Whatsapp icon Whatsapp

Energia do futuro

Quais as vantagens da fusão nuclear?
Quais as vantagens da fusão nuclear?

A energia obtida pelo processo de fusão nuclear pode ser a solução para diversos problemas enfrentados atualmente. O princípio básico deste processo é a junção de dois átomos com o objetivo de se obter apenas um. Tudo acontece no reator de fusão, os átomos de hidrogênio se agrupam para formar átomos de hélio, nêutrons e grandes quantidades de energia.

O controle inerente à liberação de energia de uma reação de fusão permite a produção de eletricidade. Este meio constitui uma fonte inesgotável de energia e não polui, como aquela gerada por métodos convencionais – o Hélio não é poluente.

A reação de fusão é a que fornece energia para as bombas de hidrogênio e para o Sol (energia Solar). Mas ainda vai demorar um pouco para ela começar a ser usada na produção de energia elétrica, apesar de já ter sido comprovada esta possibilidade. Tudo porque o homem ainda não conseguiu encontrar uma forma de controlar a fusão nuclear, como acontece com a fissão.

É bem provável que esteja próximo dos cientistas conseguirem desenvolver um processo seguro para a obtenção da fusão nuclear, que é considerada a energia do futuro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Uso da Energia Nuclear
Energia Nuclear evita efeito estufa



Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Energia Nuclear evita efeito estufa
Descubra por que esta energia é considerada ecologicamente correta.
Os léptons
Conheça a classe de partículas subatômicas dos léptons, que envolve o elétron, o muon, o tau e os neutrinos de cada um deles.
Reator de fusão
Veja quais são os desafios encontrados na construção de um reator de fusão, como estão as pesquisas nesse campo e quais as vantagens desse tipo de energia nuclear.
Usina nuclear
Saiba mais sobre o funcionamento das usinas nucleares. Conheça as principais vantagens e desvantagens da utilização nuclear de energia.
Variantes da bomba atômica
Conheça os tipos de reação nuclear
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.