Oscar

O Oscar (The Academy Awards ou The Oscars, em inglês) é uma cerimônia de premiação do cinema, reconhecida atualmente como a principal premiação do tipo existente no mundo. Foi fundado em 1927 e teve sua primeira cerimônia realizada em 1929. Atualmente, é um evento milionário que atrai milhões de espectadores anualmente.
Os vencedores de cada categoria são determinados por meio de uma votação que é realizada pelos membros da Academia que organiza a premiação. Existem critérios muito bem definidos para que se determine quem dos membros pode votar em cada categoria. O Brasil conquistou sua primeira estatueta de Oscar, em 2025, com o filme Ainda Estou Aqui vencendo na categoria de Melhor Filme Internacional.
Leia também: Qual é a história do cinema brasileiro?
Resumo sobre o Oscar
- O Oscar foi criado pelos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1927.
- A primeira cerimônia do Oscar aconteceu em 1929 e premiou os melhores filmes de 1927 e 1928.
- Atualmente, cerca de 9500 membros da Academia participam da votação que elege os melhores do cinema dentro de cada categoria.
- Desde o ano de 2002, a cerimônia acontece no Dolby Theatre, que fica em Los Angeles, nos Estados Unidos.
- Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional são algumas das principais categorias da premiação.
- Anualmente, milhões de espectadores acompanham a cerimônia do Oscar ao redor do mundo.
- O Oscar é reconhecido mundialmente como a maior premiação do cinema.
- Na edição de 2025, o Brasil conquistou o seu primeiro Oscar, com o filme Ainda Estou Aqui vencendo na categoria de Melhor Filme Internacional.
Como surgiu o Oscar?
O surgimento do Oscar tem relação com o processo de expansão pelo qual o cinema estadunidense passou no século XX, sobretudo na década de 1920. Naquele momento, grandes nomes do cinema estadunidense resolveram unir-se para criar uma organização que fosse responsável por administrar a imagem de Hollywood, onde os filmes eram produzidos.
Assim nasceu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ou Academy of Motion Picture Arts and Science, com a sigla Ampas, no inglês. Essa associação foi oficialmente fundada no dia 11 de maio de 1927 e surgiu de uma ideia de um dos chefes da MGM, Louis B. Mayer. Ela teve como primeiro presidente Douglas Fairbanks, um dos principais atores estadunidenses do começo do século XX.
Os membros que formaram a Ampas decidiram que era necessário criar uma cerimônia para premiar os melhores filmes produzidos a cada ano. Assim, em 1927, nascia a ideia que deu origem ao Oscar, a cerimônia de premiação de cinema mais famosa do mundo.
Quando aconteceu a primeira cerimônia do Oscar?

A primeira cerimônia organizada pela Ampas foi realizada em 16 de maio de 1929 e premiou os melhores filmes de 1927 e 1928. Essa cerimônia contou com a presença de 270 pessoas, que já sabiam previamente quem eram os vencedores e que tiveram de desembolsar U$ 5 para terem o direito de participar da cerimônia. De lá pra cá, o Oscar transformou-se em um evento multimilionário e é acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo.
Como funciona a votação do Oscar?
A escolha dos indicados e dos vencedores em todas as categorias do Oscar ocorre por meio de votação entre os membros da Academia, que passam a fazer parte dela por meio de um convite. Acredita-se que atualmente ela tenha, aproximadamente, mais de 10 mil membros, e que, desse total, cerca de 9500 estejam aptos a votarem para definir os vencedores das categorias do Oscar.
O convite à Academia é feito para jornalistas especializados, pessoas da área do cinema que tenham a indicação de, pelo menos, dois membros da Academia que sejam da mesma área de atuação da pessoa, e premiados em edições anteriores do Oscar.
É importante esclarecer que a maioria das categorias só pode contar com o voto de pessoas que possuam conhecimento técnico para avaliar os filmes concorrentes. Assim, apenas duas categorias são abertas ao voto de todos os membros: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.
Uma vez que as votações são realizadas e os resultados dos vencedores são obtidos, os dados são guardados no mais absoluto sigilo. No dia da cerimônia, algumas medidas de segurança são tomadas, tais como a escolta dos envelopes com os nomes dos vencedores, realizada pela polícia estadunidense.
Oscar 2025

