Whatsapp icon Whatsapp

Dióxido de carbono

O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico, é um dos principais gases associados ao efeito estufa.
Dióxido de carbono: vilão da atmosfera.
Dióxido de carbono: vilão da atmosfera.

Dióxido de carbono (CO2) é um óxido presente na atmosfera, é associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente. Mais conhecido como gás carbônico, o CO2 vem aumentando gradualmente na atmosfera terrestre, você imagina por quê? Os nossos veículos movidos a combustível de petróleo são os principais fornecedores de CO2.

A própria natureza tem uma solução para o problema: a remoção do gás através da fotossíntese. Mas infelizmente o homem novamente interfere no processo, o corte indevido de árvores faz com que a vegetação diminua e consequentemente fica mais difícil ocorrer a purificação do ar pela fotossíntese. E o pior é que além de acabar com as plantas, o homem ainda se encarrega de realizar as queimadas de extensas áreas verdes, gerando ainda mais gás carbônico.

Como se vê, a situação está longe de ser resolvida e a cada dia nosso planeta vai se tornando mais quente. Estamos realmente abafados como se existisse um teto de vidro impedindo a circulação da massa de ar quente que envolve a Terra.

No último século a temperatura média da Terra teve um acréscimo de 0,5° C, uma das consequências desse aquecimento é a fusão das calotas polares, ou seja, se o gelo se derreter ocorrerá uma elevação no nível do mar. Este fator pode gerar inundações em cidades costeiras, fazendo com que água salgada se misture com água doce: será o início da extinção de água própria para o consumo. A ausência de água potável juntamente com a fome em massa desencadeará uma catástrofe Universal.

O que você pode fazer para ajudar o planeta? Não realize queimadas e, se presenciar a queima de árvore ilegal, denuncie. Escolha veículos movidos a combustíveis ecologicamente corretos, como os biocombustíveis.


 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Água com oxigênio: oxidação de bactérias.
Oxigênio no tratamento de efluentes
Como oxidar o material orgânico presente na água?
As baterias de celulares ameaçam o futuro da humanidade.
Pilhas e baterias usadas: perigoso lixo tóxico
Aparelhos eletroeletrônicos, pilhas alcalinas, botão de mercúrio, pilhas de níquel-cádmio, baterias de chumbo, mercúrio, chumbo, cádmio, metais altamente tóxicos, bioacumulativos, resíduos domésticos perigosos, aterros sanitários.
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?
Poluição térmica
Por que este tipo de poluição agride a vida aquática?
Qual é o estado físico do fogo?
Clique aqui e descubra qual é o estado físico do fogo. Saiba mais sobre a composição do fogo e quais são as suas propriedades e características.
Óxido poluente
Qual membro dessa classe representa perigo para a atmosfera Terrestre?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas