Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Informática
  3. Criptografia

Criptografia

A utilização de códigos para ocultar mensagens confidenciais não é algo atual. Os romanos, por exemplo, já utilizavam um sistema de códigos para esconder seus projetos de guerra de indivíduos que não deveriam ter tal conhecimento. Criptografia (do grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é um conjunto de técnicas e conceitos que visa a utilização de cifras ou códigos para codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando assim, o desvio da informação.

Hoje em dia, com a evolução dos computadores, a criptografia é algo amplamente utilizado, uma vez que a segurança de certos dados e informações, como dados bancários, por exemplo, é algo fundamental. Para garantir essa segurança, são utilizadas chaves criptográficas. Essas chaves são grupos de determinados algoritmos que se relacionam um com o outro e mantêm a ligação confidencial da informação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto maior o tamanho de uma determinada chave, maior será a segurança da informação. Se usarmos uma chave de 8 bits, por exemplo, teremos apenas 256 combinações possíveis, o que pode ser facilmente gerado por um computador. Já se optarmos por chaves de 128 bits ou maiores, a informação será transmitida de um modo bem mais seguro, pois será infinitamente mais difícil para um invasor, conseguir a combinação correta.

Embora seja um recurso essencial na transmissão de informações pela internet, a criptografia não pode ser considerada algo totalmente seguro, já que alguns hackers já conseguiram quebrar essas codificações.

Criptografia é uma técnica com o fim de proteger dados sigilosos.
Criptografia é uma técnica com o fim de proteger dados sigilosos.
Publicado por: Tiago Dantas
Assuntos relacionados
Ilustração a respeito do Bug do Milênio.
Bug do Milênio
Bug do Milênio, o que foi o Bug do Milênio, as consequências do Bug do Milênio, a explicação do Bug do Milênio, o desfecho da história do Bug do Milênio.
Um modelo de computador do século XXI
Evolução dos Computadores
Evolução dos Computadores, Computadores de primeira geração, computadores da segunda geração, computadores da terceira geração.
O objetivo do phisinhg é pescar informações dos usuários (“phish”).
Phishing
Phishing, o que é phishing, características da prática do phishing, formas de enganar os usuários, formas de phishing, recomendações para não cair no phishing.
O e-mail é uma das principais ferramentas da internet.
E-mail
Email, correio eletrônico, o que é email, sistemas de email, comunicação, internet, pop3, webmail, desvantagens do uso do email.
Scam nada mais é do que um golpe feito por meio da internet.
Scam
Scam, o que é scam, golpes virtuais, fraudes virtuais, internet, phishing scam, e-mails, vírus de computador, como identificar um scam.
Pendrive
Pendrive
Pendrive, o que é pendrive, a função dos pendrives, disquete, computador, informática, curiosidades, vantagens do uso dos pendrives, armazenamento de dados, USB.
Números primos
Saiba como identificar um número primo e veja qual sua aplicabilidade além da Matemática. Entenda tudo sobre a decomposição em fatores primos e números compostos.
Inteligência Coletiva
Inteligência Coletiva, o conceito de Inteligência Coletiva, a finalidade da Inteligência Coletiva, a origem da Inteligência Coletiva, o criador da Inteligência Coletiva, princípios básicos da Inteligência Coletiva.
Logotipo do Windows XP
Windows XP
Windows XP, versões do Windows XP, Professional, Home, Starter, características das versões do Windows XP, Windows XP ou Vista?, vendas do XP no mundo, características do Windows XP.