A cerimônia do Oscar em 2025, a 97ª edição da história, foi realizada no dia 2 de março de 2025, no Dolby Theatre, na cidade de Los Angeles, sendo o local tradicional dessa cerimônia no século XXI.
A cerimônia bem como as indicações foram impactadas pelos incêndios florestais que atingiram a cidade de Los Angeles no mesmo ano. Inclusive, por conta dos incêndios, as indicações chegaram a ser adiadas algumas vezes. Como forma de lembrar a tragédia, a cerimônia contou com a presença de bombeiros no palco que foram homenageados pelo apresentador da cerimônia, Conan O’Brien.
A cerimônia do Oscar aconteceu como programado, sendo acompanhada por 19,7 milhões de espectadores nos Estados Unidos. O número demonstra a tendência de subida da audiência nos Estados Unidos desde 2021, mas ainda é considerado baixo em relação à audiência que a cerimônia tinha antes de 2020.
Audiência estadunidense à parte, a cerimônia foi muito atrativa para o público brasileiro, entusiasmado com o fato de que a edição do Oscar de 2025 contou com três indicações para o filme brasileiro Ainda Estou Aqui.
As indicações também apontaram que o filme Emilia Pérez, da França, foi o maior indicado, com um total de 13 indicações, enquanto os filmes O Brutalista e Wicked receberam 10 indicações cada.
Antes da cerimônia, o filme francês Emilia Pérez foi o centro das atenções por conta de inúmeras polêmicas. O diretor do filme, Jacques Audiard, foi criticado por falas polêmicas, como mencionar que o espanhol era o idioma dos pobres. O filme foi criticado no México por apresentar uma visão estereotipada do país, por não ter nenhum ator mexicano, e por não ter sequer sido gravado lá.
Por fim, a grande polêmica girou em torno de Karla Sofía Gascón, atriz protagonista do filme. Ela iniciou a corrida do Oscar com um grande feito, pois é a primeira atriz trans a ser indicada à categoria de Melhor Atriz. No entanto, tornou-se holofote quando diversas publicações dela com teor islamofóbico e racista em redes sociais foram resgatadas por jornalistas.
O escândalo envolvendo a atriz espanhola se agravou quando publicações dela criticando a Academia e o Oscar foram descobertas. A candidatura da atriz espanhola foi profundamente impactada pelo escândalo, e muitos críticos de cinema apontam que isso fortaleceu a candidatura de Ainda Estou Aqui.

