Alumínio

O alumínio é um elemento químico cujo símbolo é Al e a massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. O alumínio é um metal leve, macio, porém resistente, de aspecto metálico branco, que tem um revestimento fino de um óxido. Esse óxido é não reativo e muito aderente e protege o alumínio de corrosão.

Algumas propriedades do alumínio:

- Excelente condutor de calor;
- Resistência à corrosão;
- Baixa densidade;
- Condutor de corrente elétrica;
- Possui baixo ponto de fusão.


Essas propriedades explicam a utilização do alumínio para fabricar utensílios de cozinha. Exemplo: panelas.

Na indústria, é usado para fabricar latas, é usado em tintas na forma de pó de alumínio, por ser um bom condutor de eletricidade é usado em cabos suspensos. Sua leveza, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão, lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica.

Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas.

Outras utilizações do alumínio são:

Usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e outros.
• Embalagens como papel de alumínio, latas e outras.
• Em janelas, portas, divisórias, grades e outros.
• Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.
• Transmissão elétrica.
Discos de alumínio.
Discos de alumínio.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Flor de Hibisco: indicador ácido-base
Características e nomenclatura das Bases
Bases, dissociação iônica, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, hidróxido de alumínio, íons, cátion, ânion, hidróxido de ferro, hidróxido de cobre, sabor adstringente.
O sabor do limão caracteriza os ácidos
Propriedades e classificação dos ácidos
Propriedades dos ácidos, classificação dos ácidos, ácidos altamente corrosivos, monoácidos, triácidos, diácidos, tetrácidos, hidrogênios ionizáveis, ácido cianídrico, ácido fluorídrico, ácido clorídrico, ácido bromídrico, ácido iodídrico, ácido forte, ácido fraco, ácido semiforte, reação de neutralização, força ácida.
A pólvora era usada como munição em canhões
Pólvora Clássica
Pólvora, elixir da imortalidade, enxofre, salitre, nitrato de potássio, Propelente, Explosiva, munições, fogos de artifício, pólvora negra, usada com propósitos militares na China, canhão, foguetes, bombas explosivas lançadas de catapultas.