Whatsapp icon Whatsapp

Nicolau Copérnico: o sol como centro de tudo

Sistema de Copérnico
Sistema de Copérnico

No ano de 1543, um cientista polonês começava a revolução que iria mudar a história das esferas celestes, o nome dele era Nicolau Copérnico.


Nicolau Copérnico (1473-1543)

Copérnico propôs que o Sol, e não a Terra, era o centro do cosmo. A Terra no modelo coperniciano não passa de um planeta, tal como Júpiter ou Saturno. Esta idéia até então era desconhecida, e foi a partir dela que começaram a surgir as teorias atuais:

Todos os planetas giram em torno do sol completando uma órbita em 365 dias (1 ano);

A Terra gira em torno de si mesma, como um pião, é o chamado movimento de rotação que dura 24 horas (1 dia).

Mas não pense que essas descobertas de Copérnico foram aceitas de imediato, no início pareciam loucura, e foram necessários 50 anos até que suas idéias começassem a surtir efeito.

Resumindo a teoria de Copérnico: O mundo é esférico e finito, como todos os corpos celestes, e o movimento destes corpos é circular e uniforme. O sol se encontra fixo (imóvel) no centro do sistema e em torno dele giram os planetas (que giram em torno de si mesmos). Sendo assim, a Terra possui dois movimentos: girando em torno do próprio eixo e em torno do sol. Mais tarde, no século seguinte, as observações de Galileu Galilei confirmariam esta teoria.

Algumas das idéias de Copérnico ficaram ultrapassadas, como acreditar que a órbita dos planetas era perfeitamente circular, mas, contudo conseguiu demonstrar que o Sol era o centro das órbitas da Terra e dos outros planetas, e que a Lua girava em torno da Terra.

Os estudos de Copérnico foram fundamentais para que mais tarde, cientistas como Galileu Galilei e Isaac Newton pudessem construir a estrutura da astronomia moderna que faz parte do nosso conhecimento atual sobre o Universo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Galileu Galilei é reconhecido como um dos maiores físicos e astrônomos de todos os tempos.
Galileu Galilei
Clique e acesse o texto para saber detalhes sobre a vida do importante cientista chamado Galileu Galilei. Entenda por que ele teve problemas com a inquisição.
Por que sentimos o sabor dos alimentos?
Química das papilas gustativas
Por que sentimos o sabor dos alimentos?
É possível fazer sangue?
Sangue do futuro
Como reproduzir o fluido essencial a vida a partir de polímeros.
video icon
Física
Pré-Enem | Óptica: reflexão, refração, espelhos, lentes, óptica da visão
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Óptica: reflexão, refração, espelhos, lentes, óptica da visão " com o professor Sostag!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas