Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Polímeros
  5. Polímero termoplástico e termorrígido

Polímero termoplástico e termorrígido

A temperatura influi no que se refere aos plásticos? Sim, ela exerce grande influência sobre o comportamento de polímeros, seja para torná-los resistentes ou para degradá-los após sua fabricação. É uma questão de como o calor será empregado: durante ou após o processo? Parece confuso, mas já vamos esclarecer.

Durante o preparo de alguns tipos de plástico, a matéria-prima é aquecida para um rearranjo de átomos, com isso, se formam pontes fixas na estrutura polimérica. Este procedimento é usado para a fabricação de plásticos termorrígidos, como o próprio nome já diz, eles possuem uma estrutura mais rígida. Após o resfriamento e endurecimento, esses plásticos mantêm o formato e não conseguem voltar à sua forma original, ou seja, se tornam mais duráveis.

Aplicação dos termorrígidos: utilizados em peças de automóveis, de aeronaves e de pneus, como por exemplo, poliuretano, poliéster, resinas epóxi, etc.

Por outro lado, existem os plásticos que são facilmente maleáveis. Basta uma breve exposição ao sol e já ficam amolecidos como se estivessem se desfazendo. Como por exemplo, um brinquedo plástico abandonado no quintal, rapidamente ele desbota e deforma, por ser constituído pelo que chamamos de “termoplástico”.

Os polímeros termoplásticos são compostos de longos fios lineares ou ramificados. A desvantagem está na sensibilidade ao calor. Neste caso, a alta temperatura influi negativamente na estrutura do material, tornando-o pouco resistente. Em compensação, o polímero é passível de remoldagens, por isso, estes plásticos podem ser facilmente reciclados.

Aplicação dos termoplásticos: para produzir filmes, fibras e embalagens, como polietileno (PE), polipropileno (PP), cloreto de polivinila (PVC), entre outros.

Para uma melhor compreensão, vamos a uma ilustração que demonstra as ligações dos dois tipos de plástico:



Termoplástico: ligações lineares formam os polímeros.
Termorrígido: ligações cruzadas unem os fios de polímeros.

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Polímero termorrígido: utilizado em pneus.
Polímero termorrígido: utilizado em pneus.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Alcoolismo: doença que altera o humor.
Etanol e saúde
Etanol, compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional, hidroxila, carbonos saturados, bebidas alcoólicas, teor de etanol, danos irreversíveis ao cérebro, álcool no sangue.
Os flavorizantes são responsáveis pelo sabor nos sorvetes.
Flavorizantes
Flavorizantes, acetato de benzila, aroma de jasmim, butanoato de etila, flavorizantes, substâncias responsáveis por agradáveis aromas, compostos orgânicos ésteres, Acetato de Pentila, Etanoato de octila, Heptanoato de etila, Acetato de etila.
Doces feitos com sacarose (açúcar comum).
Tipos de açúcares
Carboidratos, hidratos de carbono, Oses, monossacarídeos, hidrólise, glicose, frutose, Osídeos, açúcares hidrolisáveis, dissacarídeos, polissacarídeos, monossacarídeos, sacarose, lactose, maltose.
O TNT e a nitroglicerina são nitrocompostos usados como explosivos por mineradoras
Nitrocompostos
Conheça a função orgânica dos nitrocompostos, substâncias que possuem como uma das principais aplicações práticas a sua utilização na produção de explosivos.