Elemento 111: Roentgênio

O Roentgênio é o elemento de número 111 na tabela periódica, ele é um elemento sintético descoberto em 1994.
Roentgênio possui número atômico 111.

O elemento número 111 da tabela periódica é conhecido como "Roentgênio". Ele foi descoberto no ano de 1994 por uma equipe internacional de cientistas alemães, mas só em 2003 foi reconhecido oficialmente.

Este é o procedimento adotado pelo mundo científico: ao se descobrir um elemento, este passa por anos de estudos até que se comprove sua existência, e só depois é nomeado.

O Roentgênio é produzido artificialmente, ou seja, é um elemento sintético assim como todos os elementos com número atômico a partir do 95, confira na Tabela! Entre eles estão Amerício (Am), Mendelévio (Md), Einstênio (Es), este último é uma homenagem ao físico Albert Einstein. Por falar em homenageados, o elemento 111 foi batizado de Roetgênio em memória do físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen, que descobriu o raio X. Sua descoberta, além de representar um grande avanço para a medicina, facilitou a compreensão dos átomos e de seus núcleos.

O Roentgênio é 272 vezes mais pesado que o hidrogênio. Produzido sinteticamente a partir da fusão nuclear do níquel e do bismuto, é considerado o mais pesado dos elementos não-radioativos.