Whatsapp icon Whatsapp

Volodimir Zelensky

Volodimir Zelensky é um ex-comediante que decidiu concorrer à eleição de 2019 e acabou sendo eleito presidente da Ucrânia.
Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, em reunião em Kiev, em 19 de fevereiro de 2022.
Volodimir Zelensky foi eleito presidente da Ucrânia na eleição de 2019. [1]

Volodimir Zelensky venceu a eleição presidencial da Ucrânia e se tornou presidente do país em 2019. Antes de atuar como presidente, Zelensky tinha sido um comediante e um ator de relativo sucesso em seu país.

Seu sucesso eleitoral tem relação com uma série televisiva que fazia críticas à corrupção na política ucraniana. Desse modo, ao se lançar à presidência, a campanha política de Zelensky foi toda pautada no discurso contra a corrupção.

O seu governo ficou marcado por um escândalo envolvendo Donald Trump e pelos conflitos diplomáticos de seu país com a Rússia. Em 2022, uma guerra entre Ucrânia e Rússia foi iniciada quando tropas russas atacaram o território ucraniano.

Leia também: Nelson Mandela — o presidente da África do Sul que recebeu um Prêmio Nobel da Paz

Resumo sobre Volodimir Zelensky

  • Volodimir Zelensky fez Direito em uma universidade de Kiev, mas não seguiu a carreira de sua formação acadêmica.

  • Assumiu a presidência da Ucrânia em 2019.

  • Fez carreira como comediante e ator e se tornou famoso por meio da série Servo do Povo, que faz fortes críticas à corrupção.

  • Sua campanha eleitoral atacou a corrupção e procurou evidenciar que ele consertaria a política da Ucrânia.

  • Viu seu país ser invadido pela Rússia no começo de 2022.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biografia de Volodimir Zelensky

→ Primeiros anos de Volodimir Zelensky

Volodimir Olexandrovich Zelensky nasceu no dia 25 de janeiro de 1978 na cidade de Kryvy Rih. Na época em que Zelensky nasceu, a cidade de Kryvy Rih fazia parte do território da União Soviética. A partir da fragmentação desse país, a cidade natal de Zelensky passou a fazer parte da Ucrânia, país que conquistou sua independência em 1991 com o fim da União Soviética.

Zelensky cresceu em uma região onde a maioria das pessoas tinha o russo como primeira língua, sendo que o ucraniano era a sua segunda língua. Ele é filho de Oleksandr Zelensky, que trabalhou como professor em uma universidade local, e de Rymma Zelenska, que trabalhou como engenheira.

→ Vida adulta de Volodimir Zelensky

Zelensky fez ensino superior, matriculando-se no curso de Direito da Universidade Nacional de Economia de Kiev. Ele fez o curso entre os anos de 1995 e 2000, mas nunca atuou na área, pois se envolveu com o entretenimento durante a sua graduação ao participar de grupos de comédia.

O envolvimento de Zelensky com a comédia culminou na fundação de um grupo chamado Kvartal 95. Esse grupo ganhou bastante expressão na Ucrânia e conquistou espaço na televisão, além de ter realizado várias excursões pela Ucrânia e nações vizinhas. Zelensky também ganhou projeção ao atuar em alguns filmes russos e ucranianos.

Ele já era um comediante com carreira consolidada quando se tornou um grande nome do entretenimento ao produzir e atuar na série Servo do Povo. Nessa série, a qual ele protagonizou, Zelensky atuava como um professor de história que ficou nacionalmente conhecido por criticar a corrupção e acabou se tornando presidente da Ucrânia. A popularidade dessa série no contexto em que estava inserida foi fator crucial para que Zelensky se tornasse presidente da Ucrânia.

Saiba mais: Mahatma Gandhi — ativista que lutou pela independência da Índia por meio da resistência não violenta

Como Volodimir Zelensky se tornou presidente da Ucrânia?

A popularidade da série Servo do Povo se deu devido ao descrédito da política vigente na Ucrânia (e em outros países também). A Ucrânia passou por grande agitação política e popular durante o governo de Viktor Yanukovich. Durante esse governo, o país interrompeu negociações comerciais com a União Europeia e se aproximou da Rússia.

A população ucraniana se irritou com isso, pois a nação defendia a aproximação com a UE. Protestos se espalharam pela Ucrânia e resultaram na deposição de Viktor Yanukovich. Um novo governo se formou com a eleição de Petro Poroshenko, mas a população manteve-se muito insatisfeita, por dois motivos:

  • pela crise da economia ucraniana;

  • pelos altos níveis de corrupção do país.

A atuação de Zelensky em Servo do Povo projetou sua imagem nacionalmente contribuiu para o fato de a produtora da série resolver lançar Zelensky como candidato à presidência. Zelensky aceitou a propoosta, e então foi fundado o Partido Servo do Povo (o mesmo nome da série).

Zelensky aproveitou suas habilidades de atuação para produzir pequenos vídeos de grande impacto e explorou o potencial das redes sociais para divulgação de sua campanha política. Ele atacou os governantes tradicionais, prometendo restaurar a política ucraniana e a confiança da população na liderança local.

O programa de seu governo ficou marcado pela simplicidade e pela adoção de slogans como “Se não há promessas, não há decepção.” Zelensky evitava o contato com a imprensa, se esquivando assim de perguntas desagradáveis, o que gerou críticas a ele.

