2. Química
  3. Química nuclear
  4. Decaimento radioativo natural

Decaimento radioativo natural

O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.

Um núcleo é instável quando ele possui mais de 84 prótons (todos os elementos com número atômico (Z) igual ou superior a 84, isto é, do polônio em diante).  Isso acontece porque os prótons possuem carga positiva e repelem-se mutuamente, assim, eventualmente o núcleo desestabiliza-se e desintegra-se, tendo em vista que as forças que mantêm o núcleo unido são insuficientes para combater as forças de repulsão entre essa grande quantidade de prótons.

Além disso, essa desintegração também pode ocorrer em elementos com número atômico menor que 84, se eles possuírem uma quantidade muito diferente entre os prótons e os nêutrons no núcleo. Visto que os nêutrons não têm carga elétrica, essas partículas são as responsáveis por minimizar as forças de repulsão entre os prótons e manter o núcleo estável. Porém, se houver bem mais prótons que nêutrons, ou bem mais nêutrons que prótons, o núcleo perderá a sua estabilidade e também se desintegrará. Estes são os chamados núcleos enriquecidos.

Esse fenômeno é denominado de decaimento radioativo natural porque ocorre espontaneamente quando o núcleo instável libera partículas alfa (α), beta (β) e/ou gama (γ) (essas três são as radiações naturais liberadas pelos núcleos instáveis, sendo que a radiação gama não é partícula, mas geralmente acompanha a emissão alfa e a emissão beta), transformando-se em outro elemento químico.

Por exemplo, o Urânio-238 é um isótopo radioativo que sofre decaimento por liberar uma partícula alfa (que é constituída de dois prótons e dois nêutrons) e, com isso, origina um núcleo de Tório-234:

23892U → 23490Th + 42α

Podemos dizer também que ocorreu uma transmutação natural.

No entanto, o tório também sofre decaimento radioativo natural, porque seu número atômico é igual a 90. Ele libera uma partícula beta (um nêutron transforma-se em um próton no núcleo e em um elétron que é liberado) e transforma-se em outro elemento, o Protactínio (Pa-234) de número atômico 91. Esse decaimento continua com esse elemento em uma série sucessiva, até que se transforme finalmente em um elemento químico de núcleo estável.

Nesse caso que estamos considerando, o decaimento radioativo termina com o chumbo 206 (Pb-206), cujo número atômico é 82, como se pode ver abaixo:

Decaimento radioativo do urânio 238

É possível também realizar transmutações artificiais, isto é, com núcleos estáveis. Veja como isso é feito lendo o texto Radioatividade Artificial.

Quando o núcleo de um átomo é instável, ele sofre decaimento radioativo natural

Nas reações nucleares abaixo, ocorre emissão de alfa em:

I) 90Th23288Ra228

II) 92U23890Th234

III) 89Ac22787Fr223

IV) 83Bi21384Po213

Marque a alternativa correta:

a) I, II e III, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II e IV, apenas.

d) Apenas em III.

e) Apenas em IV.

Um átomo do isótopo do tório libera uma partícula alfa e transforma-se em um átomo de rádio de acordo com a equação:

xTh23888Ray + 2α4

Os valores de X e Y são, respectivamente:

a) 88 e 238

b) 89 e 236

c) 90 e 234

d) 91 e 237

e) 92 e 230

Lixo nuclear: como se livrar dele?
Descarte de resíduos nucleares
Como dar o destino correto a esse material?
Partícula Alfa sendo emitida
Emissão Alfa
Saiba sobre os emissores Alfa.
Tsar Bomba (réplica) no Museu de Bombas Atômicas de Sarov
Variantes da bomba atômica
Conheça os tipos de reação nuclear
A radioatividade é aplamante utilizada na medicina
Aplicação da Radioatividade na Medicina
Neste texto são abordadas as principais aplicações da radioatividade na medicina, principalmente quanto à inserção de radioisótopos no organismo.
Imagem do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo
LHC: O Maior Acelerador de Partículas do Mundo
Conheça o processo de funcionamento do LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, a finalidade da sua construção e por que não precisamos ficar com medo.
Frederick Soddy propôs as leis da radioatividade *
Leis da radioatividade
Conheça as leis da radioatividade e como elas explicam a formação de um novo elemento químico a partir de emissões radioativas!
Fórmula utilizada em cálculos que envolvem meia-vida
Cálculos envolvendo meia-vida
Aprenda a realizar os cálculos que envolvem o estudo da meia-vida com a ajuda de exemplos que aplicam fórmulas e gráficos relacionados a esse conteúdo.
O estudo cinético da radiação envolve questões estatísticas
Cinética radioativa
Conheça o que é cinética radioativa e saiba quais são as variáveis e as características relacionadas à desintegração dos átomos.
Radioisótopos
Clique aqui e conheça as características de alguns radioisótopos!
A radioatividade possui diversas aplicações benéficas à agricultura
Radioatividade na Agricultura
Conheça técnicas envolvendo o uso da radioatividade que são empregadas na agricultura, tais como a preservação de alimentos e o controle de pragas.