Titulometria
A Titulometria é a análise quantitativa que se realiza para determinar a concentração de uma solução. Mais conhecida como titulação, esta análise permite dosar uma solução e determinar a sua quantidade por intermédio de outra solução de concentração conhecida. Sendo que a solução padrão é a que se conhece a concentração, e a solução problema é aquela da qual estamos procurando o valor.
A titulação é, em geral, realizada em laboratório, pode ser feita de muitas maneiras, mas a mais conhecida é a titulação ácido-base, que é empregada em análises industriais e subdivide-se em:
Acidimetria: determinação da concentração de um ácido.
Alcalimetria: determinação da concentração de uma base.
Processo da Titulação
Os equipamentos obrigatórios em uma titulação são uma bureta e um erlenmeyer. As soluções envolvidas são uma básica, uma ácida e um indicador ácido-base.
Procedimento: Após medir a quantidade de solução problema essa é titulada pela solução padrão de concentração conhecida, que se encontra na bureta. Ao abrir a torneira da bureta a solução padrão entra em contato com a solução problema e começa a reação entre o ácido e a base.
A titulação chega ao fim determinada pela ação do indicador ácido-base. Como agem os indicadores?
Indicadores ácido-base são substâncias que mudam de coloração na presença de ácidos ou de bases, como o próprio nome já diz, eles indicam se o meio está ácido ou básico. Os indicadores mais conhecidos são:
Fenolftaleína: solução que em meio ácido se torna incolor e em meio básico se torna rosa.
Papel tornassol vermelho: papel indicador que em contato com ácido se torna rosa, e com base se torna azul.
Alaranjado de metila: solução que em meio ácido fica vermelha e em meio básico fica amarela.