A cerimônia do Oscar 2025 ficou marcada na história do Brasil, pois o filme Ainda Estou Aqui conquistou a categoria de Melhor Filme Internacional. Nas duas outras categorias em que concorria — Melhor Atriz e Melhor Filme —, foi desbancado por Anora, o grande vencedor da noite ao conquistar cinco estatuetas.
A seguir, veja os indicados e os vencedores em algumas das categorias do Oscar.
→ Categoria Melhor Filme do Oscar 2025
Ainda Estou Aqui |
Anora (vencedor) |
O Brutalista |
Conclave |
Wicked |
A Substância |
Nickel Boys |
Emilia Pérez |
Duna – Parte 2 |
Um Completo Desconhecido |
→ Categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2025
Ainda Estou Aqui (vencedor) – Brasil |
Flow – Letônia |
The Seed of the Sacred Fig – Alemanha |
Emilia Pérez – França |
The Girl With The Needle – Dinamarca |
→ Categoria Melhor Atriz do Oscar 2025
Fernanda Torres – Ainda Estou Aqui |
Karla Sofía Gascón – Emília Pérez |
Cynthia Erivo – Wicked |
Demi Moore – A Substância |
Mikey Madison (vencedora) – Anora |
→ Categoria Melhor Ator do Oscar 2025
Adrien Brody (vencedor) – O Brutalista |
Colman Domingo – Sing Sing |
Ralph Fiennes – Conclave |
Sebastian Stan – O Aprendiz |
Timothée Chalamet – Um Completo Desconhecido |
→ Categoria Melhor Ator Coadjuvante do Oscar 2025
Yura Borisov – Anora |
Kieran Culkin (vencedor) – A Verdadeira Dor |
Edward Norton – Um Completo Desconhecido |
Guy Pierce – O Brutalista |
Jeremy Strong – O Aprendiz |
→ Categoria Melhor Atriz Coadjuvante do Oscar 2025
Monica Barbaro – Um Completo Desconhecido |
Ariana Grande – Wicked |
Felicity Jones – O Brutalista |
Isabella Rossellini – Conclave |
Zoe Saldaña (vencedora) – Emilia Pérez |
→ Categoria Melhor Direção do Oscar 2025
Sean Baker (vencedor) – Anora |
Brady Cobert – O Brutalista |
James Mangold – Um Completo Desconhecido |
Jacques Audiard – Emilia Pérez |
Coralie Fargeat – A Substância |
Oscar 2024
A cerimônia do Oscar de 2024 aconteceu em Los Angeles e no mesmo lugar que recebe o evento desde 2002, o Dolby Theatre. A edição foi realizada no dia 10 de março e foi transmitida pelo canal estadunidense ABC.
O comediante Jimmy Kimmel apresentou a cerimônia do Oscar pela quarta vez (ele já havia sido o apresentador em 2017, 2018 e 2023). A votação para determinar os vencedores foi encerrada em 27 de fevereiro, embora em algumas categorias ela tenha sido finalizada antes disso.
As indicações de todas as categorias do Oscar foram realizadas em 23 de janeiro, e uma polêmica logo se estabeleceu por conta da ausência de Margot Robbie na categoria de Melhor Atriz pelo filme Barbie. Além disso, seu companheiro de filme Ryan Gosling foi indicado à categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
Muitos utilizaram o caso para fazer uma crítica sobre o apagamento das mulheres, alegando que essa crítica, inclusive, estava presente no filme. Outros alegaram que a não indicação de Margot Robbie apenas representa o fato de que outras interpretações mereceram mais a indicação do que a dela.
A cerimônia do Oscar de 2024 também trouxe uma enorme preocupação da academia, uma vez que a audiência da cerimônia na televisão estadunidense registrou quedas expressivas nos últimos anos. A cerimônia de 2023 até apresentou uma melhora na audiência, mas o número ainda foi considerado baixo. Alguns apontam que o uso das redes sociais e da internet para assistir a cerimônia contribuiu para reduzir o número de pessoas que assistem a ela pela televisão. O número de espectadores da cerimônia de 2024 na televisão norte-americana ainda não foi divulgado.
Entre os indicados, o destaque foi para Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, que recebeu 13 indicações. O filme Pobres Criaturas, dirigido por Yorgos Lanthimos, recebeu 11 indicações e era um dos favoritos na premiação juntamente do filme dirigido por Nolan. O favoritismo se confirmou e os dois filmes foram os maiores vencedores do Oscar 2024.
Oppenheimer conquistou sete estatuetas, incluindo a de Melhor Filme, enquanto Pobres Criaturas conquistou a de Melhor Atriz, com Emma Stone. Essa foi a segunda estatueta de Melhor Atriz que Emma Stone faturou, sendo que a primeira foi com La La Land, em 2017.
A cerimônia do Oscar de 2024 também foi fortemente influenciada pelo conflito em curso na Faixa de Gaza e os ataques israelenses contra os palestinos. Houve protestos contra a cerimônia do lado de fora, com os protestantes exigindo o adiamento do Oscar, enquanto alguns atores usavam um pin vermelho como parte de um protesto que pedia pelo cessar-fogo e o fim das ações israelenses na Faixa de Gaza.
Os indicados e vencedores nas principais categorias do Oscar 2024 foram os seguintes:
→ Categoria Melhor Filme do Oscar 2024
American Fiction |
Anatomia de Uma Queda |
Barbie |
Os Rejeitados |
Assassinos da Lua das Flores |
Maestro |
Oppenheimer (vencedor) |
Vidas Passadas |
Pobres Criaturas |
Zona de Interesse |
→ Categoria Melhor Atriz do Oscar 2024
Annette Bening – Nyad |
Lily Gladstone – Assassinos da Lua das Flores |
Sandra Hüller – Anatomia de Uma Queda |
Carey Mulligan – Maestro |
Emma Stone (vencedora) – Pobres Criaturas |
→ Categoria Melhor Ator do Oscar 2024
Bradley Cooper – Maestro |
Colman Domingo – Rustin |
Paul Giamatti – Os Rejeitados |
Cillian Murphy (vencedor) – Oppenheimer |
Jeffrey Wright – American Fiction |
→ Categoria Melhor Direção do Oscar 2024
Justine Triet – Anatomia de Uma Queda |
Martin Scorsese – Assassino da Lua das Flores |
Christopher Nolan (vencedor) – Oppenheimer |
Yorgos Lanthimos – Pobres Criaturas |
Jonathan Glazer – Zona de Interesse |
Acesse também: Nobel — detalhes sobre este importante prêmio
Cerimônias anteriores do Oscar
A cerimônia do Oscar 2023 ficou marcada por estabelecer uma equipe de gestão de crise por conta da repercussão de um acontecimento que se passara na cerimônia de 2022. Naquela ocasião, o ator Will Smith deu um tapa no rosto do comediante Chris Rock enquanto este se apresentava ao vivo na cerimônia.
A agressão foi motivada por uma piada desnecessária que Chris Rock fez com a aparência de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith. A piada não foi bem recebida porque Jada sofre de alopécia, uma condição que leva à queda dos cabelos. Apesar do tapa, Chris Rock seguiu realizando sua apresentação, e, alguns minutos depois, Will Smith recebeu o prêmio de Melhor Ator.
Essa equipe de crise foi treinada para agir rapidamente intervindo em situações de gravidade, mas não foi necessária, pois a cerimônia aconteceu sem problemas. Ainda durante a cerimônia de 2023, o apresentador da festa chegou a fazer piadas com o acontecimento de 2022.
Brasil no Oscar

