Polímeros de Adição

A palavra “polímeros” vem do grego poly, que significa “muitos”, e meros, que quer dizer “partes”. Esses compostos recebem esse nome porque eles são macromoléculas, ou moléculas gigantes, formados por meio de reações de polimerização em que se unem vários monômeros (moléculas). Isto significa que os polímeros são formados por longas cadeias carbônicas compostas de “muitas partes”, na verdade, milhares de unidades que se repetem.

Eles existem na natureza e são denominados de polímeros naturais, tais como o látex da borracha, a celulose e as proteínas. Os cientistas tentaram imitar os polímeros naturais e conseguiram desenvolver polímeros artificiais, que são chamados no cotidiano de plásticos.

Entre os polímeros artificiais, temos os de adição que, como o próprio nome indica, são formados pela adição ou soma de vários monômeros exatamente iguais entre si e sem que haja perda de massa.

A união desses monômeros se dá por meio de uma reação de polimerização por adição, em que ocorre a ruptura de uma ligação pi (π) e a formação de duas novas ligações simples, o que permite a união sucessiva das moléculas do monômero. Isso significa que todo monômero usado na formação de polímeros de adição deve possuir obrigatoriamente ligações duplas entre carbonos.

Essas reações de polimerização por adição comum geralmente ocorrem sob pressão, aquecimento e na presença de um catalisador. Elas podem ser genericamente representadas por:

n H2C ? CH2 → ... ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ? CH2 ?...
monômero                                          polímero

Na tabela abaixo estão representados os principais polímeros de adição:

Exemplos de polímeros de adição e suas aplicações

Macromoléculas do polipropileno (PP), um polímero de adição usado para a fabricação de tecidos, sacos de plástico e muitos outros artigos
Dois compostos de mesma fórmula molecular e estruturas diferentes são isômeros
Isomeria
Clique para entender o que é isomeria e todas as classificações que envolvem esse ramo da Química Orgânica!
Os flavorizantes são responsáveis pelo sabor nos sorvetes.
Flavorizantes
Flavorizantes, acetato de benzila, aroma de jasmim, butanoato de etila, flavorizantes, substâncias responsáveis por agradáveis aromas, compostos orgânicos ésteres, Acetato de Pentila, Etanoato de octila, Heptanoato de etila, Acetato de etila.
Doces feitos com sacarose (açúcar comum).
Tipos de açúcares
Carboidratos, hidratos de carbono, Oses, monossacarídeos, hidrólise, glicose, frutose, Osídeos, açúcares hidrolisáveis, dissacarídeos, polissacarídeos, monossacarídeos, sacarose, lactose, maltose.
Partes do corpo humano conservados em soluções de formol
Formaldeído
Clique e conheça as características do formaldeído e suas principais utilizações.
O carbono está presente na sacarose (açúcar comum).
Estudo do Carbono
Estrutura do carbono, postulados de Couper-Kekulé, Unidade fundamental da Química Orgânica, formação dos compostos orgânicos, Archibald Scott Couper, Friedrich August Kekulé, Tetravalência constante, valências do carbono, clorometano, Encadeamento constante, sacarose, ácido sulfúrico, carvão.
Azeite de oliva: óleo ou gordura?
Classificação dos lipídios
Como saber se a estrutura orgânica se refere a óleo ou gordura?
A maior utilização do kevlar é em coletes à prova de bala
Polímero Kevlar: mais forte que o aço
Conheça melhor o kevlar, o plástico que é mais forte que o aço e que pode deter uma bala.
Recipientes de plástico feitos de poliestireno
Poliestireno
Descubra a constituição, as aplicações, os problemas ambientais e os produtos feitos do poliestireno, cuja forma mais conhecida é o isopor.
A degradação de componentes plásticos leva à formação de microplásticos, que contaminam o oceano.
Microplásticos
Clique neste link e saiba mais sobre os microplásticos, pequenos pedaços de polímeros sintéticos com tamanho inferior a 5 mm. Os microsplásticos têm causado danos imensuráveis ao ecossistema aquático (principalmente o marinho), provocando a morte de seres vivos da cadeia alimentar.