Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Volume Atômico

Volume Atômico

Ao contrário do que se possa pensar, o volume atômico não diz respeito ao volume ocupado por um átomo, mas sim por um conjunto de átomos. Podemos definir o volume atômico da seguinte forma:

Conceito de volume atômico dos elementos químicos

Ele pode ser calculado por meio da fórmula da densidade:

d = m V = m
      V            d

Por exemplo, considere que 6,02 . 1023 átomos de ouro tenham a massa igual a 197 g e que sua densidade é de 19,3 g/cm3. Qual será o volume atômico do ouro?

Resolução:

V =     197 g___
        19,3 g/cm3

V = 10,2 cm3

Essa grandeza mede não só o volume de cada átomo, mas também envolve o espaçamento entre eles. Por isso, não é possível dividir o volume encontrado por 6,02 . 1023 para descobrir o valor do volume atômico de cada átomo.

Além disso, o volume atômico é uma propriedade periódica, porque ele cresce ou decresce em determinados intervalos de número atômico.

Observe como ocorre essa variação do volume atômico para os elementos na Tabela Periódica:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Variação do volume atômico na Tabela Periódica ao longo das famílias e períodos

  • Quando os elementos pertencem à mesma família, o volume aumenta conforme aumenta o raio atômico, ou seja, de cima para baixo. Isso acontece porque conforme vai descendo na coluna da família, os períodos vão aumentando, o que significa que vão aumentando os níveis de energia e, consequentemente, o tamanho do raio atômico;
  • Quando os elementos pertencem ao mesmo período, o volume atômico aumenta do centro para as extremidades. Do meio para a esquerda, o volume atômico dos elementos segue o mesmo sentido do aumento do raio atômico, mas do centro para a direita, segue o sentido inverso, porque nos elementos que ficam nessa localização o espaçamento entre os átomos é relativamente grande, principalmente nos ametais, aumentando na direção dos gases nobres.

Portanto, o volume atômico é maior para os elementos químicos que se situam na parte inferior e nas extremidades  da Tabela Periódica.

O volume atômico mede o volume de um conjunto de átomos e o espaçamento entre eles
O volume atômico mede o volume de um conjunto de átomos e o espaçamento entre eles
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
Modelo atômico de Bohr.
O átomo de Bohr
Niels Bohr, átomo de Bohr, física atômica, átomo estável, modelo atômico sistema planetário, camadas da eletrosfera, níveis de energia, camadas eletrônicas, energia dos elétrons, modelo atômico de Rutherford, átomo em estado excitado.
Viscosidade: liberdade de movimento nos líquidos.
Propriedades dos líquidos
Líquidos, Tensão superficial, fusão de um sólido, condensação de um gás, viscosidade, fluido, volume constante, moléculas de um gás, forças intermoleculares, compressão, evaporação de um líquido.
Como a química é útil ao nosso lazer?
Laboratório Químico
Local onde se realiza experimentos científicos.
Reatividade de metais com ácidos
Com base na fila de reatividade dos metais, veja como podemos saber se determinado metal irá reagir ou não com ácidos.
A teoria atômica criada por Dalton conseguiu explicar microscopicamente a lei criada por Lavoisier
Explicação de Dalton para as Leis Ponderais
Veja como a teoria atômica de Dalton explica as leis ponderais de Lavoisier e Proust.
O gás ocupa todo o volume do cilindro em que está contido
Volume dos Gases
Entenda por que o volume dos gases é sempre igual ao volume do recipiente, quais são as unidades de medida usadas nesse caso e como fazer suas conversões.
Se a proporção estequiométrica entre os reagentes da reação não estiver correta, haverá um que ficará em excesso e outro que será o reagente limitante
Reagente em excesso e reagente limitante
Entenda o que é o reagente limitante e o em excesso, como eles influenciam a formação dos produtos e como você pode determiná-los por meio de cálculos estequiométricos.
A temperatura influi no estado da matéria.
Estados físicos da matéria
Estados físicos da matéria, estado sólido, estado líquido, estado gasoso, volume, temperatura, pressão, Força de Coesão, força de repulsão, forças de atração, partículas, átomos, substâncias.
Reatividade dos metais
Com quais classes de substâncias os metais reagem?
Um selo impresso em 1963 na Dinamarca mostra imagem de Niels Bohr comemorando o cinquentenário da sua famosa teoria atômica*
Modelo Atômico de Rutherford-Bohr
Conheça o modelo atômico de Rutherford-Bohr que explica muitos fenômenos, como a emissão de luzes coloridas pelos fogos de artifício.