Elementos naturais e sintéticos
A enorme quantidade de elementos químicos presentes na Tabela Periódica traz uma dúvida: será mesmo que podemos encontrar todos eles ao nosso redor? A resposta a essa pergunta é não, sabe por quê? Alguns dos elementos são produzidos artificialmente em laboratórios, é o que chamamos de síntese.
Elementos naturais: São os elementos químicos encontrados na natureza.
Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente.
Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias:
Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).
Transurânicos: elementos sintéticos com número atômico superior a 92, somam 22 elementos na tabela.
Independente de o elemento químico ser natural ou artificial, para representá-lo se utiliza um símbolo, os alquimistas já adotavam esta prática há muitos anos atrás. Nessa época, o ouro era identificado pelo símbolo do Sol e a prata pelo símbolo da Lua.
Atualmente, os símbolos são adotados de acordo com critérios internacionais, sendo que os que representam os elementos da Tabela Periódica são reconhecidos em qualquer língua ou alfabeto, ou seja, o símbolo é o mesmo em qualquer país.
Veja o critério adotado para a escolha da simbologia:
O símbolo é a letra inicial maiúscula do nome latino do elemento, seguida, se necessário, de uma segunda letra minúscula, por exemplo: o Bromo é representado por Br porque já existia outro elemento com símbolo B, que é o Boro.