Whatsapp icon Whatsapp

Elemento Magnésio

Pigmentação verde das plantas: presença de magnésio.
Pigmentação verde das plantas: presença de magnésio.
O magnésio é o elemento químico que possui o símbolo Mg, número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) e disponibiliza a massa atômica de 24 u. Pertence à família dos Metais Alcalino-terrosos, e se localiza no grupo 2 A da Tabela Periódica dos elementos.

Características físicas do Magnésio: é sólido nas condições ambientes, constitui o sexto elemento mais abundante na crosta terrestre (2,76%) e o terceiro no mar. Na superfície da Terra está presente na forma mineral e pode ser extraído de minerais rochosos, como: dolomita, olivina, magnesita e serpentina. No mar, encontra-se dissolvido na água dos oceanos.

Aplicação de Magnésio: O elemento Magnésio é aplicado na fabricação de fogos de artifício, lâmpadas e ainda está presente nos flashes fotográficos. Pode ser usado também como catalisador em reações orgânicas: reações de adição e redução, desalogenização e condensação. Só por estas reações já se percebe como o Magnésio é quimicamente reativo, pois reage com a maioria dos ácidos e com quase todos os metais, com duas exceções apenas: o metal Crômio e o ácido fluorídrico.

Onde mais pode se encontrar magnésio? Na natureza é encontrado de forma natural na pigmentação verde das plantas (mais conhecida como clorofila). É um elemento químico essencial para o homem, e por este motivo, é encontrado no organismo: está presente nos ossos e se dissocia em íons que desempenham papéis importantes na atividade de muitas coenzimas.

Com se vê o Magnésio é um elemento que pode ser encontrado de várias formas: no mar, nas plantas, na superfície da Terra e até mesmo em nosso organismo.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Elemento 111: Roentgênio
Clique aqui e conheça as principais características do Roentgênio, um elemento relativamente novo.
Níquel (Ni)
Clique aqui, saiba quais são as propriedades químicas e as aplicações do níquel e conheça as fontes naturais desse metal.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Congruência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Congruência de triângulos
Nessa aula veremos que para dois triângulos serem congruentes, os seus lados homólogos e os ângulos correspondentes devem ser congruentes. Porém, ao invés de analisar os três lados e os três ângulos, veremos que é necessário analisar apenas alguns casos de congruência de triângulos: LAL (Lado, Ângulo, Lado), LLL (Lado, Lado, Lado), ALA (Ângulo, Lado, Ângulo) e LAAo (Lado, Ângulo, Ângulo Oposto).