Coração
Coração é um importante órgão muscular, formado principalmente por músculo cardíaco, que faz parte do sistema cardiovascular. É esse sistema que garante que o sangue seja transportado para todo o organismo, e o coração exerce importante papel nele, uma vez que atua bombeando o sangue. A seguir falaremos mais a respeito do coração humano, um órgão vital para nossa sobrevivência.
Função do coração
Coração é um órgão muscular que, por meio da sua contração, garante o bombeamento do sangue para as diferentes partes do corpo. O bombeamento do sangue é fundamental para que nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células e que os resíduos do metabolismo sejam levados até locais adequados para sua eliminação.
Características do coração
Coração é um órgão localizado na parte inferior do mediastino médio. Encontra-se na cavidade torácica, mais precisamente na região posterior ao osso esterno e acima do músculo diafragma. Esse órgão tem o tamanho aproximado de uma mão fechada e apresenta maior parte da sua massa à esquerda da linha mediana.
O coração possui um formato de cone invertido, com seu ápice voltado para baixo, e seu peso é de cerca de 300 g. O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária. Esse órgão realiza contrações e relaxamentos que seguem um ritmo cíclico. Sua contração garante o bombeamento de sangue, enquanto seu relaxamento permite que as câmaras encham-se dele. A fase de contração recebe a denominação de sístole, enquanto a fase de relaxamento é denominada diástole.
O batimento cardíaco é conseguido graças a uma massa de células especializadas, encontradas nesse órgão, chamadas de nó sinoatrial. Essa massa de células está na parede do átrio direito e é responsável por gerar impulso elétrico. Esse impulso propaga-se pelo tecido muscular até chegar ao nó atrioventricular, o qual está localizado na parede, entre os átrios esquerdo e direito.
Esse nó constitui um ponto de transmissão de impulsos nervosos, os quais partem dessa região e seguem em direção aos ventrículos e ao ápice do coração através de estruturas chamadas de ramos do feixe e fibras de Purkinje.
Veja também: Artérias - características, exemplos e classificação
Camadas do coração
O coração apresenta paredes constituídas por três camadas:
-
Endocárdio: é a camada mais interna e é formado por endotélio que está sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo. Essa última camada conecta-se ao miocárdio por uma camada de tecido conjuntivo que apresenta nervos, veias e alguns ramos do sistema responsável pela condução do impulso do coração. O endocárdio reveste as cavidades do coração, as válvulas e os músculos associados com as válvulas.
-
Miocárdio: é a camada média do coração e a mais espessa. O miocárdio é rico em células musculares cardíacas, sendo a camada responsável pela capacidade de contração desse órgão. O miocárdio do ventrículo esquerdo é mais espesso que o do ventrículo direito. Isso se deve ao fato de que a contração nessa região deve ser mais vigorosa, de modo a garantir que o sangue siga para o corpo.
-
Pericárdio: é uma espécie de saco invaginado constituído de uma camada mais externa, chamada de pericárdio parietal, e de uma camada mais interna, chamada de pericárdio visceral. É este último que adere ao coração e forma a camada mais externa do órgão (epicárdio).
Leia também: Diferenças entre artérias, veias e capilares
Cavidades do coração
O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos. Veja mais sobre essas cavidades:
-
Átrios: apresentam paredes relativamente delgadas e funcionam como câmaras receptoras de sangue. O átrio esquerdo recebe o sangue proveniente do pulmão, enquanto o direito recebe o que vem de outras partes do corpo, com exceção do pulmão. Dessas cavidades o sangue segue para os ventrículos.
-
Ventrículos: apresentam paredes mais grossas — uma característica importante, uma vez que sua contração garante que o sangue siga para os pulmões e outras partes do corpo. A contração do ventrículo direito impulsiona-o em direção aos pulmões, enquanto a do esquerdo garante o seu impulso ao restante do corpo.
Saiba mais: Coração dos vertebrados
Válvulas do coração
A presença de válvulas no coração faz com que o refluxo do sangue não ocorra e ele siga sempre uma mesma direção. No total existem quatro válvulas no coração: duas válvulas atrioventriculares e duas válvulas semilunares. As primeiras situam-se entre cada átrio e cada ventrículo; já as segundas estão localizadas nos dois locais por onde o sangue sai do coração. Uma válvula semilunar está localizada na região onde a aorta sai do ventrículo esquerdo, e a outra, no local onde a artéria pulmonar sai do ventrículo direito.
Caminho do sangue dentro do coração
O coração funciona como uma espécie de bomba que garante o impulsionamento do sangue para todas as partes do corpo. O sangue, proveniente das várias partes do corpo, com exceção do pulmão, chega ao coração pelo átrio direito. As veias cavas superior e inferior trazem sangue do corpo e desembocam-no nessa cavidade, assim como o seio coronário, o qual é responsável por drenar o sangue presente no coração.
Após chegar ao átrio direito, o sangue segue em direção ao ventrículo direito. Do ventrículo, ele parte em direção aos pulmões, sendo levado pela artéria pulmonar. Nos pulmões, o sangue, que até então estava rico em gás carbônico, recebe o oxigênio proveniente da respiração, tornando-se oxigenado.
O sangue oxigenado retorna então para o coração por meio das veias pulmonares. Essas veias desembocam no átrio esquerdo. O sangue, daí, segue para o ventrículo esquerdo, local de onde será impulsionado para todo o corpo, com exceção do pulmão, sendo levado pela artéria aorta.
Leia também: Circulação sistêmica e pulmonar
Dia Mundial do Coração
O Dia Mundial do Coração é comemorado no dia 29 de setembro. Essa data visa conscientizar a respeito da importância de ter-se hábitos de vida adequados; e mostrar como uma vida saudável pode ser a chave para a garantia da saúde do coração.
Você sabia que no Brasil são registrados anualmente cerca de 300 mil casos de infarto agudo do miocárdio? Clique aqui e conheça mais sobre o infarto, uma das principais causas de morte no nosso país. |