Caatinga

O bioma que compreende a caatinga ocupa em média 10% da região nacional, abrangendo os estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, o sul e o leste do Piauí e o norte de Minas Gerais.

A temperatura média anual desse ecossistema, geralmente oscila entre 25 ºC e 29 ºC, sendo o clima semi-árido e o solo raso (não profundo) e pedregoso.

A vegetação da caatinga, típica de áreas secas, apresenta árvores de porte médio e pequeno, com folhas finas ou inexistentes.

A falta de chuva nessa região afeta drasticamente as espécimes vegetais. Evolutivamente pressionadas por fatores climáticos, passaram por adaptações que as capacitaram no armazenamento de água ou desenvolvimento de raízes superficiais para captar o máximo de água proveniente da chuva (plantas xerófitas).

Nesse tipo fisionômico as espécies mais comuns são: a aroeira, o imbuzeiro, a maniçoba, a macambira, o mandacaru, os ipês e o juazeiro.

Com relação à fauna desse ecossistema, podemos caracterizá-la devido a sua limitação e a baixa variabilidade. No entanto com prevalência de algumas espécies, por exemplo: aves (a ararinha-azul, em risco de extinção, o carcará gralha-canção); mamíferos (macaco-prego, tatupeba, veado-catingueiro); répteis (jibóia e cascavel); e anfíbios (sapo-cururu).

Os períodos prolongados de seca interferem significativamente no modo de vida do sertanejo (típico habitante da caatinga), prejudicando a produção agrícola e a pecuária (bases da economia local), devido à aridez e a instabilidade das precipitações.

O aspecto seco do ecossistema Caatinga.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro
A herbivoria é uma relação interespecífica prejudicial às plantas
Herbivoria
Saiba mais sobre a herbivoria, relação ecológica interespecífica que é boa para o animal, mas prejudicial às plantas.
Abelhas – Exemplo de animais sociais
Insetos Sociais
As abelhas são exemplos de insetos sociais. Você sabe por que eles são chamados assim? Clique aqui e descubra!
O fogo, desde que bem manejado, pode ser benéfico ao cerrado
Fogo no Cerrado
Descubra o principal causador de queimadas no Cerrado.
Os cemitérios são fontes potenciais de contaminação
Poluição causada por cemitérios
Você sabe qual o tipo de poluição causada por cemitérios? Conheça aqui!
Os animais peçonhentos utilizam um órgão de seu corpo para inocularem o veneno em suas vítimas
Animais peçonhentos
Clique aqui e conheça mais sobre os animais peçonhentos e qual a diferença entre peçonhentos e venenosos.
Mata Atlântica
Saiba mais sobre a Mata Atlântica. Entenda a fauna e a flora desse bioma. Conheça os impactos ambientais causados na Mata Atlântica.
O aumento na temperatura média do planeta pode desencadear longos períodos de estiagem no futuro.
Mudanças climáticas
Amplie seus conhecimentos sobre mudanças climáticas conhecendo melhor o que é esse fenômeno, bem como suas principais causas e consequências para o planeta.
Forma independente de mutualismo entre diferentes espécies.
Protocooperação
Forma independente de mutualismo entre diferentes espécies.
Micorriza: associação entre fungos e raízes de vegetais superiores.
Micorrizas
Saiba mais sobre esta associação entre fungos e raízes de plantas superiores.
Pantanal
Clique e veja as características da região do Pantanal, como seu clima, relevo, vegetação e hidrografia. Confira também os impactos ambientais na região pantaneira.
Campanha de reciclagem de óleo de cozinha de Porto Seguro - BA
Dicas práticas de como melhorar o meio ambiente
Pequenas ações, grandes mudanças: ajude o meio ambiente.
Hora do Planeta 2020
A Hora do Planeta é um movimento conhecido mundialmente que ocorrerá no dia 28 de março. Aproveite nosso texto para conhecer essa ação e seu objetivo.
Os biociclos abrangem os ecossistemas terrestres e aquáticos
Os biociclos da Terra
Conheça mais sobre os biociclos que classificam todos os ecossistemas terrestres.