Whatsapp icon Whatsapp

Oscar

O Oscar é a maior cerimônia de premiação de cinema que existe no mundo. Sua primeira cerimônia foi realizada em 1929 e atualmente é acompanhada por milhões de pessoas.
Quatro estatuetas do Oscar sendo seguradas por homens vestindo smoking.
A famosa estatueta metálica é o símbolo do Oscar desde a sua primeira edição, realizada em 1929.[1]

O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars, em inglês) é uma cerimônia de premiação do cinema, reconhecida atualmente como a principal premiação do tipo existente no mundo. Foi fundado em 1927 e teve sua primeira cerimônia em 1929. Atualmente, é um evento milionário que atrai milhões de espectadores anualmente.

Os vencedores de cada categoria são determinados por meio de uma votação que é realizada pelos membros da Academia que organiza a premiação. Existem critérios muito bem definidos que determinam quem dos membros pode votar em cada categoria. O Brasil nunca ganhou um Oscar, mas já teve indicados em diferentes categorias.

Leia mais: Indústria cultural — apropria-se da arte e faz dela um subproduto em massa para render lucro a indústrias como a cinematográfica

Resumo sobre o Oscar

  • O Oscar foi criado pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1927.

  • A primeira cerimônia do Oscar aconteceu em 1929 e premiou os melhores filmes de 1927 e 1928.

  • Atualmente, cerca de 9500 membros da Academia participam da votação que elege os melhores do cinema dentro de cada categoria.

  • Desde o ano de 2002, a cerimônia acontece no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

  • Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional são algumas das principais categorias da premiação.

  • Anualmente, milhões de espectadores acompanham a cerimônia do Oscar ao redor do mundo.

  • O Oscar é reconhecido mundialmente como a maior premiação do cinema.

Oscar 2024

A cerimônia do Oscar de 2024 acontecerá em Los Angeles no mesmo lugar que recebe o evento desde 2002, o Dolby Theatre. A cerimônia em 2024 será realizada no dia 10 de março e o evento será transmitido pelo canal norte-americano ABC, tendo como apresentador o comediante Jimmy Kimmel.

Fotografia da faixada do Dolby Theater, que recepciona o Oscar.
O Dolby Theatre, em Los Angeles, é o local onde o Oscar é realizado desde 2002. [2]

O comediante apresentará a cerimônia do Oscar pela quarta vez, sendo que ele já foi o apresentador em 2017, 2018 e 2023. A votação para determinar os vencedores foi encerrada em 27 de fevereiro, embora em algumas categorias da votação tenham sido finalizadas antes disso.

As indicações de todas as categorias do Oscar foram apresentadas em 23 de janeiro, e uma polêmica logo se estabeleceu por conta da ausência de Margot Robbie na categoria de Melhor Atriz. Além disso, seu companheiro de filme, Ryan Gosling, foi indicado para a categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muitos utilizaram o caso para fazer uma crítica sobre o apagamento das mulheres, crítica essa, inclusive, que estava presente no filme. Outros alegaram que a não indicação de Margot Robbie apenas representa o fato de que outras interpretações mereceram mais do que a dela.

A cerimônia do Oscar de 2024 também traz uma enorme preocupação para a academia, uma vez que sua audiência na televisão norte-americana registrou quedas expressivas nos últimos anos. A cerimônia de 2023 até apresentou uma melhora nesse sentido, mas o número ainda é baixo. Alguns apontam que o uso das redes sociais e da internet para assistir à cerimônia contribuiu para reduzir o número de pessoas que a assistem pela televisão.

