Whatsapp icon Whatsapp

Oscar

O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars, em inglês) é uma cerimônia de premiação do cinema e é reconhecido atualmente como a principal premiação da categoria existente no mundo. Foi fundado em 1927 e teve sua primeira cerimônia realizada em 1929. Atualmente, é um evento milionário que atrai milhões de espectadores anualmente.

Acesse também: Origem do cinema — quem esteve envolvido nessa invenção?

Como surgiu o Oscar?

O surgimento do Oscar tem relação com o processo de expansão que o cinema americano passou no século XX, sobretudo na década de 1920. Naquele momento, grandes nomes do cinema americano resolveram unir-se para criar uma organização que fosse responsável por administrar a imagem de Hollywood, o local onde os filmes eram produzidos.

A famosa estatueta metálica é o símbolo do Oscar desde a sua primeira edição, realizada em 1929.[1]
A famosa estatueta metálica é o símbolo do Oscar desde a sua primeira edição, realizada em 1929.[1]

Assim, nasceu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou Academy of Motion Picture Arts and Science, com sigla Ampas, no inglês. Essa associação foi oficialmente fundada no dia 11 de maio de 1927 e surgiu de uma ideia de um dos chefes da MGM, Louis B. Mayer. Ela teve como primeiro presidente Douglas Fairbanks, um dos principais atores norte-americanos do começo do século XX.

Os membros que formaram a Ampas decidiram que era necessária a criação de uma cerimônia para premiar os melhores filmes que eram produzidos a cada ano. Assim, em 1927, nascia a ideia que deu origem ao Oscar, a cerimônia de premiação de cinema mais famosa do mundo. A primeira cerimônia organizada pela Ampas foi realizada em 16 de maio de 1929 e premiou os melhores filmes de 1927 e 1928.

Essa cerimônia contou com a presença de 270 pessoas, que já sabiam previamente quem eram os vencedores e que tiveram de desembolsar U$5 dólares para ter o direito de participar da cerimônia. De lá pra cá, o Oscar transformou-se em um evento multimilionário e é acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona a votação?

A escolha dos indicados e dos vencedores em todas as categorias do Oscar ocorre por meio de votação entre os membros da Academia, que passaram a fazer parte dela por meio de um convite. Acredita-se que atualmente ela tenha, aproximadamente, 8500 membros.

O convite à Academia é feito para jornalistas especializados, pessoas da área do cinema que tenham a indicação de pelo menos dois membros da Academia que sejam da mesma área de atuação da pessoa e premiados em edições anteriores do Oscar.

É importante esclarecer que a maioria das categorias só pode contar com o voto de pessoas que possuam conhecimento técnico para avaliar os filmes concorrentes. Assim, apenas duas categorias são abertas ao voto de todos os membros: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

Uma vez que as votações são realizadas e os resultados dos vencedores são obtidos, os dados são guardados no mais absoluto sigilo. No dia da cerimônia, algumas medidas de segurança são tomadas, tais como a escolta dos envelopes com os nomes dos vencedores, que é realizada pela polícia norte-americana.

Oscar 2021

O Dolby Theatre, em Los Angeles, é o local onde o Oscar é realizado desde 2002.[2]
O Dolby Theatre, em Los Angeles, é o local onde o Oscar é realizado desde 2002.[2]

A cerimônia do Oscar de 2021 foi profundamente influenciada pela pandemia causada pela covid-19 e, por isso, teve sua data adiada para 25 de abril de 2021. Tradicionalmente, as cerimônias do Oscar acontecem nos dias finais de fevereiro ou dias iniciais de março, mas, por conta da pandemia, a cerimônia de 2021 foi adiada para abril.

A cerimônia de 2021 ficou agendada para acontecer simultaneamente em dois locais:

  • Dolby Theater, tradicional espaço que sedia a cerimônia desde 2002;
  • Union Station, estação de trem de Los Angeles, que receberá alguns dos convidados.

A escolha dessa estação se deu pelo fato de que ela é mais bem preparada para atender aos cuidados que a pandemia exige sobre manter um distanciamento entre as pessoas. O adiamento da cerimônia em 2021 foi um acontecimento raro na história da premiação, pois somente outras três vezes foi necessário realizá-lo. As cerimônias do Oscar que foram adiadas foram as edições de 1938, 1968 e 1981.

Em razão da pandemia, o número de presentes na cerimônia do Oscar será bem menor do que nos últimos anos. Só estarão presentes os indicados a alguma premiação, os apresentadores da cerimônia e os acompanhantes de ambos. Isso é uma tentativa de evitar aglomerações em virtude da covid-19.