Ao longo da história do Oscar, profissionais do cinema e produções do Brasil já conseguiram ser indicados à premiação. Entre as indicações brasileiras, podem ser destacadas:
- O Pagador de Promessas, O Quatrilho, O que é isso, Companheiro? e Central do Brasil, indicados a Melhor Filme internacional;
- Fernanda Montenegro, indicada à Melhor Atriz por Central do Brasil;
- Cidade de Deus, indicado a quatro categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia;
- O Beijo da Mulher-Aranha, indicado a quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (o ator indicado era estadunidense) e Melhor Roteiro Adaptado.
- Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa, indicado à categoria de Melhor Documentário.
Por sua vez, a edição de 2025 foi marcada pelo sucesso do filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres. O filme conta a história do desaparecimento de Rubens Paiva, vítima da Ditadura Militar, e o esforço de sua esposa Eunice Paiva em cuidar de sua família e em obter o reconhecimento da morte de seu marido pelo Estado.
O filme brasileiro foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, saindo da cerimônia com a estatueta por Melhor Filme Internacional. Foi a primeira vez que uma produção brasileira ganhou uma estatueta do Oscar.
Melhor Filme no Oscar

A principal categoria do Oscar é a de Melhor Filme. Nos últimos 10 anos, os vencedores dessa categoria foram:
Ano |
Filme |
2013 |
Argo |
2014 |
12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave) |
2015 |
Birdman |
2016 |
Spotlight |
2017 |
Moonlight |
2018 |
A Forma da Água (The Shape of Water) |
2019 |
Green Book |
2020 |
Parasita (Gisaenhchung) |
2021 |
Nomadland |
2022 |
Coda |
2023 |
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at Once) |
2024 |
Oppenheimer |
2025 |
Anora |
Já na categoria de Melhor Filme Internacional, vencida por um filme brasileiro em 2025, os últimos vencedores foram:
Ano |
Filme |
País |
2013 |
Amor (Amour) |
Áustria |
2014 |
A Grande Beleza (La Grande Bellezza) |
Itália |
2015 |
Ida |
Polônia |
2016 |
O Filho de Saul (Saul Fia) |
Hungria |
2017 |
O Apartamento (Forushande) |
Irã |
2018 |
Uma Mulher Fantástica (Una Mujer Fantástica) |
Chile |
2019 |
Roma |
México |
2020 |
Parasita (Gisaenhchung) |
Coreia do Sul |
2021 |
Druk – Mais uma Rodada (Druk) |
Dinamarca |
2022 |
Drive my Car (Doraibu mai kā) |
Japão |
2023 |
Nada de Novo no Front (Im Westen nichts Neues) |
Alemanha |
2024 |
Zona de Interesse (The Zone of Interest) |
Reino Unido |
2025 |
Ainda Estou Aqui |
Brasil |
Créditos de imagem
[1] Featureflash Photo Agency / Shutterstock
[2] Marco Rubino / Shutterstock
[3] taniavolobueva / Shutterstock
Fontes
BBC NEWS. Oscars 2021: audiencies turn away as a sluggish ceremony leaves critics cold. Disponível em: https://www.bbc.com/news/entertainment-arts-56885646.
CAMPIONE, Katie. Oscar audience up to 19.69 million after Disney adds mobile & PC viewing. Disponível em: https://deadline.com/2025/03/oscar-ratings-2025-1236309304/.
COHEN, Anne. How many women are actually voting for the Oscar winners? Disponível em: https://www.refinery29.com/en-us/2018/02/190829/academy-members-women-oscar-voters.
DAVIS, Clayton. Oscars 2024: Academy sets nominations and ceremony dates. Disponível em: https://variety.com/2023/awards/awards/oscars-2024-march-key-dates-timeline-1235592486/.
DIBDIN, Emma; FLETCHER, Rosie. Who votes for the Oscars? The ins and outs of Academy voting explained. Disponível em: https://www.digitalspy.com/movies/oscars/a621921/who-votes-for-the-oscars/.
MCKITTRICK, Christopher. Who votes for the Oscar? Disponível em: https://www.liveabout.com/who-votes-for-the-oscars-4021744.
RICHWINE, Lisa. Audiência do Oscar na TV aumenta, mas é a terceira menor da história. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/reuters/2023/03/14/audiencia-do-oscar-na-tv-sobe-12-para-187-milhoes.htm.
THE ACADEMY. The history and structure oh the Academy of motion picture arts and sciences. Disponível em: https://www.oscars.org/sites/oscars/files/93aa_academy_history.pdf.
Ferramentas Brasil Escola




Artigos Relacionados

Últimas notícias
Outras matérias


