Azocorantes
Os alimentos industrializados aos quais temos acesso atualmente, estão cada vez mais atraentes, com diferentes formatos e as mais variadas colorações. Tudo para tornar o produto diferenciado e mais atraente aos olhos do consumidor. As substâncias responsáveis por este “show de cores” são conhecidas popularmente como corantes, mas, cientificamente, recebem outras denominações: corantes sintéticos ou azocorantes, e possuem fórmula geral:
Um dos mais conhecidos corantes alimentícios é o metilorange (ou alaranjado-de-metila). O metilorange é usado em laboratório como indicador para as reações ácido-básicas. Esse corante tem sua coloração justificada pela existência de ligações duplas conjugadas na molécula. Vejamos a estrutura molecular:
Repare que o 1° anel benzênico possui ligações duplas, estas estão conjugadas com as ligações duplas da ponte de nitrogênio (N=N) e estas, por sua vez, ligam-se com as ligações duplas do 2° anel benzênico. Portanto, a molécula tem sua cor em razão destas ligações duplas.
Corante metilorange