Entre os indicados, o destaque vai para Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, que recebeu 13 indicações. Veja os indicados nas principais categorias do Oscar 2024:

Melhor Filme

American Fiction

Anatomia de uma Queda

Barbie

Os Rejeitados

Assassinos da Lua das Flores

Maestro

Oppenheimer

Vidas Passadas

Pobres Criaturas

Zona de Interesse

 

Melhor Ator

Melhor Atriz

Bradley Cooper – Maestro

Annette Bening – Nyad

Colman Domingo – Rustin

Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores

Paul Giamatti – Os Rejeitados

Sandra Hüller – Anatomia de Uma Queda

Cillian Murphy – Oppenheimer

Carey Mulligan – Maestro

Jeffrey Wright – American Fiction

Emma Stone – Pobres Criaturas

 

Melhor Diretor

Justine Triet – Anatomia de uma Queda

Martin Scorsese – Assassino da Lua das Flores

Christopher Nolan – Oppenheimer

Yorgos Lanthimos – Pobres Criaturas

Jonathan Glazer – Zona de Interesse

Como surgiu o Oscar?

O surgimento do Oscar teve relação com o processo de expansão pelo qual o cinema americano passou no século XX, sobretudo na década de 1920. Naquele momento, grandes nomes do cinema americano resolveram unir-se para criar uma organização que fosse responsável por administrar a imagem de Hollywood, onde os filmes eram produzidos.

Assim, nasceu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou Academy of Motion Picture Arts and Science, com sigla Ampas, no inglês. Essa associação foi oficialmente fundada no dia 11 de maio de 1927 e surgiu de uma ideia de um dos chefes da MGM, Louis B. Mayer. Ela teve como primeiro presidente Douglas Fairbanks, um dos principais atores norte-americanos do começo do século XX.

Os membros que formaram a Ampas decidiram que era necessário criar uma cerimônia para premiar os melhores filmes produzidos a cada ano. Assim, em 1927, nascia a ideia que deu origem ao Oscar, a cerimônia de premiação de cinema mais famosa do mundo.

Quando aconteceu a primeira cerimônia do Oscar?

A primeira cerimônia organizada pela Ampas foi em 16 de maio de 1929 e premiou os melhores filmes de 1927 e 1928. Contou com a presença de 270 pessoas, que já sabiam previamente quem eram os vencedores e que tiveram de desembolsar U$5 para participarem da cerimônia. De lá pra cá, o Oscar transformou-se em um evento multimilionário e é acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Como funciona a votação do Oscar?

A escolha dos indicados e dos vencedores em todas as categorias do Oscar ocorre por meio de votação entre os membros da Academia, que passaram a fazer parte dela por meio de um convite. Acredita-se que ela tenha hoje, aproximadamente, mais de 10 mil membros, e que desse total, cerca de 9500 estejam aptos a votarem para definir os vencedores das categorias.

O convite à Academia é feito para jornalistas especializados, pessoas da área do cinema que tenham a indicação de, pelo menos, dois membros da Academia da mesma área de atuação da pessoa, e premiados em edições anteriores do Oscar.

É importante esclarecer que a maioria das categorias só pode contar com o voto de pessoas que tenham conhecimento técnico para avaliar os filmes concorrentes. Assim, apenas duas categorias são abertas ao voto de todos os membros: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

Uma vez que as votações são realizadas e os resultados dos vencedores são obtidos, os dados são guardados no mais absoluto sigilo. No dia da cerimônia, algumas medidas de segurança são tomadas, tais como a escolta dos envelopes com os nomes dos vencedores, realizada pela polícia norte-americana.

Leia mais: Prêmio Nobel — confira como são escolhidos os vencedores desse importante prêmio

Cerimônias anteriores do Oscar

A cerimônia de 2023 ainda ficou marcada por estabelecer uma equipe de gestão de crise por conta da repercussão de um acontecimento da cerimônia de 2022. Naquela ocasião, o ator Will Smith deu um tapa no rosto do comediante Chris Rock, enquanto ele se apresentava ao vivo na cerimônia.

A agressão foi motivada por uma piada desnecessária que Chris Rock fez com a aparência de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith. A piada não foi bem recebida porque Jada sofre de alopécia, condição que leva à queda dos cabelos. Apesar do tapa, Chris Rock seguiu sua apresentação e, alguns minutos depois, Will Smith recebeu o prêmio de Melhor Ator.

