Whatsapp icon Whatsapp

Personalidade

A personalidade é formada a partir das vivências da criança.
A personalidade é formada a partir das vivências da criança.
A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser. Tal característica é formada ao longo do período de crescimento, ou seja, inicia-se na infância de acordo com o tratamento que recebe e com o modo de vida que tem dentro de seus ambientes, sejam eles o lar, a escola e os demais.

A personalidade em formação na criança não deve ser exigida, pois esse fato implicaria no amadurecimento precoce dessa e conseqüentemente na perca de sua infantilidade. Ao contrário, a formação da personalidade pode ser estimulada através da personalidade de seus pais, educadores e outros que permanecem próximos a tais crianças por longos períodos. A partir das atitudes características da personalidade de cada indivíduo a criança passa a ser influenciada por tais e passa a manifestá-las demonstrando sua vontade. A essas pessoas ligadas à criança cabe a responsabilidade da formação inconsciente do caráter, dos sentimentos, do psicológico, do temperamento, da inteligência e de outros.

De acordo com a formação que recebe na infância uma pessoa pode desenvolver sua personalidade de forma introvertida ou extrovertida. Uma pessoa introvertida concentra seus interesses em si próprio ao contrário da extrovertida que demonstra seus interesses nas situações que ocorrem no meio externo, na vida social e na relação com terceiros.

De acordo com diferentes manifestações de personalidade, uma pessoa pode demonstrar insegurança, perturbação, agressividade, ansiedade, neurose, frustração e mais. Ao contrário, pode manifestar segurança, autocontrole, autoconfiança, sociabilidade e mais. Pessoas debilitadas emocionalmente sempre manifestam sentimentos, atitudes e pensamentos negativos, podendo desenvolver transtornos de personalidade:

Transtorno obsessivo: Também chamado de transtorno anancástico, é caracterizado por sentimentos de perfeccionismo, dúvidas, impulsos repetitivos, obstinação, organização, detalhismo, fixação por horários e regras.

Transtorno paranóide: Caracterizado por sentimento de desconfiança, enganação, recusa a perdoar deslizes e insultos, distorção a falas e fatos e fanatismo.

Transtorno esquizóide: Caracterizado por desinteresse social, isolamento, desinteresse por relações íntimas, emocional frio e distante, indiferença a críticas e elogios e incapacidade de expressar sentimentos.

Transtorno dissocial: Também chamado de transtorno anti-social, é caracterizado por desprezo aos direitos alheios, impulsão, enganos, mentiras, intolerância a frustrações, comportamento fantasioso, incapacidade de assumir culpas, amoralidade e psicopatia.

Transtorno boderline: Também chamado de transtorno com instabilidade social, é caracterizado por reações imprevisíveis, agressivas e explosivas, alterações de humor, perturbação da sua imagem, comportamento autodestrutivo e gestos suicidas.

Pessoas que se fixam em suas limitações, seus conflitos, suas deficiências e frustrações acabam por desenvolver algum transtorno de personalidade que reduz consideravelmente sua personalidade inicial. Os transtornos de personalidade podem ser tratados através de psicoterapia e de psicanálise.
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.
10 sinais de TDAH em adultos e em crianças
Conheça alguns sinais de TDAH e conheça melhor esse transtorno que afeta muitas crianças e pode causar prejuízos graves no desenvolvimento escolar.
Agorafobia
Agorafobia, o que é agorafobia, manifestações da agorafobia, medo de lugar aberto, psicologia, fobias, medo de ter medo, tratamento e diagnóstico da agorafobia.
Histeria
O que é histeria, efeitos de uma pessoa estérica, a histeria segundo Sigmeund Freud, os sintomas da histeria e seu tratamento.
O QI avalia uma série de habilidades mentais, verbais e lógico-matemáticas.
QI
QI, Quociente de Inteligência, o que é QI, cálculo do QI, cultura e QI, testes de QI, inteligência, superdotado, alto grau de inteligência.
O superdotado resolve questões matemáticas com maior facilidade.
Superdotação intelectual
Superdotação intelectual, o que é superdotação intelectual, características do superdotado, superdotado x gênio, a relação entre superdotados e gênios, o comportamento dos pais diante de um filho superdotado.
As mulheres tendem a sofrer mais de transtorno de ansiedade que homens.
Transtornos de ansiedade
Transtorno de ansiedade, o que é transtorno de ansiedade, os tipos de transtorno de ansiedade, os sinais provocados pelo transtorno de ansiedade, o tratamento do transtorno de ansiedade.
video icon
Português
Figuras de linguagem no Enem
Entre os temas mais recorrentes da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, destacam-se as figuras de linguagem, considerando-se principalmente o caráter interpretativo das questões do Enem. Pensando nisso, elaboramos uma aula de exercícios para conferirmos como esse assunto já caiu no exame. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.