Estanho

É um metal de coloração branco-prateada com tintura levemente amarelada, cujo símbolo é Sn e possui massa atômica = 118,7 u. O estanho é maleável, pouco dúctil, possui baixo ponto de fusão e é altamente cristalino. É maleável quando se encontra a baixas temperaturas, porém é frágil quando aquecido. Não se oxida facilmente e é resistente à corrosão.

O estanho é usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais e protegê-los da corrosão, possui como principais minérios: Hematita e Cassiterita. Essas substâncias passam por uma purificação inicial e em seguida são reduzidas por fusão com carbono para formar o metal.

Modo de preparo: o estanho é refinado por fusão em uma fornalha com uma soleira inclinada. Para se obter um estanho mais puro é só inclinar mais a soleira e as impurezas ficam no fundo.

Utilização: os compostos de estanho são usados na manufatura de vidros opacos e vernizes. O fluoreto de estanho é um dos componentes das pastas dentais com flúor. Veja outras utilizações:

- O estanho liga-se com facilidade ao ferro, e por isso é usado na indústria automotiva para revestimento e acabamentos da lataria.

- O estanho também é muito usado em telhas, correntes e âncoras.

- Os recipientes de aço blindados com estanho são muito usados para a conservação de alimentos. É válido lembrar que pequenas quantidades de estanho encontradas em alimentos enlatados não são prejudiciais a seres humanos.

- Revestimentos de sais de estanho pulverizados sobre vidro conduzem eletricidade. Esses revestimentos podem ser usados em painéis luminosos e em pára-brisas para livrá-los de água ou gelo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Peças feitas com estanho.
Peças feitas com estanho.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
O Rio Tietê exala gás Sulfídrico.
Gás Sulfídrico
Gás Sulfídrico, decomposição de material orgânico provocada por ação bacteriana, gás com cheiro de ovo podre, gás que afeta as mucosas respiratória e ocular, Ong Consciec Ambiental, solução aquosa de Acetato de Chumbo, Rio Tietê.
Exemplos de alimentos com ácidos
Aplicações dos ácidos mais comuns
Você conhece as aplicações dos ácidos mais comuns? Clique e descubra as diversas utilizações de alguns ácidos, empregados principalmente na indústria, participando da produção de produtos fundamentais como fertilizantes, ou na rotina laboratorial, em que são usados na síntese de outras funções inorgânicas.