Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. THC – Principal componente ativo da maconha

THC – Principal componente ativo da maconha

O THC (tetra-hidrocarbinol), composto da família dos fenóis, é o principal componente da planta da maconha, sendo responsável por seus efeitos alucinógenos.

THC é a sigla dada para a principal substância psicoativa encontrada na planta Cannabis sativa, ou seja, na maconha. Essa sigla vem do nome tetra-hidrocarbinol ou tetra-hidro-canabinol, mas o seu nome oficial, que segue as regras da IUPAC, é 6,6,9-trimetil-3-pentil-6H-dibenzo[b,d]piran-1-ol. A sua fórmula estrutural está representada abaixo. Veja que o THC possui o grupo fenol (hidroxila ligada a um anel aromático) em sua estrutura:

Molécula do tetra-hidrocarbinol (THC)

Ela é encontrada em todas as partes da planta, mas especialmente nas flores e resina das plantas fêmeas. Já a sua concentração em cada planta depende de vários fatores, tais como o tipo de solo, o clima, a época de colheita e assim por diante.

O THC foi isolado pela primeira vez em 1964 por Raphael Mechoulam, Yechiel Gaoni e Habib Edery, ao extraí-lo a partir do haxixe com éter de petróleo, seguido de repetidas cromatografias.

A maconha possui outros alucinógenos, mas o THC é o mais potente. Os efeitos da maconha devem-se praticamente a esse composto, pois o THC modifica a atividade cerebral da pessoa, fazendo com que ela tenha alucinações, delírios, diminua a sua percepção de tempo e espaço, além de poder levar a pessoa a ter acessos de ira e pânico.

O uso da maconha também faz com que a pessoa fique sem vontade de fazer mais nada, pode causar dependência, gerar vermelhidão nos olhos, boca seca, visão e audição distorcidas, sistema imunológico prejudicado; os batimentos cardíacos ficam acelerados, dando uma sensação de euforia, seguida de relaxamento e riso fácil. Também torna o homem infértil durante o seu uso e diminui a quantidade de testosterona produzida, que é o hormônio sexual responsável pelas características masculinas, tais como voz grossa, barba, músculos e produção de espermatozoides.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O THC permanece no sangue da pessoa por aproximadamente oito dias. Assim, se a pessoa usar maconha repetidamente em intervalos menores que esse, a concentração de THC no seu sangue irá aumentar, provocando efeitos mais intensos.

Algumas drogas, tais como o haxixe e o skank, são uma variedade da planta da maconha, porém, com uma concentração ainda maior do THC, ou seja, é uma maconha potencializada, causando efeitos muito mais prejudiciais. O haxixe é a resina que fica acumulada nas flores e folhas da planta, que é seco e transformado em bolotas ou tabletes para serem fumados ou mascados. Já o skank é uma  variedade da Cannabis sativa obtida por cruzamento e seleção natural, que contém 20 a 30% a mais de THC que a planta comum.

Amostras de maconha e haxixe
Amostras de maconha e haxixe

Mas o THC também é usado em determinados casos específicos por médicos, como no caso de diminuir as ânsias de vômitos e náuseas em pacientes de câncer que são submetidos a tratamentos por radiação e também no caso de pessoa com glaucoma, a fim de diminuir a pressão do globo ocular e evitar uma possível cegueira.

O THC é o princípio ativo mais potente da maconha
O THC é o princípio ativo mais potente da maconha
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Sulfeto de Mercúrio: pigmentação preta.
A química da Tatuagem
Compostos presentes nas tatuagens, propriedade de formar compostos coloridos, pigmentos nas células da pele, Elementos de transição, tatuagem definitiva, Sulfeto de Mercúrio, Sais de cádmio, Sais de crômio, Sais de ferro, Óxido de Titânio, Sais de cobalto, Carbono.
As substâncias do “Boa noite, Cinderela” provocam muita sonolência.
Substâncias químicas do “Boa noite, Cinderela”
Acesse este link e conheça as substâncias que podem ser usadas no golpe “Boa noite, Cinderela”. Substâncias como alcaloides, que têm ação depressora no sistema nervoso central, quando misturadas em bebidas alcoólicas, formam uma droga usada, geralmente, para dopar pessoas e, assim, realizar assaltos ou crimes sexuais.
Representação dos átomos presentes na molécula de THC
THC: composição química do principal componente da maconha
Conheça a composição química do principal componente da maconha: o THC!
Os esteroides anabolizantes são procurados principalmente em academias
Composição e efeitos dos esteroides anabolizantes
Veja a estrutura dos esteroides anabolizantes, em que casos eles são receitados pelos médicos e como o uso indiscriminado desses hormônios pode ser mortal.