Titulometria

A Titulometria é a análise quantitativa que se realiza para determinar a concentração de uma solução. Mais conhecida como titulação, esta análise permite dosar uma solução e determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. Sendo que a solução padrão é a que se conhece a concentração, e a solução problema é aquela da qual estamos procurando o valor.

A titulação é, em geral, realizada em laboratório, pode ser feita de muitas maneiras, mas a mais conhecida é a titulação ácido-base, que é empregada em análises industriais e subdivide-se em:

Acidimetria: determinação da concentração de um ácido.

Alcalimetria: determinação da concentração de uma base.


Processo da Titulação

Os equipamentos obrigatórios em uma titulação são uma bureta e um erlenmeyer. As soluções envolvidas são uma básica, uma ácida e um indicador ácido-base.

Procedimento: Após medir a quantidade de solução problema essa é titulada pela solução padrão de concentração conhecida, que se encontra na bureta. Ao abrir a torneira da bureta a solução padrão entra em contato com a solução problema e começa a reação entre o ácido e a base.

A titulação chega ao fim determinada pela ação do indicador ácido-base. Como agem os indicadores?

Indicadores ácido-base são substâncias que mudam de coloração na presença de ácidos ou de bases, como o próprio nome já diz, eles indicam se o meio está ácido ou básico. Os indicadores mais conhecidos são:

Fenolftaleína: solução que em meio ácido se torna incolor e em meio básico se torna rosa.

Papel tornassol vermelho: papel indicador que em contato com ácido se torna rosa, e com base se torna azul.

Alaranjado de metila: solução que em meio ácido fica vermelha e em meio básico fica amarela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
As reações de neutralização liberam uma quantidade de energia que pode ser expressa pela entalpia de neutralização
Entalpia de Neutralização
A energia liberada numa reação de neutralização em que 1 mol de íons H+ reage com 1 mol de íons OH-, formando 1 mol de água, é conhecida como entalpia de neutralização.
O aumento ou a diminuição da concentração dos reagentes e/ou dos produtos desloca o equilíbrio químico
Influência da Concentração no Deslocamento do Equilíbrio Químico
Entenda porque ocorre um deslocamento do equilíbrio químico quando alteramos as concentrações dos reagentes ou dos produtos em uma reação reversível.