Equilíbrio químico

O equilíbrio químico ocorre quando as velocidades de vaporização e condensação de uma reação se igualam.

Algumas reações ocorrem por completo, ou seja, os reagentes se misturam e não voltam mais ao estado inicial, mas em outras a reação pode ser reversível, é nestes casos que o Equilíbrio químico se manifesta.

Como exemplo de reação irreversível temos a combustão, quando um determinado material é queimado, ele jamais volta a ser como era antes, ou seja, vira cinzas e assim permanece. Então o que seria uma reação reversível? Ela ocorre tanto em processos químicos como em processos físicos e consiste na junção das reações direta e inversa.

Exemplo: se colocarmos uma quantidade de água líquida em um recipiente fechado percebe-se que as moléculas de H2O passam simultaneamente do estado líquido para o gasoso, e vice-versa. Para confirmar esta afirmação é só reparar que o recipiente fica embaçado, ou seja, o vapor de água é responsável por este aspecto.

Veja a equação do processo:

H2O(l) ↔ H2O(v)

A seta dupla indica que a reação ocorre da forma direta e inversa, a água líquida se transforma em vapor, e o vapor se converte em líquido novamente. Sendo assim, podemos afirmar que no sentido direto da reação o reagente líquido forma o produto H2O (v), e no sentido inverso o produto reage para formar H2O(l).

Mas o que o Equilíbrio químico tem a ver com esta história?
Ah sim! Antes disso vamos recapitular as mudanças de estado: na reação direta da equação acima temos a vaporização (líquido para vapor) e na reação inversa teremos a condensação (vapor para líquido). Então podemos dizer que em uma mesma reação estão presentes as velocidades de vaporização e de condensação. O Equilíbrio químico só ocorre quando estas duas velocidades se igualam:

Velocidade de vaporização ? Velocidade de condensação

O Equilíbrio Químico nada mais é do que a estabilidade entre os produtos e reagentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
A formação de íons provenientes de suas próprias moléculas origina o equilíbrio iônico da água
Equilíbrio iônico da água
Entenda como é formado o equilíbrio iônico da água, qual é o seu produto iônico, como este varia com a temperatura, bem como sua relação com o pH.
Os cálculos renais são agregados cristalinos formados pela precipitação de alguns sais, como o fosfato de cálcio
Produto de Solubilidade
Entenda o que é produto de solubilidade (KPS) e aprenda a realizar o seu cálculo!
O quociente de equilíbrio pode ser calculado para vários experimentos a fim de determinar se a reação já atingiu o equilíbrio
Quociente de equilíbrio (Qc)
Entenda o que é o quociente de equilíbrio (Qc), como ele é calculado, qual a sua relação com a constante de equilíbrio e qual a sua aplicação.
Equações representando equilíbrios iônicos
Deslocamento em equilíbrios iônicos
Clique e conheça como ocorre o deslocamento em equilíbrios iônicos após a adição de íons comum ou reativos.
Sigla da constante de hidrólise
Cálculo da constante de hidrólise
Clique e aprenda a calcular a constante de hidrólise de um equilíbrio por meio do uso de fórmulas e do tipo de sal utilizado no processo!
Expressão que pode ser utilizada para calcular a constante de um equilíbrio
Cálculo da constante de equilíbrio
Clique e aprenda a realizar o cálculo da constante de um equilíbrio químico, seja utilizando a concentração em mol/L, seja utilizando as pressões parciais.
O cálculo do produto de solubilidade depende do equilíbrio de dissociação
Constante do produto de solubilidade
Aprenda a realizar o cálculo do produto de solubilidade de um eletrólito por meio de um passo a passo muito simples!
O sulfato de cálcio é um sal formado por ácido e base fortes
Hidrólise salina para ácidos e bases fortes
Conheça as características da hidrólise salina para ácidos e bases fortes e as particularidades desse fenômeno relacionado com a dissolução de um sal em água.
Exemplos de sais que sofrem hidrólise salina de ácido forte com base fraca
Hidrólise salina para ácido forte e base fraca
Clique e conheça quais são as características e como identificar uma hidrólise salina entre um ácido forte e uma base fraca.
Representação da interação entre os íons provenientes de um sal e da água.
Hidrólise salina entre ácido e base fracos
Clique neste link e aprenda a determinar se ocorre ou não uma hidrólise salina entre ácido e base fracos quando um determinado sal é dissolvido em água. Por meio da hidrólise, o sal dissocia-se gerando afinidade entre todos seus íons (cátion e ânion) e os íons da água.