Cálculos na Eletrólise

Na indústria é muito importante saber a quantidade de matéria-prima que será necessário comprar e qual será seu rendimento. Visto que a eletrólise é um processo muito utilizado na indústria, principalmente no que diz respeito à produção de substâncias simples que servem de matérias-primas e para a purificação de metais; os aspectos quantitativos relacionados a esse processo tornam-se, então, de extrema necessidade.

Um cientista que contribuiu muito para isso foi o físico-químico Michael Faraday (1791-1867). Ele realizou uma série de experimentos e percebeu que quando uma corrente elétrica (eletrólise) passa em uma solução de determinado metal, os íons desse metal se depositam no fundo do recipiente.

Desse modo, ele concluiu que a massa de uma substância transformada ou formada por eletrólise é diretamente proporcional à quantidade de carga elétrica do sistema.

Isso significa que quanto maior for a intensidade da corrente elétrica dispensada na eletrólise, maior será a quantidade formada de massa do produto.

A fórmula em que se calcula essa carga elétrica (Q) é muito usada na Física:

Fórmula matemática da corrente elétrica.

Onde:

i = corrente elétrica, sendo sua unidade o ampère (A)
t = tempo de passagem da corrente em segundos (s)

A unidade usada para a carga elétrica é o coulomb (C).

Na eletrólise, os coeficientes das semirreações nos ajudam nos cálculos. Por exemplo, na eletrólise do NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha) são necessários 2 mol de elétrons para se produzir 1 mol de Cl2:

Semirreação do cátodo na produção de cloro por eletrólise.

Mas quanto vale cada mol de elétrons? O cientista norte-americano Robert Andrews Millikan (1868-1953) descobriu qual é a carga fundamental de 1 elétron: 1,6 . 10-19 C. Pelo Número de Avogadro, 1 mol corresponde a 6,02 . 1023 elétrons. Assim, para descobrir a carga que 1 mol de elétrons carrega é só multiplicar esses dois números:

Cálculo para chegar à constante de Faraday.

Esse valor passou a ser chamado de Constante de Faraday ou Unidade Faraday (1 F).

Assim, no caso citado do cloro, visto que são dois mols de elétrons necessários para produzir um mol de Cloro, a carga (Q) será de 2 F ou 193 000 C (2. 96500C=193000C).

A corrente elétrica necessária para produzir 1 mol de cloro no tempo de 1 minuto (60 s) será de aproximadamente 3216,67 A, conforme os cálculos abaixo:

Cálculo de processo envolvendo eletrólise

Millikan (à esquerda) descobriu a carga do elétron e, a partir desse e de outros dados colhidos, Faraday (à direita) criou as leis da eletrólise.

A quantidade de metal depositada pela passagem de 0,8 faraday através de uma solução de prata é igual a:

Dado: Ag = 108 u

a) 86,4 g

b) 43,16 g

c) 84,6 g

d) 48,6 g

e) 82,5 g

Na eletrólise de uma solução aquosa de sulfato férrico, quantos gramas de ferro metálico são libertados por 9.650 coulombs?

Dado: Fe = 56 u

a) 3,6

b) 6,6

c) 5,6

d) 6,3

e) 7,6

As pilhas e baterias, sem as quais não conseguimos viver, são resultantes dos estudos da Eletroquímica
Eletroquímica
Introdução ao estudo da Eletroquímica — um ramo da Química que estuda os processos que ocorrem nas pilhas e na eletrólise.
Veículo cromado
Aplicação da Eletrólise
O uso da corrente elétrica para cromar objetos.
Tubos de aço galvanizado
Galvanização
A corrosão de peças de ferro e de aço traz muitos prejuízos econômicos e ambientais. Conheça uma das alternativas para impedir isso, a galvanização.
Já imaginou que o sal de cozinha (cloreto de sódio) poderia originar o sódio metálico, que é tão reativo que chega a explodir em contato com a água?
Eletrólise do Cloreto de Sódio
Entenda como ocorre a eletrólise do cloreto de sódio (ígnea e em meio aquoso), quais são as reações envolvidas e os produtos obtidos.
Cuba eletrolítica realizando a eletrólise aquosa do NaCl
Descarga de cátions e ânions
Clique e aprenda a determinar o cátion ou o ânion que sofrerá descarga durante uma eletrólise em meio aquoso.
A pilha de lítio é usada em marca-passos implatados no interior da caixa torácica do paciente para controlar as batidas do coração por meio de impulso
Pilhas e Baterias de Lítio
Veja nesse texto a diferença entre as pilhas e as baterias de lítio, além de suas voltagens, durabilidade, esquemas de funcionamento e aplicações.
A pilha de Daniell (figura acima) funcionava porque a reação de oxirredução em que o zinco doa elétrons para o cobre é espontânea
Espontaneidade das reações
Aprenda a determinar a espontaneidade das reações de oxirredução, qual é o cátodo, qual é o ânodo e qual será a diferença de potencial de uma pilha.