Ações

O mercado de capitais é de grande importância para a economia mundial, os grandes e médios investidores movimentam as principais bolsas de valores do mundo através da compra e venda de ações. Para que uma empresa negocie suas ações na bolsa o seu capital precisa ser aberto, constituir uma sociedade anônima, isto é, o capital não pertence especificadamente a uma pessoa, ele está dividido em partes. Essas partes recebem o nome de ação, com a posse de uma ou mais partes a pessoa se torna sócio da empresa.

As ações de uma forma mais técnica são consideradas títulos nominativos de uma empresa, pois possuem o objetivo de representar uma fração do capital da instituição, dando direitos legais ao investidor. Para adquirir uma ação basta procurar uma corretora registrada na bolsa de valor, que o informará sobre o mercado financeiro e as empresas que possuem títulos negociáveis. Qualquer compra de ações na bolsa deverá ocorrer por intermédio das corretoras credenciáveis.

De posse da ação, o investidor passa a ter direitos legais, de acordo com o tipo de ação adquirida, que podem ser ordinárias (ON) ou preferenciais (PN). As ações ordinárias são aquelas que dão o direito de voto nas assembleias da empresa e na participação dos resultados; no caso da ação preferencial, o investidor não tem direito a voto, mas participa dos resultados da empresa envolvendo a distribuição de dividendos (lucro) e reembolso no caso de liquidez (venda da empresa).

Atualmente o mercado é considerado globalizado, as diversas bolsas localizadas no mundo estão interligadas trocando informações no intuito de manterem atualizados os investidores sobre as condições financeiras das empresas no mercado aberto. As ações podem oscilar no decorrer do dia, podendo fechar suas cotações em alta ou em baixa, influenciando diretamente no mercado financeiro mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Títulos nominativos de empresas
Títulos nominativos de empresas
Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Assuntos relacionados
Juros compostos
Veja aqui a fórmula de juros compostos e entenda quais fatores o influenciam. Saiba também como calculá-los e veja a diferença entre juro simples e composto.
Saiba como funciona o Sistema Americano de Empréstimo
Sistema Americano de Empréstimo
Utilizando o sistema americano na quitação de empréstimos.