Algas multicelulares

Laminaria: alga multicelular do Filo Phaeophyta.
As algas são organismos que, na atualidade, são classificados como pertencentes ao Reino Protoctista, assim como os protozoários. Isso porque o referido grupo abriga aqueles seres vivos cuja classificação, baseada em relações de parentesco, ainda não foi bem elucidada.

Encontradas predominantemente em ambiente aquático, mas também em solo úmido; as algas podem apresentar somente uma ou várias células. Neste último caso, falamos que seu corpo é formado por um talo, que é um conjunto de células que não se diferencia em tecidos ou estruturas – tais como raiz, caule, etc.

Como já temos em nosso acervo o texto “Algas unicelulares”, aqui trataremos somente daqueles filos que abrigam organismos multicelulares, que são classificados da seguinte maneira:

- Filo Charophyta. Abriga as carofíceas; típicas de água doce. Elas são multicelulares; possuem clorofila a e b, além de caroteno e xantofilas; e armazenam amido. Sua parede celular contém celulose e, na maioria dos casos, também carbonato de cálcio. A coloração desses organismos varia entre o verde e o castanho.

- Filo Chlorophyta.
Abriga as algas verdes, também chamadas de clorofíceas; encontradas em ambiente aquático e terrestre úmido. Elas podem ser uni ou multicelulares. Além disso, contêm clorofilas a e b, carotenoides e xantofilas; armazenam amido, e sua parede celular contém celulose. A coloração desses organismos varia em diferentes tonalidades de verde.

- Filo Chrysophyta.
Abriga as algas douradas, também chamadas de crisofíceas; encontradas em água doce ou salgada. Elas, em sua maioria, são unicelulares; mas há espécies contendo mais de uma célula. Tais organismos possuem clorofila a e c e xantofilas e, além disso, armazenam óleos e também uma substância chamada crisolaminarina. Sua parede celular contém celulose, sendo que algumas espécies também apresentam dióxido de silício. A coloração desses organismos é dourada.

- Filo Phaeophyta. Abriga as algas pardas, também chamadas de feofíceas; sendo tipicamente de ambiente marinho. Elas são multicelulares, apresentando estruturas que lembram um pouco caules e folhas. Possuem clorofila a e c e carotenoides; e armazenam óleos e uma substância chamada laminaria. A parede celular contém, além de celulose, algina; e algumas espécies podem acumular, em suas paredes, carbonato de cálcio. A coloração desses organismos varia entre o bege e o marrom.

- Filo Rhodophyta.
Abriga as algas vermelhas, também chamadas de rodofíceas; sendo a maioria marinha. Elas são multicelulares; possuem clorofila a e d, carotenoides e um pigmento vermelho denominado ficoeritrina; e armazenam amido. Sua parede celular contém celulose, ágar e carragenina; podendo também acumular carbonato de cálcio. A coloração desses organismos varia entre o vermelho e o roxo.


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.