Extração de petróleo
Definição para petróleo: o próprio nome já o define, vem do latim petra = pedra + oleum = óleo. O petróleo se define como um líquido oleoso retirado de pedras (rochas) subterrâneas. Esta riqueza natural já ganhou até o nome de Ouro negro, em razão da sua coloração e grandeza econômica.
Como o petróleo se forma? São necessários milhares de anos para que uma rocha sedimentar armazene quantidade suficiente de matéria orgânica proveniente de restos animais e vegetais, esta matéria passa por uma transformação ficando retida e constituindo então as chamadas jazidas de petróleo.
Processo de extração:
Depois de identificar, através de estudos geológicos, a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida. Você sabe por quê? A pressão é explicada pela presença de gases componentes do petróleo.
Este processo é parecido com o usado para cavar poços artesianos, mas neste caso a busca não é por um líquido transparente (água), é por um líquido denso, oleoso, escuro e cheio de impurezas. É exatamente assim que o petróleo é encontrado, e só depois é purificado nas torres de fracionamento.
O método usado para obter petróleo de diferentes formas é a destilação fracionada, é ela a responsável por termos gás para a preparação de alimentos, combustíveis para abastecer automóveis, aviões, navios. Como se vê, o petróleo é uma rica fonte de energia, daí o porquê de ser considerado tão importante para a economia mundial.
Veja mais:
Destilação do petróleo
Conheça os subprodutos dessa riqueza natural.