Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Ondas eletromagnéticas de Rádio

Ondas eletromagnéticas de Rádio

As ondas de rádio são um tipo de radiação eletromagnética conhecido como ondas hertzianas com frequência entre 100 Hz a 109 Hz.

As ondas eletromagnéticas são radiações formadas por dois campos, o elétrico e o magnético, que são perpendiculares entre si e que oscilam simultaneamente na direção da propagação da radiação, variando de forma senoidal. A seguir, temos um espectro eletromagnético que indica os diversos tipos de radiações eletromagnéticas com que interagimos no cotidiano:

Espectro eletromagnético das ondas eletromagnéticas

O que diferencia essas ondas eletromagnéticas são os comprimentos e as frequências delas. O comprimento de uma onda corresponde à distância entre duas cristas ou duas depressões e é representado por λ (lambda). Quanto maior o comprimento da onda, menor é a sua energia. Já a frequência (f) indica o número de vezes que a onda eletromagnética oscila, isto é, o número de vibrações por segundo. A unidade da frequência das ondas eletromagnéticas é dada pelo inverso do segundo (1/s ou s-1), que é igual a 1 hertz, em homenagem ao físico alemão Heinrich Rudolph Hertz (1857-1894).

As ondas de rádio AM e FM são um tipo de radiação eletromagnética que se situa nas ondas hertzianas, que, conforme você pode ver no espectro acima, possui baixa energia e grandes comprimentos de onda, que se estendem entre 3 . 108 nm até 3 . 1017 nm. Observe abaixo os valores das frequências desse tipo de radiação:

* Ondas curtas → 107 Hz a 109 Hz;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* Ondas médias → 106;

* Ondas longas → 100 Hz a 105 Hz.

O som que ouvimos pelo rádio é transmitido e recebido por antenas que transmitem ondas hertzianas

As ondas de TV também são exemplos de ondas hertzianas cujas frequências são menores que 100 Hz. As ondas hertzianas são transmitidas e recebidas por meio de antenas.

Além das transmissões radiofônicas usadas pelo homem, esse tipo de radiação também é emitido por estrelas e nebulosas. Isso é importante porque permite que elas sejam estudadas, mesmo estando em uma distância que os telescópios ópticos não alcançam.

As ondas de rádio são radiações eletromagnéticas
As ondas de rádio são radiações eletromagnéticas
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
O <i>headset</i> é um exemplo de tecnologia que utiliza transmissão de dados a distância
Bluetooth e infravermelho
Clique aqui para entender a diferença entre Bluetooth e infravermelho, tecnologias que utilizam ondas eletromagnéticas para transferir dados.
A maior contribuição de Hertz foi a descoberta da produção das ondas eletromagnéticas
Heinrich Hertz
Clique aqui e conheça a história de Heinrich Rudolf Hertz, físico alemão cujas contribuições abriram caminho para a criação do rádio e da TV.
Os meios de comunicação podem transmitir informações em ferramentas impressas, como os jornais, e em ferramentas digitais, como os tablets.
Meios de comunicação
Saiba mais sobre os meios de comunicação, instrumentos que possibilitam a difusão de informações entre as pessoas, propiciando a comunicação. Leia o texto a seguir e compreenda a evolução dos meios de comunicação. Conheça ainda quais são os meios de comunicação antigos e atuais.
A natureza da luz é explicada pelo estudo das ondas eletromagnéticas e pela constituição dos átomos
Natureza da luz
Conheça as diversas teorias a respeito da natureza da luz e qual é a mais aceita atualmente.