Marilyn Monroe
Marilyn Monroe foi uma atriz e modelo estadunidense de grande sucesso. Marilyn foi uma das grandes estrelas de Hollywood na década de 1950, atuando em diversos filmes do período. Ela ficou reconhecida como um símbolo de moda, beleza, glamour e sensualidade, e sua imagem é reconhecida em todo o planeta.
A atriz estadunidense veio de uma família pobre e passou a infância entre lares adotivos e orfanatos. Começou sua carreira como modelo na década de 1940 e alcançou o auge como atriz na década de 1950. Faleceu precocemente, em 1962, por conta de uma overdose de barbitúricos.
Leia também: Oscar — a maior cerimônia de premiação de cinema que existe no mundo
Resumo sobre Marilyn Monroe
-
Marilyn Monroe foi uma modelo e atriz estadunidense de grande sucesso na década de 1950.
-
Seu nome verdadeiro é Norma Jeane Mortenson.
-
Nasceu em uma família pobre e passou a sua infância entre lares adotivos e orfanatos.
-
Começou sua carreira como modelo pin-up na década de 1940.
-
Iniciou sua carreira como atriz no final da década de 1940, tornando-se uma estrela de Hollywood na década seguinte.
-
Faleceu precocemente em 1962 por conta de uma overdose de barbitúricos.
Biografia de Marilyn Monroe
→ Origens de Marilyn Monroe
Norma Jeane Mortenson, mundialmente conhecida como Marilyn Monroe, nasceu no dia 1º de junho de 1926, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ela foi a terceira filha de uma mulher chamada Gladys Pearl Monroe, e seu pai se chamava Charles Stanley Gifford. Ela tinha dois irmãos chamados Robert e Berniece.
Marilyn Monroe teve uma infância bastante complicada, uma vez que sua mãe possuía problemas mentais graves que a impediam de cuidar de sua filha. Quando Marilyn Monroe era ainda uma criança, viu sua mãe ser diagnosticada com esquizofrenia paranoide, mantendo-se em internação por toda a sua vida.
Os contatos que Marilyn Monroe teve com sua mãe, portanto, foram ocasionais. A infância de Marilyn foi vivida entre famílias adotivas e orfanatos, sendo que uma parte desse período ela passou na residência de Grace Goddard, amiga de sua mãe. Na residência de Grace, Marilyn Monroe foi molestada sexualmente por Erwin Goddard, marido de Grace.
Em 1938, ela passou a residir com uma tia de Grace chamada Ana Lower, mas retornou para a residência dos Goddard em 1941. No ano seguinte, Erwin foi transferido por sua empresa para a Virgínia Ocidental, sendo obrigado a abandonar a Califórnia. Marilyn Monroe não poderia se mudar porque as leis da Califórnia não permitiam, então, para não retornar para um orfanato, ela se casou.
→ Casamento e vida profissional de Marilyn Monroe
O casamento de Marilyn Monroe aconteceu em 1942, sendo James Dougherty, seu vizinho, o marido. Ela tinha apenas 16 anos quando se casou e relatou que seu casamento não foi feliz porque não ela tinha compatibilidade com seu esposo. Em 1943, ele se alistou na Marinha dos Estados Unidos, sendo enviado para o Pacífico em 1944 e só retornando dois anos depois.
Marilyn Monroe passou a residir com a sogra e trabalhar em uma indústria na Califórnia. Nesse local, ela conheceu um fotógrafo chamado David Conover e, por intermédio dele, começou a trabalhar como modelo. Ela passou a atuar como modelo pin-up e, por conta de seu trabalho, alisou o cabelo e o pintou de loiro.
Ela se tornou uma modelo de destaque rapidamente, aparecendo em diversas revistas. Logo ela assumiu o desejo de atuar, passando a fazer aulas para desenvolver sua capacidade como atriz. Ela conseguiu um contrato com a 20th Century-Fox em 1946. O seu marido não concordava com a carreira artística de Marilyn, por isso se divorciaram.
Marilyn Monroe passou esses primeiros anos de sua carreira dividindo o seu tempo entre realizar pequenos trabalhos como atriz e modelo, e realizar cursos e estudos com o objetivo de aprimorar sua habilidade como atriz. Na década de 1950, Marilyn Monroe conquistou mais espaço, atuando em diversos filmes, e viu sua carreira estourar a partir de 1953.
Nesse ano ela atuou em dois filmes de grande sucesso: Niagara e Gentlemen Prefer Blondes. Além disso, ela também esteve presente na televisão estadunidense, e se tornou um sex symbol na cultura popular estadunidense da década de 1950. O sucesso permitiu a Marilyn Monroe conquistar, em 1955, um contrato muito mais vantajoso com a 20th Century-Fox, obtendo um pagamento de 400 mil dólares por quatro filmes, além de outras regalias.
Daí em diante, a carreira de Marilyn cresceu exponencialmente, e ela se tornou uma das atrizes de maior renome nos Estados Unidos do período. A partir da década de 1960, a carreira de Marilyn Monroe começou a declinar, e o seu relacionamento com a Fox se tornou bastante ruim. Os últimos anos da vida da atriz também foram atribulados.
→ Vida pessoal de Marilyn Monroe
Ao longo de sua vida, Marilyn Monroe se casou três vezes. O seu primeiro marido foi James Dougherty, com quem se manteve casada de 1942 a 1946. Ela se separou dele porque ele não concordava com a carreira dela como modelo e atriz. O segundo casamento dela foi com Joe DiMaggio, um popular jogador de beisebol.
