Proposta de intervenção na redação do Enem
A proposta de intervenção na redação do Enem é relacionada à competência 5, sendo avaliada em, no máximo, 200 pontos. Tal proposta deve ser elaborada no último parágrafo da redação e deve especificar a ação interventiva, o(a) agente da ação, a forma de realização dessa ação, as possíveis consequências da intervenção, além de algum outro detalhamento a respeito de algum desses elementos. Tal proposta deve respeitar os direitos humanos.
Leia também: Competência 5 da redação do Enem— detalhes e aspectos que são avaliados nessa competência
Resumo sobre a proposta de intervenção na redação do Enem
-
A proposta de intervenção na redação do Enem é avaliada na competência 5 e deve ser feita no último parágrafo da redação.
-
Ela deve apresentar os seguintes elementos:
-
ação interventiva;
-
agente(s) da ação;
-
modo de execução da ação;
-
possíveis consequências da ação;
-
algum outro detalhamento a respeito de algum desses elementos.
-
-
A proposta deve respeitar os direitos humanos e estar relacionada à temática da redação e à tese defendida pelo autor no texto.
O que é a proposta de intervenção na redação do Enem?
A proposta de intervenção na redação do Enem é uma parte fundamental da prova, avaliada segundo os critérios da competência 5 e com pontuação máxima de 200 pontos. Após defender sua tese com argumentos plausíveis, o(a) participante deve sugerir uma forma de resolver ou de amenizar o problema apontado em seu texto, sendo exigido que o(a) participante elabore “proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”. Isso deve ser feito no último parágrafo da redação.
Elementos da proposta de intervenção na redação do Enem
A proposta de intervenção deve conter:
-
Ação: ação interventiva para o problema evidenciado na redação.
-
Agente: agente social que vai colocar em prática tal intervenção, bem como o campo de ação individual, familiar, comunitário, político ou governamental.
-
Modo/meio: modo de execução da ação proposta.
-
Efeito/finalidade: consequências prováveis advindas dessa ação.
-
Detalhamento: algum outro detalhamentoa respeito de algum desses elementos.
Como fazer a proposta de intervenção na redação do Enem?
Como a proposta é feita no último parágrafo da redação, você deve iniciar com uma conjunção conclusiva, como, por exemplo, “portanto”. Em seguida, é necessário retomar brevemente o tema. Então, você deve especificar a ação interventiva, de forma clara e direta. Na sequência, você deve apontar o(a) agente da ação, ou seja, que pessoa ou instituição vai realizar a ação.
É preciso também dizer como executar a ação e suas possíveis consequências, além de colocar outra informação (detalhamento) de forma a enriquecer sua proposta. Esse detalhamento pode estar relacionado à ação, ao agente, ao modo de execução ou às consequências.
Para ilustrar, vamos analisar o último parágrafo da redação nota 1000 de Gabriel Borges, que escreveu sobre o tema: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”, no Enem 2021.
Portanto, o registro civil deve ser incentivado de maneira mais efetiva no país. O Estado criará um mutirão nacional intitulado “Meu Registro, Minha Identidade”. Esse projeto funcionará por meio da união entre movimentos sociais, comunidades locais e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, visto que é necessária uma ação coletiva visando a consolidação da cidadania brasileira. Com o trabalho desses agentes, serão enviados profissionais a todas as cidades em busca de pessoas que, finalmente, terão suas certidões de nascimento confeccionadas, além de receberem acompanhamento e incentivo para a realização de cadastro em outros serviços importantes do sistema nacional. Por conseguinte, o Brasil estará agindo ativamente para reparar suas injustiças históricas e para solidificar sua democracia, de maneira que os seus cidadãos sejam vistos igualmente.
Agora, vamos separar cada elemento utilizado na construção desse parágrafo:
-
Conjunção conclusiva introdutória do parágrafo: “Portanto”.
-
Rápida retomada do tema: “o registro civil deve ser incentivado de maneira mais efetiva no país”.
-
Ação interventiva: “O Estado criará um mutirão nacional intitulado ‘Meu Registro, Minha Identidade’”.
-
Agentes da ação: “Esse projeto funcionará por meio da união entre movimentos sociais, comunidades locais e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais, visto que é necessária uma ação coletiva visando a consolidação da cidadania brasileira”.
