Insetos Sociais

Os insetos sociais organizam-se em sociedade, ou seja, existe uma divisão de classes. Uma das divisões mais conhecidas desses insetos são as abelhas.
Abelhas – Exemplo de animais sociais

Os artrópodes são animais invertebrados que apresentam patas articuladas; desempenham diferentes papéis ecológicos e têm grandes variações entre si, desde pequenas pulgas até perigosos escorpiões. Mas uma característica interessante apresentada por alguns insetos chama a atenção, eles se organizam em sociedade.

A ordem Hymenoptera reúne diversas espécies de insetos que se destacam dos outros pela organização de seus indivíduos; abelhas e formigas representam essa ordem, já os cupins pertencem à ordem Isoptera, no entanto, todos vivem em sociedades altamente organizadas.

Esse tipo de organização é conhecido como eusociedade, em razão da divisão de classes e da perfeição como executam suas atribuições, mesmo que isso as leve à morte.

Na sociedade das abelhas há três classes sociais: Rainha, zangão e operária. A rainha é a única fêmea fértil da colmeia, enquanto que a operária é estéril; dessa forma, a rainha tem o papel de reprodução e é responsável por colocar todos os ovos dos quais se originarão os demais indivíduos. As operárias têm seu papel na construção e manutenção da parte física da colmeia, incluindo a produção do mel. Quanto aos zangões, são machos que têm a finalidade de fecundar a rainha.

Diferente de outros animais, nesse caso existe diferença entre a fêmea estéril, operária; e a fértil, rainha. Cientistas creditam essa diferença, entre outros fatores, ao alimento oferecido a elas na fase larval. Se a larva for alimentada com mel, se tornará operária; se alimentada com geleia real, se tornará rainha. Quanto à origem do macho, acontece de uma forma também diferenciada; dos óvulos não fecundados se originam os zangões, tendo somente informações genéticas da rainha.

Uma jovem rainha, ao atingir sua maturidade sexual, sai de sua colmeia original, junto com um grupo de operárias, voa e se acasala com vários zangões, armazenando seus espermatozoides. Formam uma nova colmeia e a rainha inicia a postura dos ovos.

No caso das formigas, a sociedade é organizada da mesma forma das abelhas, com macho, rainha e operária. Machos e fêmeas férteis no período de reprodução apresentam asas. Aos machos férteis cabe o papel de fecundar a rainha e morrer. Então quem seriam os soldados nos formigueiros? As fêmeas estéreis podem ser operárias ou soldados!


A saúva soldado é uma fêmea!

Outra curiosidade é que as saúvas não se alimentam diretamente das folhas que coletam. Elas mastigam os pedaços, misturando-os com saliva. Sobre essa mistura cresce um fungo, que é ingerido pela saúva. Ao se alimentar, uma formiga guarda sempre um pouco de alimento, que pode ser dividido com outras formigas, bastando que uma toque a outra com as antenas.

Existem filmes que apresentam um pouco dessa temática, entre outros destacamos o FormiguinhaZ, de Eric Darnell e Tim Johnson, uma animação da DreamWorks e da Pacific Data Imagens, que apresenta a questão das classes ou castas sociais desse animais.

Fabrício Alves Ferreira
Graduado em Biologia
Equipe Mundo Educação

Publicado por Fabricio Alves Ferreira
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos