Whatsapp icon Whatsapp

Tensão entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre Rússia e Ucrânia tem motivações históricas e políticas. Os países compartilham diversos hábitos culturais e estão situados em uma zona conflituosa da Europa.
A fronteira entre Rússia e Ucrânia é um dos principais focos de tensão da atualidade.
A fronteira entre Rússia e Ucrânia é um dos principais focos de tensão da atualidade.

A tensão entre Rússia e Ucrânia passa por diversos momentos da constituição dessas duas nações situadas no extremo Leste da Europa. A Ucrânia, que foi dominada pelo Império Russo no passado, foi parcialmente invadida pela Rússia no século atual. A tomada da Península da Crimeia pela Rússia em 2014 acirrou ainda mais os ânimos entre os dois países.

Atualmente, novos focos de tensão na fronteira leste ucraniana reacenderam o temor de uma invasão russa. Tal preocupação também é compartilhada com países ocidentais, especialmente os Estados Unidos, tradicionais opositores do governo russo.

Veja também: Quais são as causas dos conflitos entre Israel e Palestina?

Resumo sobre a tensão entre Rússia e Ucrânia

  • A Rússia e a Ucrânia compartilham sua formação histórica, constituição política e cultura em diversos aspectos.

  • A Ucrânia foi dominada pelo Império Russo e, posteriormente, pela União Soviética. A independência ucraniana ocorreu somente em 1991.

  • A partir da sua independência, a Ucrânia se aproximou de nações ocidentais, nas áreas política, econômica e cultural.

  • A aproximação da Ucrânia com o Ocidente é vista com desconfiança pela Rússia, que teme a perda de uma importante área de influência.

  • A atual tensão entre Rússia e Ucrânia tem como um dos motivadores a invasão da Península da Crimeia ocorrida em 2014.

  • Atualmente, há milhares de soldados russos dispostos ao longo da fronteira leste ucraniana, cenário que gera receio de uma nova invasão do país.

  • A Ucrânia conta com o apoio de nações ocidentais, como os Estados Unidos e o Reino Unido, para impedir uma possível invasão russa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contexto histórico da tensão entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre Rússia e Ucrânia deriva de motivações políticas, econômicas e culturais. Primeiramente, a Ucrânia abrange um território que foi ocupado ao longo do tempo por diversos povos. Um desses povos, chamado Rus, é considerado um elemento unificador entre populações de países como:

Assim, alguns formadores de opinião russos defendem que a Ucrânia faz parte do berço da nação russa. A Ucrânia, por sua vez, foi dominada pelo Império Russo e, posteriormente, pela União Soviética. Nessa época, especialmente durante o contexto soviético, a população ucraniana teve a sua liberdade reprimida, por meio da imposição de práticas culturais e linguísticas. Além disso, parte do período soviético ficou marcado na Ucrânia por um período de grande fome, que dizimou uma fração dos habitantes do país.

Ademais, a partir da independência da Ucrânia, no ano de 1991, houve uma aproximação desse país com as demais nações europeias. Um exemplo disso é o contexto econômico, como as tentativas da Ucrânia em participar da União Europeia (UE), e a questão política, pois a Ucrânia pretendia ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Esses pontos são vistos com desconfiança pela Rússia, que teme a influência ocidental naquela nação.

Por fim, há ainda a questão da invasão da península da Crimeia, parte do território ucraniano, ocorrida durante o ano de 2014. A Rússia, além de ter invadido essa área, oferece apoio às forças rebeldes presentes no leste da Ucrânia. Tal situação gera um clima bélico permanente que prejudica ambas as nações. Parte das províncias do leste ucraniano registraram grandes perdas econômicas e humanas ao longo do conflito.

Saiba também: Como se deu o fim da União Soviética?

Quais as causas da tensão entre Rússia e Ucrânia?

A tensão entre a Rússia e a Ucrânia tem como foco principal a aproximação dos ucranianos com as nações ditas ocidentais. O interesse da Ucrânia em participar de organizações como a União Europeia e a Otan suscitou na Rússia o temor de uma maior aproximação daquela nação com país considerados rivais pelo regime russo.

Tensão entre Rússia e Ucrânia na atualidade

Pessoas segurando cartazes e bandeiras em comício na Union Square em meio à ameaça de invasão russa da Ucrânia.
 O temor de uma guerra entre Rússia e Ucrânia gerou protestos ao redor do mundo. [1]

Atualmente, a tensão entre Rússia e Ucrânia advém, além de outros fatores, do posicionamento de tropas russas na fronteira leste ucraniana, cenário que, de acordo com as potências ocidentais, é um indício de uma invasão do território ucraniano em breve.

Portanto, o temor de invasão da Ucrânia pela Rússia é o grande foco de tensão entre os dois países. Tal cenário ainda é fomentado pela invasão realizada pela Rússia na Península da Crimeia em 2014, situação política que ainda não foi superada pela Ucrânia e seus aliados.

Por que a Ucrânia tem tanta importância para a Rússia?

A Ucrânia possui grande importância para a Rússia, especialmente em termos geopolíticos, uma vez o país serve como “escudo” contra uma possível invasão do território russo. Assim, os russos enxergam a Ucrânia como um espaço fundamental para sua proteção, principalmente com relação aos países da Europa Ocidental, já que uma invasão terrestre da Rússia requer a mobilização de tropas e equipamentos pelo extenso território russo.

Tal cenário é amplificado por questões culturais, uma vez que para muitos russos, a Ucrânia é o berço da civilização russa. Esses laços culturais entre os dois países perpassam questões como:

  • idioma;

  • religião;

  • cultura.

Sendo assim, é fomentado entre os nacionalistas russos o desejo da formação de uma grande Rússia, fato que não é admitido pelos ucranianos.

Estados Unidos e a tensão entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre Rússia e Ucrânia envolve diversos atores políticos em nível mundial e regional. Os Estados Unidos têm um papel determinante nesse contexto, pois são:

  • a maior potência econômica e militar do mundo, portanto muito influentes;

  • vistos como opositores da política externa russa.

Nesse sentido, a Ucrânia tem buscado apoio dos Estados Unidos e seus aliados com o intuito de fortalecer suas posições militares e políticas em um possível conflito contra os russos. Esse apoio é percebido, por exemplo, por meio da disponibilização estadunidense de armas e treinamentos para o exército ucraniano.

Ademais, os Estados Unidos veem no apoio à Ucrânia uma tentativa de enfraquecer as aspirações territoriais russas e, consequentemente, sua influência geopolítica regional. Tradicionalmente, a Rússia e os Estados Unidos são países com visões opostas, os quais têm gerado diversos focos de tensão ao longo do tempo, com destaque para o período da Guerra Fria.

Leia também: Guerra do Golfo — evento em que houve intervenção norte-americana na invasão iraquiana do Kuwait

Quais são as preocupações mundiais com a tensão entre Rússia e Ucrânia?

As preocupações mundiais com a tensão entre Rússia e Ucrânia estão diretamente relacionadas à possibilidade de que haja um grande conflito militar entre os dois países.

A Rússia, por um lado, tem um dos exércitos mais fortes do mundo e um número considerável de armas nucleares. Já a Ucrânia, por outro, modernizou a sua tropa com armas e equipamentos oriundos de países ocidentais. Portanto, um conflito entre ambas as nações tem o potencial de causar inúmeros prejuízos de ordem política, econômica e humana.

Mulheres com fardas no exército ucraniano.
O exército ucraniano se modernizou nos últimos anos.

Há, ainda, a preocupação entre diversos países do globo de que um conflito entre Ucrânia e Rússia possa evoluir para uma guerra em nível regional e até mesmo mundial. Tal cenário fica evidenciado pelo apoio das nações ocidentais, como Estados Unidos e Reino Unido, à Ucrânia, assim como a possível entrada de países aliados à Rússia no conflito, como Belarus. Logo, um conflito assim tem potencial para envolver diversos países, de uma forma que pode dividir o mundo em dois grandes blocos, além de gerar grandes prejuízos para a humanidade.

Reflexos da tensão entre Rússia e Ucrânia no Brasil

A tensão entre a Rússia e a Ucrânia gera reflexos no Brasil. A questão requer do governo brasileiro uma tomada de posição, que envolve diversas esferas governamentais, além de interesses do país no exterior. Uma determinada postura do Brasil, seja qual for o lado apoiado, pode gerar graves consequências para sua economia e política externa.

O Brasil conta com uma expressiva comunidade de ucranianos, especialmente no estado do Paraná. Há também pequenos grupos de descendentes de russos em toda a região Sul brasileira. Nesse sentido, a tensão entre Rússia e Ucrânia gera apreensão entre as comunidades desses dois países no território brasileiro, uma vez que elas temem pelos parentes e amigos que ainda habitam suas nações de origem.

Crédito de imagem

[1] Ron Adar / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Bandeira da Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Conheça os motivos de criação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
Bandeira da Crimeia.
Crimeia
Leia sobre os principais aspectos da Crimeia. Entenda a história dessa região situada na Europa Oriental. Veja alguns dados geográficos dessa península europeia.
Europa
Conheça a Europa. Saiba quais países fazem parte da Europa. Entenda a economia europeia. Aprenda sobre a geografia e história do continente.
As relações e disputas territoriais de poder à luz da Geopolítica
Geopolítica
Seção destinada aos estudos de Geopolítica e Geografia política na contemporaneidade.
Homem em tanque de guerra ucraniano, montando defesa contra a invasão russa.
Por que razão a Rússia invadiu a Ucrânia?
Saiba por que a Rússia invadiu a Ucrânia, deflagrando uma guerra. Leia sobre as motivações que levaram os russos a iniciarem o conflito.
A Crimeia é uma península localizada entre os mares Negro e Azov.
Questão da Crimeia
Fique por dentro da questão da Crimeia. Saiba quais foram as principais causas e consequências da invasão e anexação desse território pela Rússia.
Região do conflito entre Rússia e Geórgia.
Recente tensão entre Rússia e Geórgia
Recente tensão entre Rússia e Geórgia, Quando teve início o conflito entre Rússia e Geórgia, Os motivos que favoreceram a tensão entre Rússia e Geórgia, A Ossétia do Sul e sua independência.
Bandeira da Rússia
Rússia
Saiba mais sobre as principais características geográficas da Rússia. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura desse país euro-asiático.
União Soviética
Clique e acesse para ler sobre a história da União Soviética. Entenda como ela se formou e como acabou, em 1991. Confira seus principais acontecimentos!
Vladimir Putin
Vladimir Putin
Acesse o texto e saiba mais sobre a trajetória de Vladimir Putin, nome forte da política russa desde 2000. Veja as principais marcas de seu governo.
Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, em reunião em Kiev, em 19 de fevereiro de 2022.
Volodimir Zelensky
Você sabe quem é Volodimir Zelensky? Clique aqui e saiba detalhes a respeito de como era sua vida antes de se tornar presidente da Ucrânia.
video icon
Filosofia
Falseabilidade em Karl Popper
O princípio da falseabilidade proposto por Karl Popper alega que o fato de uma asserção poder ser mostrada falsa é um dos princípios para o estabelecimento de uma ciência segura. Assista ao nosso vídeo e entenda melhor o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas