Rubídio

O rubídio é um elemento químico, um metal alcalino mais precisamente, utilizado como combustível espacial.

O Rubídio é um elemento químico pertencente à família dos Metais Alcalinos (1A) cujo símbolo é Rb, número atômico 37 (37 prótons e 37 elétrons) e massa atômica 85,5 u.

Aspectos físicos do Rubídio: Este metal se encontra no estado sólido, sendo um metal alcalino macio, de coloração branco-prateada. É muito reativo e pode ser encontrado em temperatura ambiente no estado líquido. Quando sofre combustão, produz chama de coloração violeta amarelada.

Agora uma importante informação sobre o Rubídio: ele é usado como combustível espacial.

Dentre as outras utilizações do metal Rubídio se destaca a utilização em tubos de vácuo, como células fotoelétricas. Já as formas variantes, como o carbonato de rubídio, são empregadas na indústria vidreira. O Rubídio possui aplicação também na medicina, no preparo de soporíferos e sedativos e no tratamento de epilépticos.

Metal Alcalino
Lítio é o metal dos marcapassos.
Lítio
Conheça as propriedades e utilizações do metal mais leve que existe.
Estrôncio: cor vermelha de fogos.
Estrôncio
Metal usado em tubos de raios catódicos de televisores coloridos.
Iodo na panela: Frutos do mar.
Iodo
Confira aqui a importância do iodo para o organismo e quais são os alimentos fontes desse mineral!
Glenn Seaborg, físico norte-americano que comandou uma equipe na descoberta do    . elemento  transurânico  plutônio
Elementos Artificiais
Elementos Artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório.
O berílio está na família dos metais alcalinoterrosos (grupo 2) na Tabela Periódica
Berílio
Este artigo traz informações sobre como o elemento químico Berílio manifesta-se na natureza, suas aplicações e como ele é altamente tóxico.
O Cálcio se faz presente na crosta lunar.
Elemento Cálcio
Saiba a porcentagem deste elemento na Terra e na Lua.