Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Soluções para o meio ambiente

Soluções para o meio ambiente

A maior preocupação dos ambientalistas é referente ao assustador aumento no índice de CO2 (gás carbônico) na atmosfera atual. Este gás é responsável pelo aquecimento global (efeito estufa). Apresentamos aqui a aplicação de elementos químicos como alternativa para diminuir as taxas de CO2.

Enxofre (S) na estratosfera

O gás dióxido de carbono (CO2) é um agravante do aquecimento solar. O CO2 absorve radiação infravermelha e a emite na superfície da Terra, esta então além de receber a energia proveniente do sol ainda recebe esta cota de energia extra.

Esta proposta consiste em espalhar Enxofre na estratosfera e induzir à formação de dióxido de enxofre (SO2): este composto teria a capacidade de refletir os raios incidentes do sol, desviando seu curso e evitando que chegassem a Terra. Isso causaria uma diminuição significativa no aquecimento global.

Se este método funcionasse, o dióxido de enxofre funcionaria como uma capa protetora da radiação nociva.

Ferro (Fe) no fundo do mar

As algas presentes no fundo dos oceanos são eficientes quando o assunto é absorver dióxido de carbono. Um aumento da população de plânctons (que são pequenas algas) seria interessante para a diminuição de CO2 atmosférico, o que fazer então?

Estudos mostram que mares com grande concentração de Ferro apresentam mais plânctons. A ideia de fertilizar os mares com Ferro é multiplicar esta população de algas para que se tornem verdadeiras faxineiras de nossa atmosfera.

Através das alternativas propostas podemos perceber que os elementos Ferro e Enxofre são soluções para a melhoria do planeta, e diante de tantas ameaças ambientais, toda ideia é bem vinda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Dióxido de carbono: vilão da atmosfera 

Enxofre: elemento que evita a incidência da radiação solar.
Enxofre: elemento que evita a incidência da radiação solar.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
O desenvolvimento sustentável procura conciliar crescimento econômico e preservação natural
Desenvolvimento sustentável
Compreenda o conceito de desenvolvimento sustentável, o debate sobre a sustentabilidade e as medidas para promover essa política ambiental.
Demanda Química de Oxigênio
Demanda Química de Oxigênio, quantidade de oxigênio dissolvido, degradação de matéria orgânica, Demanda Bioquímica de Oxigênio, oxidação da matéria orgânica biodegradável, ataques biológicos, oxidante químico, dicromato de potássio.
Óxido poluente
Qual membro dessa classe representa perigo para a atmosfera Terrestre?
Fertilizantes: benefícios para as plantas, mas, e nós?
Fertilizantes químicos e poluição
Quais as consequências da agricultura mal planejada.
Toda chuva possui materiais poluentes
Podemos tomar água da chuva?
Podemos tomar a água da chuva? Descubra essa resposta e aprenda quais são os materiais ou substâncias que caem do céu com a água. Entenda como a presença de veículos e indústrias nas cidades interfere na composição da água da chuva e conheça quais são as substâncias e as reações químicas que ocorrem nesse fenômeno.
Localização da troposfera e estratosfera.
Troposfera e estratosfera em camadas poluídas
Como a poluição atinge altitudes elevadas.
Espuma característica de detergentes.
Fosfatos poluentes
O uso desta substância em produtos de limpeza.
O principal óxido responsável pelo aumento do efeito estufa é o gás carbônico
Óxidos e Efeito Estufa
Entenda como o aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera intensifica o efeito estufa e resulta no aquecimento global, um grande problema ambiental de nossa era.
A casca de banana pode ser um forte aliado na descontaminação da água poluída por agrotóxicos
Casca de banana pode descontaminar água
Veja um método promissor descoberto por cientistas brasileiros em que a casca de banana pode descontaminar água poluída com metais pesados e urânio.
A degradação de componentes plásticos leva à formação de microplásticos, que contaminam o oceano.
Microplásticos
Clique neste link e saiba mais sobre os microplásticos, pequenos pedaços de polímeros sintéticos com tamanho inferior a 5 mm. Os microsplásticos têm causado danos imensuráveis ao ecossistema aquático (principalmente o marinho), provocando a morte de seres vivos da cadeia alimentar.
Cério no combate à poluição
Como o cério previne a poluição, óxidos de cério, elemento da série dos lantanídeos, poluentes derivados do petróleo, emissão de gases de motores a combustão, queima dos gases poluentes, volume de Cério no combustível.
Smog: neblina de poluição.
Oxidantes fotoquímicos
Produtos da reação entre óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis.
Monóxido de carbono: gás tóxico.
Convivendo com monóxido de carbono
O gás tóxico emitido por veículos.
Cada tonelada de CO2 reduzida da atmosfera corresponde a uma unidade de créditos de carbono para o país
Rio+20 e os Créditos de Carbono
Entenda como funciona o mercado de créditos de carbono, criado para motivar a diminuição da emissão de gases do efeito estufa.