Whatsapp icon Whatsapp

O que é a Química Orgânica?

O constituinte ácido málico da maçã é orgânico.
O constituinte ácido málico da maçã é orgânico.

Química orgânica é a parte da química que estuda os compostos do elemento carbono, os também chamados compostos orgânicos, que possuem propriedades características.
Antes de sabermos em que consiste a parte orgânica da química, primeiro vamos saber qual a diferença básica entre a Química Orgânica e a Química Inorgânica.
Substâncias presentes nos organismos vivos são chamadas de compostos orgânicos e as presentes no reino mineral são compostos inorgânicos.
A História da Química Orgânica relata que ela teve início somente no século XVIII, quando um cientista alemão, o químico Friedrich Wohler (1800-1882), deu início aos processos de obtenção de substâncias a partir de produtos naturais.

A síntese de Wohler:

Esse processo ficou conhecido no mundo inteiro, porque é a partir dele que a Química
Orgânica surgiu. Tudo começou quando Friedrich Wohler em seus experimentos aquecia cianeto de amônio, que é um sal inorgânico e acabou obtendo a uréia que é uma substância orgânica encontrada na urina de alguns animais.
A química orgânica está presente até em nosso organismo na forma de proteínas, lipídios e carboidratos. A composição do açúcar, da glicose e da celulose se resume em carbono, hidrogênio e oxigênio.
Além de a química orgânica estar presente em todos os seres vivos (em nosso organismo), ela também faz parte de nossa alimentação, através dos chamados compostos orgânicos naturais. Existem centenas destes compostos nos alimentos que ingerimos, como por exemplo, o ácido tartárico presente na uva e o ácido cítrico do limão, todos possuem em suas fórmulas o elemento carbono.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Ureia é a amida mais conhecida, pois participa da nutrição de animais e é excretada por nós, humanos.
Amidas
Clique aqui para saber mais sobre as amidas, funções nitrogenadas que apresentam em sua estrutura uma carbonila ligada a um nitrogênio. Veja aqui suas aplicações, nomenclatura, classificação, propriedades, grupo funcional, curiosidades e exemplos!
A margarina é derivada de glicerídeos.
Glicerídeos
Glicerídeos, como se faz a margarina, classe de lipídios, glicerol e ésteres de ácidos graxos, ésteres de ácidos graxos insaturados, ácidos oléico e linoléico, glicerídeos sólidos, ácidos esteárico e palmítico, ácidos graxos saturados, hidrogenação e hidrólise alcalina.
O polímero poliéster é usado na produção de fibras têxteis
Poliéster
O polímero PET do qual são feitas as garrafas de água e refrigerantes é um poliéster. Saiba mais sobre a composição e as aplicações desse polímero.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | A vida no Direito, com Patricia Vanzolini
Quer ter mais informações sobre o curso de Direito e a profissão? Confira uma entrevista com a advogada Patricia Vanzolini, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.