Organometálicos
Conhecer os compostos orgânicos é de grande importância para o ser humano de uma forma geral, já que estamos falando de substâncias relacionadas com diversos itens e utensílios que utilizamos no dia a dia, desde a farmácia até o supermercado.
Quando entramos em uma farmácia, por exemplo, temos como primeira visão uma estante com diversos medicamentos diferentes, porém não sabemos que eles estão relacionados com conhecimentos adquiridos através da química orgânica.
Sabemos que a Orgânica é uma parte da Química que possui um vasto número de substâncias diferentes, divididas em grupos menores chamados funções orgânicas. Em cada função temos a presença de um grupo de substâncias que apresentam características semelhantes.
Uma dessas funções orgânicas são os chamados Organometálicos. Denomina-se Organometálico a substância que apresenta em sua constituição um radical orgânico (formado por carbono e hidrogênio) ligado a um metal, e esse metal ligado a um halogênio (elemento químico presente na família VII A da tabela periódica). Dentre os metais mais comuns que formam esses compostos estão o magnésio (Mg), o chumbo (Pb), o mercúrio (Hg) e o zinco (Zn), por exemplo. O Organometálico mais comum e conhecido é o Tetraetil-chumbo, que é utilizado como um antidetonante misturado à gasolina. Abaixo temos a fórmula estrutural desse composto:
Fórmula estrutural do Tetraetil-chumbo
Veículo sendo abastecido com gasolina
Observação: Por ter chumbo em sua composição, esse composto está proibido em muitos países, inclusive no Brasil, já que é eliminado na atmosfera após a combustão do combustível, o que pode causar problemas de saúde em humanos.
Os Organometálicos mais importantes são os chamados compostos de Grignard, descobertos no ano de 1912 pelo químico francês Victor Grignard. São importantes pelo fato de que a partir deles outros organometálicos podem ser obtidos. Assim, de uma forma geral, os organometálicos são muito utilizados em laboratórios de química, participando na síntese de várias substâncias orgânicas.
Por terem uma importância e utilização maior na síntese orgânica, os compostos de Grignard ganham um maior espaço neste texto. São Organometálicos que apresentam na sua constituição o metal magnésio, juntamente com o radical orgânico e o halogênio. Segue abaixo a fórmula geral de um composto de Grignard:
R-MgX
onde:
-
R: radical orgânico
-
Mg: magnésio
-
X: Halogênio
A regra de nomenclatura IUPAC para estes compostos segue o seguinte padrão:
Cloreto
ou
Iodeto
ou + de + nome do radical orgânico + magnésio
Fluoreto
ou
Brometo
Regra IUPAC para nomear um composto de Grignard
Veja alguns exemplos de nomenclatura destes compostos:
H3C — CH2 — MgCl
Fórmula estrutural do Cloreto de etil-magnésio
H3C — CH2 — CH2 — MgBr
Fórmula estrutural do Brometo de propil-magnésio