Whatsapp icon Whatsapp

Reação de oxirredução salva vidas

Aparelho bafômetro indicando 0,35 mg/L.
Aparelho bafômetro indicando 0,35 mg/L.

Todos sabem, através dos noticiários ou por vítimas na família, que é inconcebível dirigir embriagado. O perigo que uma pessoa alcoolizada oferece quando a frente de um volante se traduz pelas inúmeras vítimas de acidentes em rodovias.

Como evitar que um bêbado dirija colocando em risco vidas inocentes? A lei Seca (Lei 11.705) foi implantada junto ao Código de Trânsito Brasileiro, com essa nova legislação, o motorista que for flagrado com nível de álcool acima do permitido (0,1 mg/L de sangue) terá que pagar uma multa, e quem estiver embriagado (níveis acima de 0,3 mg/L) terá o carro apreendido e ainda perde a habilitação.

A medida do nível alcoólico no sangue é feita através do Bafômetro: um aparelho que permite determinar a concentração de álcool analisando o ar exalado dos pulmões do indivíduo.

Mas o quê o bafômetro tem a ver com a química? Saiba que ocorre a seguinte reação química dentro deste aparelho:

K2Cr2O7(aq.) + 4 H2SO4(aq.) + 3 C2H5OH(v) → 3 C2H4O(g) + K2SO4(aq.) + Cr2(SO4)3(aq.) + 7 H2O(l)

O reagente dicromato de potássio K2Cr2O7 possui coloração amarelo-alaranjado. O produto formado na reação é o Sulfato de Crômio III - Cr2(SO4)3 (composto verde). Como se vê, a reação dá origem aos íons: Cr2(SO4)3 e K2SO4.

Explicação química para o funcionamento do bafômetro:

Quando o álcool (exalado pelo motorista embriagado) entra em contato com a solução de dicromato de potássio (meio ácido) provoca uma reação de Oxirredução: o dicromato oxida o álcool etílico a aldeído acético (C2H4O). Na reação final, o dicromato (amarelo-alaranjado) dá origem ao Sulfato de Crômio III (coloração verde). Esta mudança de coloração indica a embriaguês do motorista.

E ATENÇÃO! Se beber não dirija. Se for dirigir não beba.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Lei seca
– Através dela o uso do bafômetro se intensificou.

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Por que a pressão do ar nos pneus de bicicletas é tão alta?
Descubra por que os pneus de bicicletas suportam mais pressão do ar do que os pneus dos carros.