Azia

Azia é uma sensação de queimação no esôfago em virtude da grande produção de ácido estomacal que realiza a digestão, é sentida por muitas pessoas após as refeições. Normalmente se manifesta até duas horas após a refeição e se acentua quando o indivíduo se deita.

Quando ocorre tal sensação sente-se o gosto ácido na boca e a típica queimação que se inicia no esôfago e percorre até a garganta. Alimentos como bebidas cafeinadas, chás, álcool, frutas cítricas, chocolates, leite, condimentos, pimenta, tomate e outros contribuem para a sensação incômoda no esôfago. O leite é um alimento que causa grande polêmica em relação à azia, pois muitas pessoas acreditam que ele pode amenizar a situação, o que de fato pode acontecer nas primeiras horas, porém, a partir de algum período, o leite consegue provocar uma maior acidificação que resulta em uma queimação ainda maior que a anterior, fazendo com que o quadro de azia se agrave.

Para prevenir a azia é recomendada a ingestão de alimentos de fácil digestão, como arroz, carnes brancas e alimentos cozidos. A utilização de antiácidos combate a queimação em várias pessoas, porém é importante utilizá-los com cautela. O correto é manter uma dieta restritiva para que a produção de ácido estomacal seja reduzida de forma que o alimento seja digerido sem provocar tal sensação no esôfago.
Queimação que provoca grande incômodo.
Queimação que provoca grande incômodo.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Gestantes são mais propensas ao estresse devido às preocupações próprias da gravidez.
Estresse Durante a Gravidez
Estresse Durante a Gravidez, motivos que ocasionam o estresse, preocupações peculiares da gravidez, fator biológico do estresse durante a gestação, indícios de estresse durante a gravidez, adaptação da gestante frente aos fatores estressores.
A drenagem linfática ajuda a expelir os líquidos acumulados.
Retenção de líquidos
Retenção de líquidos, o que é retenção de líquidos, como a retenção de líquidos se manifesta, o que provoca a retenção de líquidos, como amenizar a retenção de líquidos.
O mau hálito pode ser desencadeado por uma má higiene bucal
Mau hálito (halitose)
Compreenda o que é o mau hálito, ou halitose, um problema que pode afetar a vida de muitas pessoas. Descubra ainda quais são as causas e as consequências do mau hálito, conheça também as formas de tratamento e saiba diferenciar a halitose fisiológica, patológica e a pseudo-halitose. Quer saber mais? Clique!
Lesões nos pés: como evitar esse problema?
Lesões nos pés
Fique por dentro das lesões mais comuns que ocorrem nos pés e dicas fáceis para evitá-las.
Em alguns casos, o pré-diabético apresenta sintomas característicos
Pré-diabetes
O estado intermediário entre índices glicêmicos normais e o diabetes tipo 2.
Corantes comestíveis normalmente provocam intolerância alimentar.
Intolerância alimentar
Intolerância alimentar, o que é intolerância alimentar, a diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar, como ocorre a intolerância alimentar, como conviver com a intolerância alimentar.