A pandemia também afetou profundamente a premiação, pois cinemas foram fechados ao redor do planeta, inclusive nos Estados Unidos. Isso prejudicou bastante a exibição de filmes entre 2020 e 2021 e, com isso, boa parte dos filmes indicados foi lançada diretamente em plataformas de streaming. Esse fato é uma exceção que foi aberta para o ano de 2021, pois a Academia exige que os filmes inscritos para concorrer ao Oscar sejam exibidos em cinemas.

Destacamos aqui os indicados de algumas das categorias do Oscar de 2020 (Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional):

Melhor Filme

Meu Pai

Judas e o Messias Negro

Nomadland

Os 7 de Chicago

Bela Vingança

Mank

Minari

O Som do Silêncio

 

Melhor Ator

Melhor Atriz

Antonhy Hopkins – Meu Pai

Andra Day – The United States vs. Billie Holiday

Chadwick Boseman – A Voz Suprema do Blues

Carey Mulligan – Bela Vingança

Gary Oldman – Mank

Frances McDormand – Nomadland

Riz Ahmed – O Som do Silêncio

Vanessa Kirby – Pieces of a Woman

Steven Yeun – Minari

Viola Davis – A Voz Suprema do Blues

 

Melhor Diretor

Filme Internacional

Chloé Zhao – Nomadland

Better Days (Hong Kong)

David Fincher – Mank

Collective (Romênia)

Emerald Fennell – Bela Vingança

Druk (Dinamarca)

Lee Isaac Chung – Minari

O Homem que Vendeu sua Pele (Tunísia)

Thomas Vinterberg – Druk

Quo vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)

 

Acesse também: Prêmio Nobel — uma das premiações mais importantes da humanidade

Brasil no Oscar

O diretor brasileiro Fernando Meirelles foi indicado ao Oscar em 2004 para concorrer a Melhor Diretor pelo filme “Cidade de Deus”.[3]
O diretor brasileiro Fernando Meirelles foi indicado ao Oscar em 2004 para concorrer a Melhor Diretor pelo filme “Cidade de Deus”.[3]

Ao longo da história do Oscar, profissionais do cinema e produções do Brasil já conseguiram ser indicados à premiação. Entre as indicações brasileiras, podem ser destacadas:

  • Central do Brasil, indicado a Melhor Filme internacional;
  • Fernanda Montenegro, indicada a Melhor Atriz por Central do Brasil;
  • Cidade de Deus, indicado a quatro categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia;
  • O Beijo da Mulher-Aranha, indicado a quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (o ator indicado era norte-americano) e Melhor Roteiro Adaptado.

A última indicação que o Brasil teve no Oscar se deu na cerimônia de 2020, quando o documentário Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa, foi indicado à categoria de Melhor Documentário.

Melhor Filme

Bong Joo-Ho, diretor sul-coreano que dirigiu Parasita, o filme ganhador da categoria de Melhor Filme em 2020.[4]
Bong Joo-Ho, diretor sul-coreano que dirigiu Parasita, o filme ganhador da categoria de Melhor Filme em 2020.[4]

A principal categoria do Oscar é a de Melhor Filme. Nos últimos dez anos, os vencedores dessa categoria foram:

Ano

Filme

2011

O Discurso do Rei (The King’s Speech)

2012

O Artista (The Artist)

2013

Argo

2014

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

2015

Birdman

2016

Spotlight

2017

Moonlight

2018

A Forma da Água (The Shape of Water)

2019

Green Book

2020

Parasita (Gisaenhchung)

 

Créditos das imagens

[1] Featureflash Photo Agency e Shutterstock

[2] Marco Rubino e Shutterstock

[3] DFree e Shutterstock

[4] taniavolobueva e Shutterstock

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Os óculos 3D polarizam a luz, tornando a imagem de um filme 3D nítida
Física do cinema 3D
Descubra por que os filmes do cinema 3D parecem ser tão reais e por que devemos utilizar os óculos 3D.
Acima, o modelo de cinematógrafo patenteado pelos irmãos Lumière*
Origem do Cinema
Conheça como ocorreu a origem do Cinema na virada do século XIX para o século XX.
Prêmio Nobel
Saiba o que é o prêmio Nobel e suas categorias, conheça a história da premiação e a importância de ser reconhecido pela fundação.
video icon
Matemática
Equação geral, reduzida e segmentária da reta
Nesta videoaula vamos aprender a encontrar a equação geral, reduzida e segmentária de uma reta utilizando os conceitos de função polinomial do primeiro grau e/ou usando a equação da reta que aprendemos em geometria analítica.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.