Teoria dos Quatro Elementos

Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. Surgiu aí a teoria dos quatro elementos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por volta de 350 a.C., outro filósofo grego muito conhecido, Aristóteles (384-322 a.C.), retomou essa ideia e acrescentou que cada um desses elementos tinha um devido lugar e procurava permanecer nele ou encontrá-lo. Por exemplo, a terra estava no centro dos quatro elementos, em seguida vinha a água, acima vinha o ar e, por último, acima de todos, o fogo.

Busto de Aristóteles

Hoje sabemos que essa teoria não procede. Porém, levando em conta os recursos da época, eles possuíam apenas a observação, e foi exatamente com o uso dela que Aristóteles chegou a essa conclusão.

Para você entender, pense um pouco no seguinte: as características da pedra indicam que ela seria (seguindo essa teoria) constituída principalmente de terra. Por isso, se a deixássemos cair em um rio, ela iria para o fundo, onde está a terra. O mesmo se daria com as bolhas na água, que subiriam, porque ficariam onde o ar deve ficar; o fogo se ergueria em direção ao ar e assim por diante.

Os corpos celestes não obedeciam a essa regra porque eles eram feitos de um quinto elemento não existente no planeta Terra, o éter “que nada tem a ver com o composto éter, usado em muitos laboratórios químicos”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, essa teoria dizia que algumas qualidades das substâncias as associavam aos quatro elementos. Por exemplo, no esquema abaixo vemos que associadas com o fogo estão as qualidades “seco” e “quente”. Já associadas com a água estão as qualidades “frio” e “úmido”. Um elemento poderia se transformar em outro com a remoção ou a adição dessas qualidades.

Qualidades associadas à teoria dos quatro elementos

Aristóteles foi um filósofo que, com a introdução da razão, contribuiu muito para o desenvolvimento científico. Porém, suas ideias se apresentavam contaminadas por ideias platônicas, pois ele acreditava – como essa teoria mostra – que os objetos eram dotados de qualidades.

Com o avanço da tecnologia e com o aprimoramento, desenvolvimento e aplicação contínua de experimentos, a Química passou a ter um caráter científico, bem diferente do adotado naquela época. Assim, hoje sabemos que a matéria não é constituída desses quatro elementos básicos, mas sim de átomos.

Segundo a Teoria dos Quatro Elementos, tudo seria formado a partir da terra, do fogo, da água ou do ar
Segundo a Teoria dos Quatro Elementos, tudo seria formado a partir da terra, do fogo, da água ou do ar
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Mundo Educação.

Videoaulas