Whatsapp icon Whatsapp

Mudanças de estado físico dos líquidos

A temperatura altera a estrutura dos líquidos.
A temperatura altera a estrutura dos líquidos.
Um líquido pode passar por transformações se for alterada a sua temperatura. As mudanças ocorrem porque a pressão de vapor de um líquido aumenta quando se eleva a temperatura. A seguir estão relacionadas as alterações no estado físico dos líquidos decorrentes do aumento e abaixamento da temperatura:

Congelamento: ocorre quando diminuímos a temperatura de um líquido até o ponto de sua energia ser removida, em conseqüência há também uma redução na energia cinética das partículas. O líquido irá se congelar devido o decrescimento da temperatura.

Vidros: o vidro se forma pelo supercongelamento de um líquido. Esse fenômeno ocorre quando a temperatura ultrapassa o ponto de congelamento antes que a solidificação tenha início, ocorre então a cristalização do líquido, o processo é por resfriamento brusco a temperaturas muito abaixo do ponto de congelamento. Quando um líquido chega a esse ponto, sua viscosidade torna-se muito alta e ele se torna semelhante a um sólido, com maior dureza, rigidez e forma constante.

Ebulição: quando um líquido é aquecido a uma temperatura elevada, a tendência que as moléculas possuem de escapamento torna-se tão grande que ocorre a ebulição. A temperatura na qual a pressão de vapor do líquido torna-se igual à pressão externa é o que chamamos de ponto de ebulição. A temperatura de ebulição da água é de aproximadamente 100°C, nesse ponto a pressão de vapor da água é igual à pressão atmosférica (pressão padrão). Dizemos então que o ponto de ebulição (P.E) da água é 100°C.

Evaporação: é um processo lento e consiste na perda das moléculas que se movimentam com maior velocidade e adquirem energia para vencer as forças intermoleculares e escapar.
Os líquidos apresentam uma tendência enorme de se evaporar e se transformar em gases, essa transformação ocorre quando as moléculas na superfície são forçadas a sair e deixar o líquido.
Publicado por Líria Alves de Souza