Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. Oscar

Oscar

O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars, em inglês) é uma cerimônia de premiação do cinema e é reconhecida atualmente como a principal premiação da categoria existente no mundo.

O Oscar foi fundado em 1927 e teve sua primeira cerimônia realizada em 1929. Atualmente, é um evento milionário que atrai milhões de espectadores anualmente.

Acesse também: Origem do cinema - quem esteve envolvido nessa invenção?

Como surgiu o Oscar?

O surgimento do Oscar tem relação com o processo de expansão que o cinema americano passou no século XX, sobretudo na década de 1920. Naquele momento, grandes nomes do cinema americano resolveram unir-se para criar uma organização que fosse responsável por administrar a imagem de Hollywood, o local onde os filmes eram produzidos.

Assim, nasceu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou Academy of Motion Picture Arts and Science, com sigla de AMPAS, no inglês. Essa associação foi oficialmente fundada no dia 11 de maio de 1927, surgindo por uma ideia de um dos chefes da MGM, Louis B. Mayer, e teve como primeiro presidente Douglas Fairbanks, um dos principais atores norte-americanos do começo do século XX.

A famosa estatueta metálica é o símbolo do Oscar desde a sua primeira edição, realizada em 1929.[1]
A famosa estatueta metálica é o símbolo do Oscar desde a sua primeira edição, realizada em 1929.[1]

Os membros que formaram a AMPAS decidiram que era necessária a criação de uma cerimônia para premiar os melhores filmes que eram produzidos a cada ano. Assim, em 1927, nascia a ideia que deu origem ao Oscar, a cerimônia de premiação de cinema mais famosa do mundo. A primeira cerimônia organizada pela AMPAS foi realizada, em 16 de maio de 1929, e premiou os melhores filmes de 1927 e 1928.

Essa cerimônia contou com a presença de 270 pessoas que já sabiam previamente quem eram os vencedores e que tiveram de desembolsar U$5 dólares para ter o direito de participar da cerimônia. De lá pra cá, o Oscar transformou-se em um evento multimilionário que é acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona a votação?

A escolha dos indicados e dos vencedores em todas as categorias do Oscar ocorre por meio de votação que é realizada entre os membros da Academia, que passaram a fazer parte dela por meio de um convite e acredita-se que atualmente ela tenha, aproximadamente, 8500 membros.

O convite à Academia é feito para jornalistas especializados, pessoas da área do cinema que tenham a indicação de, pelo menos, dois membros da Academia que sejam da mesma área de atuação da pessoa e premiados em edições anteriores do Oscar.

É importante esclarecer que a maioria das categorias só pode contar com o voto de pessoas que possuam conhecimento técnico para avaliar os filmes concorrentes. Assim, apenas duas categorias são abertas ao voto de todos os membros: melhor filme e melhor filme estrangeiro.

Uma vez que as votações são realizadas e os resultados dos vencedores são obtidos, os dados são guardados no mais absoluto sigilo. No dia da cerimônia, algumas medidas de segurança são tomadas, tais como a escolta dos envelopes com os nomes dos vencedores sendo realizados pela polícia norte-americana.

Oscar 2020

A cerimônia do Oscar em 2020 está marcada para o dia 9 de fevereiro e será realizada no Teatro Dolby (Dolby Theatre), que possui capacidade para cerca de 3400 pessoas e está localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Esse teatro sedia o Oscar desde 2002 – antes disso a cerimônia era realizada no Shrine Auditorium e no Dorothy Chandler Pavilion (houve um revezamento entre os dois lugares de 1988 a 2001).

O Dolby Theatre, em Los Angeles, é o local que o Oscar é realizado desde 2002.[2]
O Dolby Theatre, em Los Angeles, é o local que o Oscar é realizado desde 2002.[2]

O Oscar de 2020 será a 92ª cerimônia da premiação e, assim como em 2019, não terá um apresentador fixo. Além de todo o atrativo que envolve o Oscar, como as apresentações musicais e as homenagens aos grandes astros do cinema, a cerimônia terá um atrativo extra para os brasileiros, pois possui um representante brasileiro na disputa: Democracia em vertigem, produção brasileira que concorre na categoria de melhor documentário.

A produção brasileira está concorrendo contra as seguintes produções na categoria de melhor documentário:

  • For Sama

  • Honeyland

  • The cave

  • Indústria americana

Destacamos aqui os indicados de algumas das categorias do Oscar de 2020 (melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor e melhor filme estrangeiro):

Melhor filme
1917 Adoráveis mulheres
Ford vs Ferrari História de um casamento
Jojo rabbit Era uma vez em… Hollywood
Coringa Parasita
O irlandês  

 

Melhor ator Melhor atriz
Antonio Bandeiras – Dor e glória Cynthia Erivo – Harriet
Leonardo DiCaprio – Era uma vez em… Hollywood Scarlett Johansson – História de um casamento
Adam Driver – História de um casamento Saoirse Ronan – Adoráveis mulheres
Joaquin Phoenix – Coringa Charlize Theron – O escândalo
Jonathan Pryce – Dois Papas Renée Zellweger – JudyMuito além do arco-íris

 

Melhor diretor Melhor filme estrangeiro
Martin Scorsese – O irlandês Honeyland – Macedônia do Norte
Bong Joon Ho – Parasita Parasita – Coreia do Sul
Quentin Tarantino – Era uma vez em… Hollywood Corpus Christi – Polônia
Todd Phillips – Coringa Dor e glória – Espanha
Sam Mendes – 1917 Os miseráveis – França


Acesse também: Prêmio Nobel – uma das premiações mais importantes da humanidade

Brasil no Oscar

O diretor brasileiro, Fernando Meirelles, foi indicado ao Oscar em 2004 para concorrer a melhor diretor por Cidade de Deus.[3]
O diretor brasileiro, Fernando Meirelles, foi indicado ao Oscar em 2004 para concorrer a melhor diretor por Cidade de Deus.[3]

Ao longo da história do Oscar, profissionais do cinema e produções do Brasil já conseguiram ser indicados ao Oscar. Entre as indicações brasileiras, podem ser destacadas:

  • Central do Brasil, indicado a melhor filme estrangeiro;

  • Fernanda Montenegro, indicada a melhor atriz por Central do Brasil;

  • Cidade de Deus, indicado a quatro categorias: melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia;

  • O beijo da Mulher-Aranha, indicado a quatro categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor ator (o ator indicado era norte-americano) e melhor roteiro adaptado.

Histórico de melhor filme

A principal categoria do Oscar é a de melhor filme. Nos últimos dez anos, os vencedores dessa categoria foram:

Ano

Filme

2010

Guerra ao Terror (The Hurt Locker)

2011

O Discurso do Rei (The King’s Speech)

2012

O Artista (The Artist)

2013

Argo

2014

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

2015

Birdman

2016

Spotlight

2017

Moonlight

2018

A Forma da Água (The Shape of Water)

2019

Green Book


Créditos das imagens

[1] Featureflash Photo Agency/Shutterstock

[2] Marco Rubino /Shutterstock

[3] DFree /Shutterstock

Publicado por: Daniel Neves Silva
Assuntos relacionados
Acima, o modelo de cinematógrafo patenteado pelos irmãos Lumière*
Origem do Cinema
Conheça como ocorreu a origem do Cinema na virada do século XIX para o século XX.
Os óculos 3D polarizam a luz, tornando a imagem de um filme 3D nítida
Física do cinema 3D
Descubra por que os filmes do cinema 3D parecem ser tão reais e por que devemos utilizar os óculos 3D.