Tonoscopia ou Tonometria

Ao adicionarmos um soluto não volátil a um solvente puro, sem alterarmos sua temperatura, notaremos que haverá um abaixamento da pressão de vapor do solvente. Ao estudo desse fenômeno é dado o nome de Tonoscopia ou Tonometria. Por exemplo, quando se adiciona açúcar à água, a pressão de vapor da água diminui.

A pressão de vapor da solução formada sempre será menor que a do solvente puro em razão do solvente e do soluto não volátil realizarem interações intermoleculares, o que dificulta a passagem das moléculas do solvente para o estado de vapor.

Para entender melhor, pense no seguinte: na água – um líquido puro – a evaporação ocorre quando eventualmente uma de suas moléculas ganha energia suficiente para romper as ligações intermoleculares, que, no caso, são as ligações de hidrogênio, escapando assim para fora da massa líquida. Se dissolvermos açúcar na água, ocorrerão interações também com as moléculas de açúcar, o que dificultará ainda mais a passagem das moléculas para o estado de vapor.

Um aspecto importante a ser ressaltado é que o valor deste abaixamento da pressão de vapor dependerá da concentração do soluto não volátil que foi dissolvido e da temperatura considerada. Quanto maior a concentração de soluto dissolvido, maior será o abaixamento da pressão de vapor do solvente. Além disso, soluções de mesmo solvente com solutos diferentes, mas com a mesma concentração, terão pressões de vapor iguais. Por exemplo, considere duas soluções: a primeira de água e sacarose e a segunda de água e glicose. Se as duas soluções tiverem a mesma concentração, suas pressões de vapor também serão iguais, independente do soluto dissolvido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, vale salientar que ocorre uma exceção quando o soluto se ioniza completamente, como é o caso de uma solução de Cloreto de Sódio (NaCl – sal de cozinha). Neste caso, a concentração será duplicada em relação aos outros solventes, porque teremos dissolvidos íons de sódio (Na+) e íons cloreto (Cl-).

Outro ponto é que quanto maior a temperatura do sistema, maior será a pressão de vapor. Estas relações da concentração e da temperatura com a pressão de vapor são demonstradas no gráfico abaixo:

Quanto menor a concentração da solução e a temperatura, maior será sua pressão de vapor.

 
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
A pressão de vapor da solução formada sempre será menor que a do solvente puro à mesma temperatura
A pressão de vapor da solução formada sempre será menor que a do solvente puro à mesma temperatura
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(UFBA — mod.) Considere as seguintes soluções aquosas:

A — solução 0,5 molar de C12H22O11(sacarose)
B — solução 0,5 molar de CO(NH2)2(ureia)
C — solução 1 molar de C6H12O6 (glicose)

A respeito delas, foram feitas as seguintes afirmações:

a) Todas apresentam a mesma pressão máxima de vapor.

b) PvA = PvB ≠ PvC

c) PvA = PvB > PvC

d) PvA = PvB < PvC

e) PvA > PvB > PvC

Identifique as alternativas corretas.

Questão 2

(FCMSCSP) À mesma temperatura, qual das soluções aquosas indicadas abaixo tem maior pressão de vapor?

a) Solução 0,01 mol/L de hidróxido de potássio.

b) Solução 0,01 mol/L de cloreto de cálcio.

c) Solução 0,1 mol/L de cloreto de sódio.

d) Solução 0,1 mol/L de sacarose.

e) Solução 0,2 mol/L de glicose.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Quando adicionamos açúcar na água que está fervendo, ela para de ferver. Isso é explicado pela ebulioscopia, uma propriedade coligativa
Propriedades Coligativas
Entenda o que caracteriza as propriedades coligativas, veja exemplos de cada uma delas e como calculá-las.
Adicionar sal à água favorece a propriedade coligativa denominada de tonoscopia
Tonoscopia
Conheça as características da tonoscopia e aprenda como a pressão máxima de vapor de um solvente pode diminuir após a adição de um soluto não volátil.
Imagem do cientista francês François Marie Raoult (1930-1901), que estudou as propriedades coligativas e criou a famosa lei que leva seu nome
Lei de Raoult
A lei de Raoult calcula a pressão máxima de vapor de uma solução multiplicando a fração molar do solvente com a pressão máxima de vapor do solvente puro.
Quando misturamos o sal na água há a quebra de seus retículos (com absorção de energia) e interação com a água (com liberação de energia)
Entalpia de Solução
Descubra porque determinadas soluções esfriam enquanto outras esquentam por meio do estudo da entalpia de solução.
Selo impresso na Holanda em homenagem a J. H. Van't Hoff, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1901 *
Fator de Van’t Hoff
Entenda o que é o fator de Van’t Hoff (i), como determiná-lo e qual é o seu papel nos aspectos quantitativos das propriedades coligativas.
Os cálculos tonoscópicos envolvem a pressão de vapor de um líquido na solução
Cálculos envolvendo a tonoscopia
Clique e conheça todas as fórmulas utilizadas nos cálculos envolvendo a tonoscopia, e aprenda como aplicá-las nesses cálculos.