escambo
Clique no link para saber mais sobre o escambo, modalidade de transação comercial muito comum na Antiguidade. Veja um exemplo de escambo no Brasil.
Escravidão na Antiguidade Clássica
Escravidão, trabalho escravo, Antigüidade Clássica, Escravidão na Antigüidade Clássica, Grécia, Atenas, Esparta, Escravos domésticos, artesãos, hilotas, Roma, Espártaco, direitos do escravo.
Esfinge
Acesse para conhecer a esfinge, ser mitológico presente em diferentes povos da Antiguidade. Veja a diferença da esfinge entre os gregos e os egípcios.
Esparta e Atenas
Conheça aqui as principais características e diferenças entre Esparta e Atenas.
Fenícios
Clique aqui e saiba quem foram os fenícios. Conheça suas principais características e saiba qual é a relação que tiveram com os gregos e com os romanos.
Grifos
Saiba mais sobre os grifos, animais também conhecidos como os cães de guarda de Zeus.
Guerra de Troia
Acesse o site e conheça mais sobre a Guerra de Troia. Veja quais foram as causas desse conflito. Conheça a importância dessa guerra na mitologia grega.
Hebreus - dos Patriarcas aos Juízes
Hebreus, História hebraica, povo hebraico, História Antiga, civilização oriental, Rio Jordão, Terra Prometida, filisteus, cananeus, amalecitas, edomitas, moabitas, arameus, Êxodo, Moisés, Josué, doze tribos, Jefté, Gedeão, Sansão, Samuel.
Hebreus - Monarquia, Diáspora e Reunificação
Hebreus, História hebraica, povo hebraico, História Antiga, civilização oriental, Saul, Davi, Salomão, Templo de Jerusalém, Reino de Israel, Reino de Judá, Nabucodonosor, Cativeiro da Babilônia, Ciro I, Alexandre, Império Romano, Diáspora, Segunda Guerra Mundial, Holocausto Nazista, Estado de Israel.
Helenismo
Saiba mais sobre o helenismo, período de domínio da cultura grega no mundo antigo, e o motivo pelo qual ele recebeu esse nome.
Imperador Teodósio e a Igreja
Entenda a relação entre o imperador Teodósio e a Igreja cristã no fim da Idade Antiga.
Importância dos poemas de Homero na educação grega
Saiba o porquê da importância dos poemas de Homero na educação grega e de que modo eles exerceram impacto no homem da Grécia Antiga.
Jesus Cristo
Saiba mais sobre a biografia de Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Saiba o que a História diz sobre a sua existência.
Judeus
Afinal, quem são os judeus? Acesse o texto e conheça a história dos judeus. Veja sua origem, cultura, língua e em que acreditam. Entenda o que é o judaísmo.
Maravilhas do Mundo Antigo
Maravilhas do Mundo Antigo, quais são as Maravilhas do Mundo Antigo, características das Maravilhas do Mundo Antigo, pirâmides de Gizé, farol de Alexandria, colosso de Rodes, jardins suspensos da Babilônia, estátua de Zeus, mausoléu de Halicarnasso, templo de Ártemis.
Massada
Massada, Fortaleza de Massada, zelotas, sícaros, dominação romana, Palestina, judeus, Moisés, Império Romano, Manaém, Flávio Silva, Décima Legião, suicídio, suicídio coletivo, cultura judaica, história judaica.
Mesopotâmia
Clique aqui e saiba mais sobre os povos que habitaram a Mesopotâmia. Saiba também a história dessa região, e conheça quais foram os legados de suas sociedades.
O Império do ouro no Reino de Gana
O apogeu e o declínio do Império do ouro no Reino de Gana
O panteão divino dos sumérios
Conheça alguns deuses dos povos sumérios e o significado de cada um deles.
Origem da Escrita
Escrita, origem da escrita, sistemas representativos, sistemas pictóricos, hieróglifos, chineses, egípcios, fenícios, mesopotâmicos, sistema fonético, silabas, desenvolvimento da escrita, línguas latinas, vogais, greco-romanos.
Papiro
Clique no link e entenda o que era o papiro. Veja como os egípcios produziam as folhas de papiro e entenda como esse item era utilizado.
Pergaminho
Acesse o texto para saber mais sobre o que era um pergaminho. Entenda quando e onde surgiu e como era produzido.
Período Helenístico
Período Helenístico, Alexandre Magno, culturas gregas, Filipe II, Demóstenes, Filípicas, Potidêia, Antifípolis, Pidna, Batalha de Queronéia, Helenismo, Império Macedônico, Alexandria, Antioquia, Pérgamo, Antígono, Ptolomeu e Seleuco.
Reino de Axum
Conheça a origem e as características do Reino de Axum, um dos mais poderosos do continente africano.
Revolta de Nika
Saiba o que foi e os motivos que levaram à ocorrência da Revolta de Nika em Constantinopla.
Segundo Império Babilônico
Veja aqui a história do Segundo Império Babilônico e os principais feitos realizados por Nabucodonosor: o cativeiro da Babilônia, a Torre de Babel e os Jardins Suspensos.
Sociedade romana
Conheça a estrutura da sociedade romana e os seus principais membros.
Sumérios e Acádios
Conheça duas grandes civilizações que habitaram a Mesopotâmia: os sumérios e os acádios.
Torre de Babel
Acesse para conhecer sobre a Torre de Babel, um mito bíblico. Entenda o que os historiadores sabem acerca dessa narrativa mítica.
Unicórnio, o dócil equino mitológico
Conheça a mitologia do unicórnio e suas utilizações ao longo da história
Vikings
Saiba mais sobre os povos Vikings e a relação que eles tiveram com o mundo da cristandade ocidental durante a Idade Média.
Virgens Vestais
Fique sabendo quem eram as Virgens Vestais e que importância elas tinham no contexto da Roma Antiga.
Zoroastrismo
Você já ouviu falar do Zoroastrismo? Não? Clique aqui e conheça mais a respeito!
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).