-
Modo de execução: “Com o trabalho desses agentes, serão enviados profissionais a todas as cidades em busca de pessoas que, finalmente, terão suas certidões de nascimento confeccionadas, além de receberem acompanhamento e incentivo para a realização de cadastro em outros serviços importantes do sistema nacional”.
-
Consequências prováveis: “Por conseguinte, o Brasil estará agindo ativamente para reparar suas injustiças históricas e para solidificar sua democracia, de maneira que os seus cidadãos sejam vistos igualmente”.
-
Detalhamentos:
-
O autor da redação poderia apenas apontar a solução: “O Estado criará um mutirão nacional”. No entanto, ele faz um detalhamento ao dar nome ao mutirão: “Meu Registro, Minha Identidade”.
-
Ao indicar os agentes da ação, ele poderia apenas escrever: “Esse projeto funcionará por meio da união entre movimentos sociais, comunidades locais e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais”. Porém, ele acrescenta esta informação: “visto que é necessária uma ação coletiva visando a consolidação da cidadania brasileira”.
-
No modo de execução, ele poderia apenas escrever: “Com o trabalho desses agentes, serão enviados profissionais a todas as cidades em busca de pessoas que, finalmente, terão suas certidões de nascimento confeccionadas”. Mas ele acrescenta: “além de receberem acompanhamento e incentivo para a realização de cadastro em outros serviços importantes do sistema nacional”.
-
Confira também: 10 dicas para você arrasar na redação do Enem
Exemplos de propostas de intervenção na redação do Enem
-
Tema – Enem 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
-
Proposta de Helena Moreira Alves:
-
Infere-se, portanto, que modificar essa realidade discriminatória e opressora é missão da sociedade. Logo, cabe ao Governo — administrador do país — financiar as escolas para criar projetos de valorização a todos os tipos de trabalho e às mulheres, através de palestras, a fim de romper com o elitismo e o machismo que desconsideram as cuidadoras brasileiras. Talvez, assim, as mulheres não serão mais invisibilizadas e terão sua dignidade humana garantida.
-
Tema – Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
-
Proposta de Luís Felipe Alves Paiva de Brito:
-
Portanto, é essencial que o governo mitigue os desafios supracitados. Para isso, o Ministério da Educação — órgão responsável pelo estabelecimento da grade curricular das escolas — deve educar os alunos a respeito dos empecilhos à preservação dos indígenas, por meio da inserção da matéria ‘Estudos Indigenistas’ no ensino básico, a fim de explicar o contexto dos silvícolas e desconstruir o preconceito. Ademais, o Ministério do Desenvolvimento — pasta instituidora da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais — precisa fiscalizar as atividades econômicas danosas às sociedades vulneráveis, visando à valorização de tais pessoas, mediante canais de denúncias.
-
Tema – Enem 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
-
Proposta de Giovanna da Silva Gamba Dias:
-
Portanto, observa-se que a questão do alto índice de pessoas no Brasil sem certidão de nascimento deve ser resolvida. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação reforce políticas de instrução da população acerca dos seus direitos. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um Projeto Nacional de Acesso à Certidão, a qual irá promover, nas escolas públicas de todos os 5570 municípios brasileiros, debates acerca da importância do documento de registro civil para a preservação da cidadania, os quais irão acontecer tanto extracurricularmente quanto nas aulas de sociologia. Isso deve ocorrer, a fim de formar brasileiros que, cientes dos seus direitos, podem mudar o atual cenário de precária cidadania e desigualdade.
Veja também: Afinal, como é a redação do Enem?
Dicas para proposta de intervenção na redação do Enem
-
Antes de escrever a proposta, é preciso ter em mente os seguintes elementos:
-
a ação;
-
o(a) agente;
-
o modo;
-
e as consequências da ação.
-
-
Ao escrever a proposta, busque acrescentar uma informação (um detalhamento) relacionada a algum desses elementos citados acima.
-
Sua proposta deve ser objetiva e específica, isto é, clara, executável e não genérica.
-
Esteja sempre informado(a) e consciente acerca dos direitos humanos.
-
Ao elaborar a proposta, garanta que ela esteja relacionada ao tema da redação e à tese defendida.
Fontes
BRASIL. A redação no Enem 2022: cartilha do participante. Brasília: Inep, 2022.
BRASIL. A redação no Enem 2023: cartilha do participante. Brasília: Inep, 2023.
BRASIL. A redação no Enem 2024: cartilha do(a) participante. Brasília: Inep, 2024.