Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Psicologia
  3. Você tem medo de quê?

Você tem medo de quê?

O medo é uma reação natural que organismo possui em face de algum perigo, porém em algumas pessoas e/ou alguns casos o medo se torna um inimigo terminal para o homem. Originado por estímulos estressores enviados ao cérebro, a sensação do medo desenvolve uma reação que libera compostos químicos pelo organismo, causando aceleração dos batimentos cardíacos, da respiração e enrijecimento dos músculos.

Apesar de sua naturalidade, existem casos onde o medo passa a ser patológico, ou seja, doentio, limitando os afazeres de indivíduos e impedindo-os de viver de maneira regular. Normalmente o medo se manifesta sem uma razão específica e fora da realidade. O medo patológico consegue perturbar os sentidos de um indivíduo fazendo com que ele não consiga distinguir a realidade do que imagina ser, fazendo com que sua vida seja limitada naquilo em que imagina ser seguro. Acredita-se que o medo é conseqüência de algum trauma vivido.

Existem vários tipos de tratamento para os mais variados medos, sendo que, o tratamento é aplicado de acordo com a manifestação do medo e seu grau de intensidade, pois há pessoas que possuem medo de altura e não olham pela janela de um apartamento no 18º andar e pessoas que possuem “medo” de altura e não vão a um apartamento no 18º andar. Normalmente utiliza-se hipnose, terapia comportamental, cognitiva e interoceptiva além de medicamentos específicos. Após as terapias, o indivíduo com o medo patológico começa a ser exposto gradualmente ao agente que o induz a sentir medo.
O medo patológico impede a pessoa de viver bem.
O medo patológico impede a pessoa de viver bem.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Solidão, estado mental de isolamento
Solidão
Solidão, estado mental de isolamento, comportamento apresentado pelas pessoas solitárias, circunstâncias em que são submetidas às crianças, origem da solidão, forma de lidar com a solidão.
A nova configuração de pai
Paternidade
Paternidade, os pais atuais, a ligação mais forte com os filhos, o papel de provedor, pais que dividem com as mães as tarefas no cuidado com os filhos, aproximação dos pais, a integração do pai com o filho, vínculo construído.
Ansiedade
Conheça mais sobre ansiedade, um sentimento vivido por várias pessoas no mundo. Neste texto abordaremos o que ela é, seus sintomas e formas de evitar suas crises.
Auto-estima
Auto-estima, avaliação que a pessoa faz de si mesma, quando é formada a auto-estima, como as experiências do passado influenciam na auto-estima, situações que podem abalar a auto-estima, problemas psicológicos ocasionados pela auto-estima baixa, aspectos que aumentam a auto-estima.
Exemplificação do funcionamento dos elementos na mente.
Aparelho Psíquico
Aparelho psíquico, Segunda Teoria do aparelho psíquico, id, ego, superego, o instinto do id, o equilíbrio proposto pelo ego, as condenações feitas pelo superego, a junção dos três elementos que trabalham na mente.
Agorafobia
Agorafobia, o que é agorafobia, manifestações da agorafobia, medo de lugar aberto, psicologia, fobias, medo de ter medo, tratamento e diagnóstico da agorafobia.
A fobia é mais que um simples medo, é um medo irracional e desproporcional.
Fobia
Aprenda um pouco mais sobre fobia, um problema sério que pode causar danos negativos à vida de um indivíduo. Neste texto, conheceremos um pouco mais sobre a chamada fobia específica e suas consequências para o indivíduo. Além disso, abordaremos brevemente sobre fobia social e agorafobia.
O medo é uma emoção comum aos seres humanos e a outros animais.
Diferença entre medo e fobia
Você conhece a diferença entre medo e fobia? Apesar de parecerem sinônimos, esses dois termos devem ser usados em situações distintas. Neste texto esclarecemos o que é um medo e o que é uma fobia, dando ênfase nas consequências de cada uma dessas situações. Vamos mostrar ainda os diferentes tipos de fobia existentes.
Amizade: sentimento de lealdade que não depende de faixa etária ou poder aquisitivo.
Amizade
Amizade, sentimento de lealdade, confiança e amor, definição de amizade, como a amizade é expressa, como nasce uma amizade, como se desenvolve a amizade, as características da amizade.
A inteligência musical é estimulada pela dança
Aprendizagem
O processo de aprendizagem, fatores que influenciam no processo de aprendizagem, a motivação como fator de importância no processo de aprendizagem, os sete tipos de inteligência, o estímulo para a aprendizagem.