Whatsapp icon Whatsapp

Marca-passo artificial

O marca-passo artificial ajuda a manter o batimento adequado do coração pela emissão de sinais elétricos.
O marca-passo artificial ajuda a controlar o ritmo cardíaco
O marca-passo artificial ajuda a controlar o ritmo cardíaco

O coração humano é um órgão que funciona impulsionando o sangue pelo corpo. Para que a contração e o consequente impulso do sangue aconteçam, essa estrutura conta com uma região rica em células que emitem sinais elétricos na região dos átrios denominada de nodo sinoatrial ou marca-passo e uma região responsável por distribuir o impulso por todo o órgão chamada de nodo atrioventricular.

Algumas vezes a condução elétrica no coração está com seu funcionamento prejudicado, por isso ele bate lentamente (bradicardia). O batimento fraco do coração provoca diversos sintomas desagradáveis, como fraqueza, desmaio, respiração curta e dificuldade de realizar atividades físicas. Diante do quadro de bradicardia, médicos recomendam o uso de um aparelho que envia impulsos elétricos ao coração, estimulando seu batimento. Esse aparelho é conhecido como marca-passo cardíaco artificial e foi introduzido na medicina por volta de 1959.

O marca-passo artificial atual, além de ser usado para a bradicardia, é recomendado para pacientes com bloqueios bi ou trifasciculares (distúrbio na condução elétrica) e em pessoas que apresentam taquicardia. A doença de chagas também pode ser um motivo para a recomendação do uso do aparelho.

Dependendo do problema do paciente, o marca-passo pode ser temporário ou definitivo. Ele ainda pode ser classificado de acordo com o tipo de bateria, cabo, número de polos, câmeras estimuladas, modo de estimulação e a frequência de estimulação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O marca-passo artificial funciona com três componentes básicos: o gerador de impulso, os eletrodos e o programador. O gerador de impulso é implantando abaixo da pele e é o responsável por gerar impulsos para estimular o coração. Os eletrodos são responsáveis por conectar o coração ao gerador. O programador, por sua vez, é responsável pelas configurações do marca-passo.

Para que o marca-passo seja recomendado pelo médico, alguns exames devem ser realizados para confirmar a necessidade desse tratamento. O principal exame realizado é o eletrocardiograma (ECG), que gera uma representação gráfica do ritmo do coração. Caso seja confirmada a necessidade, a implantação ocorrerá por meio de cirurgia. Após o procedimento, o paciente retorna ao quarto, não sendo necessário permanecer em Unidade de Terapia Intensiva.

Atenção: Pacientes com marca-passo não devem realizar ressonância magnética nuclear e bioimpedância. Além disso, é importante evitar detectores de metais e dispositivos antifurtos nas lojas. Para isso, é fundamental que o paciente sempre leve seu documento de identificação e dados sobre o aparelho e sobre o médico responsável pelo acompanhamento do equipamento.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Arritmia cardíaca
Clique aqui e veja o que é arritmia cardíaca e quais as suas causas
Ataque Cardíaco
Ataque cardíaco, o que é ataque cardíaco, as causas do ataque cardíaco, quando o ataque cardíaco ocorre, os sintomas do ataque cardíaco, o tratamento do ataque cardíaco e como prevenir o ataque cardíaco.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.