Essa equipe de crise foi treinada para agir rapidamente intervindo em situações de gravidade, mas não foi necessária, pois a cerimônia aconteceu sem problemas. Ainda durante a cerimônia de 2023, o apresentador da festa chegou a fazer piadas com o acontecimento de 2022.

Brasil no Oscar

Fotografia de Fernando Meirelles, indicado ao Oscar de Melhor Diretor.
O diretor brasileiro Fernando Meirelles foi indicado ao Oscar em 2004 pela direção do filme Cidade de Deus. [3]

Ao longo da história do Oscar, profissionais do cinema e produções do Brasil já conseguiram ser indicados à premiação. Entre as indicações brasileiras, podem ser destacadas:

  • Central do Brasil, indicado a Melhor Filme internacional;

  • Fernanda Montenegro, indicada a Melhor Atriz por Central do Brasil;

  • Cidade de Deus, indicado a quatro categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia;

  • O beijo da Mulher-Aranha, indicado a quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (o ator indicado era norte-americano) e Melhor Roteiro Adaptado.

A última indicação que o Brasil teve no Oscar se deu na cerimônia de 2020, quando o documentário Democracia em vertigem, dirigido por Petra Costa, foi indicado à categoria de Melhor Documentário.

Leia mais: Cinema brasileiro — teve como ponto de partida a sua primeira sessão, realizada no Rio de Janeiro, em 1896

Melhor Filme no Oscar

Fotografia de Bong Joo-Ho, diretor que ganhou o Oscar de Melhor Filme.
Bong Joo-Ho, diretor sul-coreano que dirigiu Parasita, o filme ganhador da categoria de Melhor Filme em 2020.[4]

A principal categoria do Oscar é a de Melhor Filme. Nos últimos 10 anos, os vencedores dessa categoria foram:

Ano

Filme

2013

Argo

2014

12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)

2015

Birdman

2016

Spotlight

2017

Moonlight

2018

A Forma da Água (The Shape of Water)

2019

Green Book

2020

Parasita (Gisaenhchung)

2021

Nomadland

2022

Coda

2023

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once)

2024

 

Créditos das imagens

[1]Featureflash Photo Agency e Shutterstock

[2]Marco Rubino e Shutterstock

[3]DFree e Shutterstock

[4]taniavolobueva e Shutterstock

Fontes

DIBDIN, Emma e FLETCHER, Rosie. Who votes for the Oscars? The ins and outs of Academy voting explained. Disponível em: https://www.digitalspy.com/movies/oscars/a621921/who-votes-for-the-oscars/

MCKITTRICK, Christopher. Who votes for the Oscar? Disponível em: https://www.liveabout.com/who-votes-for-the-oscars-4021744

COHEN, Anne. How many women are actually voting for the Oscar winners? Disponível em: https://www.refinery29.com/en-us/2018/02/190829/academy-members-women-oscar-voters

BBC NEWS. Oscars 2021: audiencies turn away as a sluggish ceremony leaves critics cold. Disponível em: https://www.bbc.com/news/entertainment-arts-56885646

RICHWINE, Lisa. Audiência do Oscar na TV aumenta, mas é a terceira menor da história. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/reuters/2023/03/14/audiencia-do-oscar-na-tv-sobe-12-para-187-milhoes.htm

THE ACADEMY. The history and structure oh the Academy of motion picture arts and sciences. Disponível em: https://www.oscars.org/sites/oscars/files/93aa_academy_history.pdf

DAVIS, Clayton. Oscars 2024: Academy sets nominations and ceremony dates. Disponível em: https://variety.com/2023/awards/awards/oscars-2024-march-key-dates-timeline-1235592486/

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Física do cinema 3D
Descubra por que os filmes do cinema 3D parecem ser tão reais e por que devemos utilizar os óculos 3D.
Origem do Cinema
Conheça como ocorreu a origem do Cinema na virada do século XIX para o século XX.
Prêmio Nobel
Saiba o que é o prêmio Nobel e suas categorias, conheça a história da premiação e a importância de ser reconhecido pela fundação.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).