Whatsapp icon Whatsapp

Buriti

Do buriti tudo se aproveita
Do buriti tudo se aproveita

Considerado a palmeira mais abundante do país, o buriti, Mauritia flexuosa, da família Arecaceae, pode ser encontrado no cerrado, no pantanal e na Amazônia.  

Espécie abundante no cerrado, pode atingir até 15m de altura e é considerada uma indicativa de água, sendo comum vê-la em veredas, nascentes, brejos, rios, riachos e cachoeiras.

O fato de essa espécie ser encontrada em locais com água em abundância não é à toa. Quando a palmeira libera seus frutos, eles caem na água, que ajuda na quebra da dormência das sementes, além de ser um dos meios de dispersão dessas sementes.

A palmeira do buriti produz uma grande quantidade de frutos que maturam entre os meses de dezembro e maio, e que servem de alimento para aves e pequenos mamíferos que também colaboram na dispersão das sementes. Seus frutos, ricos em vitaminas A, B e C, também fornecem cálcio, ferro e proteínas, podendo ser consumidos ao natural ou em forma de sucos, sorvetes, doces e licores. A palmeira fornece palmito, fécula e madeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O óleo da fruta do buriti é rico em caroteno e tem valor medicinal para a comunidade local, que o utiliza como vermífugo, energético natural e cicatrizante. O óleo também é utilizado para amaciar e envernizar couros e dar cor e aroma a cosméticos como xampu, cremes e sabonetes. Por ser eficiente na absorção de raios UV, é muito empregado na produção de filtro solar.

As folhas do buriti geram palhas que são muito empregadas pela comunidade local na cobertura de casas e no artesanato, com a produção de bolsas, tapetes, toalhas de mesa, brinquedos e bijuterias. Os talos das folhas do buriti são usados para a fabricação de móveis leves, resistentes e bonitos.

As folhas jovens da palmeira produzem fibras muito finas, que os artesãos chamam de “a seda do buriti”. Elas são utilizadas na fabricação de peças feitas com o capim-dourado.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Ameixa
Ameixa
Características, tipos e benefícios da fruta para a saúde.
Lichia, fruta rica em vitamina C
Lichia
Na China, todas as partes da lichia são utilizadas na medicina popular. Conheça mais sobre essa fruta!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.