Além disso, Zelensky foi questionado por sua proximidade com Ihor Kolomoisky, dono da rede de televisão que exibia sua série e um dos homens mais ricos da Ucrânia. Kolomoisky havia sido denunciado por cometer crimes financeiros.

Por fim, no que se refere à política externa da Ucrânia, Zelensky prometeu:

  • que manteria a atuação de seu país no sentido pró-Ocidente;

  • que exigiria da Rússia a resolução do conflito que se arrastava desde 2014, quando a Rússia invadiu e anexou a Crimeia e armou grupos separatistas pró-Rússia para atuar na região de Donbass (leste da Ucrânia);

  • que exigiria a devolução da Crimeia e o fim da interferência russa em Donbass.

A plataforma política de Zelensky teve aceitação imediata pela população ucraniana, embora seu programa de governo fosse muito simples. Ele disparou nas pesquisas de intenção de voto e ficou em primeiro lugar no primeiro turno, com mais de 30% dos votos. No segundo turno, Zelenky disputou com Poroshenko, o então presidente ucraniano.

No segundo turno, Zelensky obteve vitória, conquistando mais de 73% dos votos, quase três vezes mais que o seu adversário. Com isso, Zelensky foi eleito presidente da Ucrânia e, mesmo sem nenhuma experiência na política, assumiu a posição mais importante de seu país.

Veja também: Questão da Crimeia — a situação geopolítica gerada após a destituição de Viktor Yanukovich

Governo de Volodimir Zelensky

Zelensky assumiu sua função como presidente em 20 de maio de 2019, sendo que uma de suas primeiras ações foi procurar obter apoio parlamentar para o seu governo. A composição do Parlamento ucraniano não era favorável para Zelensky, então ele decidiu dissolver a instituição para antecipar a convocação de eleições parlamentares.

Essa estratégia foi um sucesso, e o partido do presidente da Ucrânia ocupou mais da metade das cadeiras do Parlamento. Assim, o Partido Servo do Povo ocupou 254 do total de 450 cadeiras. Essa maioria garantiu tranquilidade para Zelensky governar seu país.

Sua administração foi abalada por um escândalo que demonstrou que seu governo aceitou investigar, a pedido de Trump, o filho do político Joe Biden, Hunter Biden. Essa investigação (ilegal) teria sido parte de um acordo com Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos em 2019, para que uma ajuda de 400 milhões de dólares fosse liberada para a Ucrânia. Essa ação de Trump gerou um processo de impeachment contra ele.

→ Volodimir Zelensky e a crise com a Rússia

Zelenksy também iniciou negociações com o governo russo para solucionar o conflito travado em Donbass. Alguns acordos foram realizados entre Ucrânia e Rússia, mas a relação entre as duas nações permaneceu ruim durante todo o governo de Zelensky. Além disso, o presidente ucraniano seguiu nas negociações para se aproximar da União Europeia e da Otan.

Tropas ucranianas em exercício devido à escalada na tensão entre Ucrânia e Rússia. [2]
Tropas ucranianas em exercício devido à escalada na tensão entre Ucrânia e Rússia. [2]

A tensão entre Ucrânia e Rússia escalou em 2022, uma vez que a Rússia mobilizou tropas ao longo da fronteira com a Ucrânia com o objetivo de impedir, por meio da intimidação, a aproximação da Ucrânia com a Otan, organização militar liderada pelos Estados Unidos.

A escalada nas tensões deu início a uma guerra entre as duas nações no final de fevereiro de 2022. Liderada por Vladimir Putin, a Rússia invadiu o território da Ucrânia, enviando suas tropas para atacar várias cidades desse país, incluindo sua capital, Kiev.

No que se refere às ações de Zelensky, ele:

  • se recusou a abandonar o território ucraniano;

  • deu início à atuação como líder da resistência da Ucrânia contra a ocupação russa.

Crédito de imagem

[1] Photographer RM / Shutterstock

[2] Seneline / Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Bandeira da Crimeia.
Crimeia
Leia sobre os principais aspectos da Crimeia. Entenda a história dessa região situada na Europa Oriental. Veja alguns dados geográficos dessa península europeia.
O fim da União Soviética ocorreu em 1991, em decorrência do colapso do sistema comunista
Fim da União Soviética
Entenda o fim da URSS nos anos finais da década de 1980 e a importância desse acontecimento para a história recente.
Homem em tanque de guerra ucraniano, montando defesa contra a invasão russa.
Por que razão a Rússia invadiu a Ucrânia?
Saiba por que a Rússia invadiu a Ucrânia, deflagrando uma guerra. Leia sobre as motivações que levaram os russos a iniciarem o conflito.
População ucraniana em protesto durante a Revolução Laranja de 2004.
Revolução Laranja de 2004
Clique aqui e saiba detalhes a respeito da Revolução Laranja de 2004. Entenda o que causou o início dos protestos populares que a caracterizaram.
A fronteira entre Rússia e Ucrânia é um dos principais focos de tensão da atualidade.
Tensão entre Rússia e Ucrânia
Saiba quais são as principais causas da tensão entre Rússia e Ucrânia. Leia informações sobre o contexto histórico, político e cultural desse conflito.
União Soviética
Clique e acesse para ler sobre a história da União Soviética. Entenda como ela se formou e como acabou, em 1991. Confira seus principais acontecimentos!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!