Ameixa

Ameixa
A ameixa é o fruto da ameixeira, pertencente à família das rosáceas. De acordo com o local onde é cultivada, a ameixa autêntica (Prunus domestica) recebe denominações variadas. O abrunho (Prunus insititia), por exemplo, difere da ameixa autêntica por apresentar um formato esférico e uma cor violeta escura.

A ameixa possui uma enorme quantidade de fibras, maior até do que qualquer outra verdura ou fruta. Ela também é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas do complexo B, importantes para evitar problemas de pele e reumatismo. Devido ao seu poder laxativo, é indicada nos casos de prisão de ventre, no entanto, se consumida em excesso, pode haver certa irritação dos rins. Além disso, a fruta é muito usada em dietas devido o seu baixo teor calórico: 36 calorias.

Por conter um alto teor de açúcar, a ameixa seca possui uma quantidade de calorias significativamente maior do que a ameixa comum. Entretanto, também possui importantes nutrientes para a saúde: ferro, zinco e potássio, que auxiliam o controle da pressão sanguínea, além de melhorar a saúde dos ossos.

Como já foi afirmado, existem muitas espécies de ameixas, que variam conforme seu formato, cor, sabor e textura. O principal indicador de que a fruta chegou à fase de maturação é a diminuição da firmeza da fruta, que se torna mais macia. As ameixas podem ser consumidas in natura, além de serem utilizadas na fabricação de doces, geléias, bolos e tortas; seu período de safra que vai de dezembro a fevereiro. No Brasil, a fruta é cultivada nas terras do baixo São Francisco, em Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
Publicado por Tiago Dantas
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.