Whatsapp icon Whatsapp

Indicadores inflacionários

Os indicadores inflacionários, ou índices inflacionários, são ferramentas para conhecer e controlar o aumento dos preços de maneira abusiva.

Em virtude da situação vivenciada na década de 80 e meados da década de 90, na qual a inflação atingiu patamares exorbitantes, diversos indicadores inflacionários foram criados, com o objetivo de controlar essa inflação e suavizar o mercado financeiro brasileiro. Portanto, veremos alguns desses indicadores e quais são os órgãos responsáveis por esse trabalho.

  • Índices calculados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): vem sendo utilizado desde 1980 e se assemelha ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), sendo este o índice oficial de inflação do governo. Para levantamento dos dados desse indicador inflacionário é analisado o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos que residem nas principais capitais do Brasil.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC): mede o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 8 salários mínimos nas 11 principais regiões metropolitanas do Brasil. Os dados são obtidos através do cruzamento das informações da pesquisa de preços e da pesquisa de orçamento familiar.

  • Índices calculados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas)

Índice de Preços no Atacado (IPA): o cálculo é baseado na variação dos preços no mercado atacadista e são utilizados três intervalos diferentes. Este índice compõe os outros índices calculados pela FGV (IGP-M, IGP-DI e IGP-10).

Índice Geral de Preços (IGP): trata-se de uma média ponderada dos seguintes índices: IPA (Índice de Preço no Atacado) peso 6; IPC (Índice de Preço ao Consumidor) do Rio de Janeiro e São Paulo, peso 3; e do INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) com peso 1.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI): este índice apura as variações de preços de matérias-primas industriais e agrícolas no atacado e de bens e serviços finais de consumo. A constituição desse índice é igual ao IGP, constituído pelos mesmos índices e proporções, e os dados são obtidos do 1º até o último dia do mês.

Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M): a metodologia é a mesma que a do índice anterior, entretanto os dados são obtidos entre os dias 21 de um mês até o dia 20 do outro mês.

Índice Geral de Preços 10 (IGP-10): metodologia análoga aos índices IGP e IGP-M, mas o período de coleta é outro: entre os dias 11 de um mês até o dia 10 do outro mês.

Índice Nacional de Custos da Construção (INCC): este é um dos componentes dos índices (IGP). Ele analisa os ritmos dos preços de materiais de construção e de mão de obra desse setor.

  • Índices calculados pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos)

Índice do Custo de Vida (ICV): medido na cidade de São Paulo, faz referência ao custo de vida de famílias que possuem renda média mensal de R$ 2800,00.

Publicado por Gabriel Alessandro de Oliveira

Artigos Relacionados

Aumentos e Descontos
Utilizando porcentagem na obtenção de descontos e aumentos.
Fator de Capitalização
Fator de correção das capitalizações compostas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.