Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Conjuntos
  4. Conjunto e seus elementos

Conjunto e seus elementos

Podemos fazer algumas relações entre conjunto com conjunto, entre conjunto e elemento de um conjunto. Essas relações possuem características específicas e representações próprias. Vamos caracterizar cada uma delas.

Igualdade de conjuntos

Podemos dizer que dois ou mais conjuntos são iguais se os elementos de um forem idênticos aos dos demais, matematicamente representamos uma igualdade pelo sinal =.

Dado o conjunto A = {0, 1, 2, 3, 4} e o conjunto B = {4, 3, 2, 1, 0}, observando os elementos de cada conjunto percebemos que são idênticos, então podemos
dizer que A = B (A igual a B).

Quando comparamos A e B e eles não são iguais dizemos que são diferentes representados assim A ≠ B.

Relação de inclusão

Ao comparamos dois conjuntos perceberemos que eles nem sempre serão iguais, mas em alguns casos alguns elementos sim. Por exemplo:
Dado o conjunto A = {-5, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5} e o conjunto B = {0, 1, 2, 3, 4, 5} eles não são diferentes, mas observando o conjunto B veremos que todos os seus elementos estão dentro do conjunto A.
Essa relação é chamada de inclusão, ou seja, o conjunto B está incluso, contido, no conjunto A. Representada matematicamente por B  A (B está contido em A).

Dado o conjunto C = {0, 1, 2, 3} e D = {4, 5, 6, 7}, nesses dois conjuntos não é possível aplicar a relação de inclusão, então dizemos que C D (C não está contido em D), assim como D C (D não está contido em C).

Relação de Pertinência

Essa relação é utilizada quando comparamos conjunto com elementos. Quando queremos dizer que um elemento qualquer está dentro de um conjunto ou que ele não está no conjunto, dizemos que ele pertence ou não pertence a esse determinado conjunto, veja o exemplo:

Dado o conjunto A = {-8, -4, -2, 0, 1, 2, 3}, podemos dizer que - 4 A ( - 4 pertence a A) e que 5 A ( 5 não pertence a A)
Publicado por: Danielle de Miranda
Assuntos relacionados
Operação com conjuntos
Saiba mais sobre as operações com conjuntos: união, intersecção, diferença e complementar.
Teoria dos Conjuntos
Propriedades dos Conjuntos.
Diagramas usados para representar conjuntos e subconjuntos numéricos
Subconjuntos dos números naturais
Clique para aprender o que são e quais são os subconjuntos mais importantes dos números naturais!
Intervalos podem ser representados por seus extremos numérica ou geometricamente
Representação de subconjuntos por intervalos
Clique para descobrir como é feita a representação de subconjuntos por meio de intervalos e aprenda também a sua apresentação geométrica.
Amplitude e desvio são medidas que ajudam a analisar os dados de gráficos e tabelas
Medidas de dispersão: amplitude e desvio
Descubra o que são medidas de dispersão, entenda amplitude e desvio e saiba como esses cálculos podem ser usados no dia a dia.