O casamento de Marilyn Monroe com DiMaggio durou apenas nove meses, estendendo-se de 1954 a 1955. O casamento se encerrou porque DiMaggio era muito ciumento. Por fim, o terceiro casamento de Marilyn Monroe foi com Arthur Miller, um dramaturgo e escritor estadunidense. Ela foi casada com ele de 1956 a 1961.
A atriz passou a ser investigada pelo FBI, departamento de investigação dos Estados Unidos, por conta de seu envolvimento com Miller. Ele era acusado de ser comunista, o que motivava suspeitas nos Estados Unidos daquele período. Além dos casamentos, Marilyn Monroe ficou conhecida por ter tido romances com figuras importantes, como Marlon Brado, John Kennedy, presidente dos Estados Unidos, e o irmão do presidente, Robert Kennedy.
→ Morte de Marilyn Monroe
Na madrugada do dia 5 de agosto de 1962, Marilyn Monroe foi encontrada morta no quarto de sua casa em Los Angeles. As investigações conduzidas depois da morte da atriz concluíram que ela faleceu no fim da noite do dia 4 de agosto de 1962. A causa da morte foi uma overdose de barbitúricos, remédio usado no controle da depressão.
Ela ingeriu uma grande quantidade de remédios, o que levou a investigação a concluir que a causa provável da morte da atriz foi suicídio. Algumas especulações surgiram, como o fato de que ela teve morte acidental pela ingestão dos medicamentos para a depressão, mas a quantidade de remédio ingerido não corrobora a hipótese de morte acidental. Por fim, algumas teorias conspiratórias surgiram, dizendo que ela teria sido assassinada, mas isso nunca foi comprovado.
Acesse também: Princesa Diana — uma das mulheres mais populares da família real britânica
Obras de Marilyn Monroe
→ Filmes de Marilyn Monroe
Entre os filmes em que Marilyn Monroe atuou estão:
-
Ladies of the Chorus (1948)
-
The Asphalt Jungle (1950)
-
All About Eve (1950)
-
Love Nest (1951)
-
Don't Bother to Knock (1952)
-
Monkey Business (1952)
-
Clash by Night (1952)
-
We're Not Married! (1952)
-
O. Henry's Full House (1952)
-
Niagara (1953)
-
Gentlemen Prefer Blondes (1953)
-
How to Marry a Millionaire (1953)
-
River of No Return (1954)
-
There's No Business Like Show Business (1954)
-
The Seven Year Itch (1955)
-
Bus Stop (1956)
-
The Prince and the Showgirl (1957)
-
Some Like It Hot (1959)
-
Let's Make Love (1960)
-
The Misfits (1961)
→ Marilyn Monroe na televisão
Marilyn Monroe teve uma presença bastante limitada na televisão, uma vez que ela priorizou o cinema ao longo de sua carreira. As aparições dela na TV aconteceram no The Jack Benny Program e no The Bob Hope Show. Ela foi entrevistada no Person to Person, e causou enorme repercussão quando sua performance cantando “feliz aniversário” para o presidente John F. Kennedy foi transmitida em 1962. O sucesso da figura de Marilyn Monroe fez com que ela também fosse assunto de alguns documentários, como O Mistério de Marilyn Monroe: Gravações Inéditas.
Prêmios de Marilyn Monroe
A carreira de Marilyn Monroe também ficou marcada por prêmios que ela conquistou ou para os quais foi indicada. Um dos prêmios mais importantes que ela recebeu foi o Globo de Ouro, em 1960, por Some Like It Hot. Ela também conquistou prêmios no Laurel Award, Crystal Award e David di Donatello Award. Ela também foi indicada para o BAFTA, mas não foi a vencedora.
Marilyn Monroe na cultura popular
O sucesso de Marilyn Monroe no cinema a transformou em uma figura reconhecida internacionalmente. Além de uma grande atriz, Marilyn Monroe passou a ser encarada nas décadas de 1950 e 1960 como um sex symbol. Além disso, ela passou a ser vista como um símbolo de moda e elegância, transformando-se em uma figura “pop”, tendo sua imagem exportada para todos os cantos do planeta.
Legado de Marilyn Monroe
Marilyn Monroe foi uma das mulheres mais famosas de todo o século XX, sendo reconhecida como um símbolo de beleza, moda, glamour e sensualidade. Ela deixou não só um forte legado na moda e na cultura pop de sua época e das décadas subsequentes, mas também deixou um legado de uma mulher que lutava por suas conquistas, sendo questionadora. Por vezes, ela demonstrou sua insatisfação com a insistência de Hollywood de enxergá-la apenas como um sex symbol.
Curiosidades sobre Marilyn Monroe
-
Em 1949, Marilyn Monroe fez um ensaio nua porque estava sem dinheiro.
-
O rosto de Marilyn Monroe estampa uma das pinturas mais famosas da história recente: Marilyns, de Andy Warhol.
-
Ela conheceu a sua irmã somente quando tinha por volta de 18 anos de idade.
-
Marilyn Monroe era originalmente ruiva.
-
Acredita-se que a pressão da carreira de atriz tenha levado Marilyn Monroe à depressão e ao vício em remédios e drogas.
Fontes
DÍEZ, Beatriz. Os mistérios que ainda persistem sobre a morte de Marilyn Monroe após 60 anos. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-62462739.
MODELLI, Laís. Feminismo poderia ter salvado Marilyn Monroe, diz biógrafa de atriz. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-36426422.