Whatsapp icon Whatsapp

Elemento Magnésio

Pigmentação verde das plantas: presença de magnésio.
Pigmentação verde das plantas: presença de magnésio.
O magnésio é o elemento químico que possui o símbolo Mg, número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) e disponibiliza a massa atômica de 24 u. Pertence à família dos Metais Alcalino-terrosos, e se localiza no grupo 2 A da Tabela Periódica dos elementos.

Características físicas do Magnésio: é sólido nas condições ambientes, constitui o sexto elemento mais abundante na crosta terrestre (2,76%) e o terceiro no mar. Na superfície da Terra está presente na forma mineral e pode ser extraído de minerais rochosos, como: dolomita, olivina, magnesita e serpentina. No mar, encontra-se dissolvido na água dos oceanos.

Aplicação de Magnésio: O elemento Magnésio é aplicado na fabricação de fogos de artifício, lâmpadas e ainda está presente nos flashes fotográficos. Pode ser usado também como catalisador em reações orgânicas: reações de adição e redução, desalogenização e condensação. Só por estas reações já se percebe como o Magnésio é quimicamente reativo, pois reage com a maioria dos ácidos e com quase todos os metais, com duas exceções apenas: o metal Crômio e o ácido fluorídrico.

Onde mais pode se encontrar magnésio? Na natureza é encontrado de forma natural na pigmentação verde das plantas (mais conhecida como clorofila). É um elemento químico essencial para o homem, e por este motivo, é encontrado no organismo: está presente nos ossos e se dissocia em íons que desempenham papéis importantes na atividade de muitas coenzimas.

Com se vê o Magnésio é um elemento que pode ser encontrado de várias formas: no mar, nas plantas, na superfície da Terra e até mesmo em nosso organismo.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

O berílio está na família dos metais alcalinoterrosos (grupo 2) na Tabela Periódica
Berílio
Este artigo traz informações sobre como o elemento químico Berílio manifesta-se na natureza, suas aplicações e como ele é altamente tóxico.
Representação do símbolo do elemento químico cálcio.
Cálcio (Ca)
Conheça as propriedades químicas do cálcio e seus principais compostos. Saiba também as funções do cálcio no organismo e quais as fontes alimentares desse nutriente.
Roentgênio possui número atômico 111.
Elemento 111: Roentgênio
Clique aqui e conheça as principais características do Roentgênio, um elemento relativamente novo.
Barras de ferro
Ferro insolúvel: propriedades desse elemento
A solubilidade dos metais em água.
Mercúrio: líquido tóxico.
Metal Mercúrio
Atente-se para os perigos oferecidos por esse metal pesado.
Pulseira em inox: presença de níquel.
Níquel
Os efeitos tóxicos deste metal em nosso organismo.
Símbolo do elemento químico potássio
Potássio (K)
Conheça as propriedades químicas e as aplicações do potássio. Entenda a função do potássio na saúde animal e vegetal. Conheça os alimentos ricos nesse nutriente.
Titânio (Ti)
Conheça o titânio, um elemento químico largamente utilizado para compor ligas metálicas. Veja suas propriedades, formas de obtenção e características.
video icon
Filosofia
O que é utopia?
Utopia é um termo que indica um lugar inexistente ou, ao menos, distante. É um termo que pode ser aplicado às várias tentativas ao longo da história da humanidade de estabelecer-se uma crítica social que melhorasse as condições vigentes por meio da apresentação de um modelo ideal. O utópico está ligado ao ideal, àquilo que não existe, mas que deve ser buscado, pois apresenta os melhores moldes para uma sociedade mais avançada.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.