Whatsapp icon Whatsapp

Gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania

Os gêneros textuais também se manifestam no que diz respeito à oralidade e à cidadania
Os gêneros textuais também se manifestam no que diz respeito à oralidade e à cidadania

Eis que nesse momento você se depara com uma subseção que lhe permitirá entrar em contato com duas circunstâncias comunicativas cuja recorrência é tamanha no nosso cotidiano: aquela que você se manifesta, colocando-se diante de um determinado assunto e o discute por meio da oralidade, bem como aquela em que você se sente um(a) verdadeiro(a) cidadão(ã), reivindicando acerca de algo, solicitando que providências sejam tomadas.

Ao que diz respeito à primeira delas, muitas são as situações em que você participa de um seminário ou até mesmo presencia alguém relatando acerca da própria vida através da oralidade, o que configura o relato. Em se tratando da segunda, suponhamos que você deseja imensamente que um determinado problema seja solucionado, como a instalação de um semáforo na rua de sua residência. Obviamente que você, juntamente aos demais moradores, irá enviar às autoridades competentes um abaixo-assinado, uma carta aberta, ou até mesmo um manifesto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como percebido, trata-se de ocorrências comunicativas bastante pontuais, e que nós, em se tratando de determinadas situações, temos de nos inteirar acerca das particularidades linguísticas que as demarcam, razão pela qual optamos por criar este espaço, todinho reservado a você, no intento de fazer com que tais habilidades sejam cada vez mais aprimoradas.  Dessa forma, não deixe de fazer bom uso de todas as informações que aqui se encontram a seu inteiro dispor. Assim, sempre que conveniente, dê uma “passadinha” por aqui, pois garantimos que seu tempo será todo aproveitado e você cada vez mais se tornará apto(a) a desenvolver a capacidade de que dispõe acerca da modalidade escrita da linguagem!!!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Gêneros textuais ligados à oralidade e à cidadania

Abaixo-assinado - Um gênero textual para exercer a cidadania
A argumentação e a persuasão são pontos relevantes.
A carta aberta é uma forma de participar do debate público.
Carta aberta
Carta aberta é um gênero textual voltado para um grande público. Nele, o autor opina a fim de convencer seu destinatário sobre um tópico ou uma reivindicação.
Manifesto
Conheça o gênero textual manifesto. Descubra quais suas características linguísticas, estruturais, e suas funções sociais, e aprenda como fazer o seu próprio texto.
Debater significa revelar nossa visão de mundo
Um gênero textual essencialmente argumentativo – O debate
Conheça sobre seus resultados benéficos!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas