Whatsapp icon Whatsapp

Variantes da bomba atômica

Tsar Bomba (réplica) no Museu de Bombas Atômicas de Sarov
Tsar Bomba (réplica) no Museu de Bombas Atômicas de Sarov
As bombas atômicas também são conhecidas como bombas nucleares, isso porque são armas explosivas cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso. Os principais gêneros estão listados a seguir:

Bombas de fissão nuclear

As bombas que utilizam da chamada fissão nuclear são, em geral, feitas com urânio ou plutônio. Esses elementos têm pesados núcleos atômicos que são desintegrados em elementos mais leves quando bombardeados por nêutrons.

O bombardeamento de um núcleo implica na produção de mais nêutrons, que bombardeiam outros núcleos, gerando uma reação em cadeia.

Bombas de fusão nuclear

Esse tipo de bomba comporta a reação onde núcleos leves de hidrogênio e hélio combinam-se para formar elementos mais pesados e liberar enormes quantidades de energia.

As bombas de fusão são também conhecidas como bombas de hidrogênio ou bombas termonucleares. Esse último termo se justifica pelo fato da fusão ocorrer em altíssima temperatura para que a sua reação em cadeia ocorra.

A bomba de fusão nuclear é considerada a mais potente de todas, felizmente nunca foi usada em uma guerra. Uma amostra foi testada pelos Estados Unidos em 1961 e ficou conhecida como Tsar Bomba.


Bomba de nêutrons

A bomba de nêutrons consiste num dispositivo termonuclear pequeno. É composta por um corpo de níquel ou cromo, onde ocorre uma reação de fusão, os nêutrons gerados não são absorvidos pelo interior da bomba, eles escapam.

As partículas de nêutrons possuem alta energia e por isso grande poder de destruição. A ação penetrante dessas partículas é a maior, se comparada a outros tipos de radiação. Portanto, a bomba de nêutrons tem ação destrutiva sobre organismos vivos. Tecidos humanos são facilmente penetrados por nêutrons.

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Acelerador de partículas
Conheça o que constitui um acelerador de partículas, os três tipos principais de aceleradores e para que eles são utilizados.
Datação radiométrica
Clique aqui e entenda como funciona o processo de datação radiométrica!
Decaimento radioativo natural
Descubra por que ocorre o decaimento radioativo natural somente em determinados elementos químicos.
Radioatividade do Urânio
Como foi descoberta a radiação emitida por este elemento.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).